sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Guia Completo Kid Chameleon (Mega Drive)


Quando comecei com essa nova série no Shugames, os Guias Completos, eu não tinha ainda a noção de que eles iriam substituir os Retronados, Retronados de Bolso ou os Guias Práticos. Aliás, substituir não, iria é juntar todos eles num único post sobre algum jogo, de algum sistema. Quando comecei a rascunhar a idéia, o primeiro jogo que me surgiu para escrever foi justamente Kid Chameleon. Um jogo grande, cheio de caminhos aleatórios e adjacentes, cheios de fases intrincadas, personagens lendários e uma variedade tão grande que poucos jogos conseguiram isso até hoje.

Bom, hoje, após dois Guias Completos postados, resolvi que seria a hora de Kid Chameleon aparecer por aqui, não apenas com um Guia Completo, mas como um post definitivo sobre essa grandiosa obra da Sega, nos seus mais áureos tempos de criatividade. Esse post pretende reunir TODAS as informações sobre fases, sobre caminhos alternativos, sobre inimigos, sobre as várias transformações do herói principal, sobre os piores e mais difíceis trechos, onde achar vidas, moedas de continues, melhores rotas e etc. Foi um período de muita pesquisa, muito trabalho, muitas horas, mas, assim como Desert Strike e Beyond Oasis, eu acho que valeu a pena.

O resultado, vocês verão agora. Com vocês, o Guia Completo Kid Chameleon!


A História do Jogo
Kid Chameleon foi lançado dia 28 de Maio de 1992, exclusivamente para o Mega Drive. Fruto das mentes criativas por trás do Sega Technical Institute (STI), o jogo funciona como um game comum de plataforma, onde controlamos um garoto capaz de mudar de forma quando encontra capacetes (ou máscaras - no Guia vou tratar como capacetes) diferentes. Cada capacete concede uma forma diferente, com diferentes habilidades de ataque e locomoção. Como missão, ele deve invadir o novo arcade da cidade e salvar seus amigos que foram sugados pra dentro da máquina.

Focado na variedade de cenários e de personagens, podemos dizer, mesmo nos dias atuais, que Kid Chameleon é um monstro! Na própria capa do jogo estava escrito: 100 Fases, 1850 Telas! Isso era inconcebível na cabeça da maioria dos jogadores da época, como ainda é até hoje! No total, são 100 fases, além do chefe final, provando que o STI conseguiu realmente enfiar uma cacetada de fases num cartuchinho do Mega Drive com maestria! Com programadores talentosos como Mark Cerny, que um dia iria se tornar astro de grandes produtoras japonesas como a Sony, por exemplo, não é à toa que o STI, que ainda fez Comix Zone e atuou incisivamente em Sonic 2, era um dos estúdios mais queridos da Sega naquela época.

Como começar?

Enfim, deixando de lado um pouco a história do jogo e partindo pro Guia em si, a primeira pergunta que me fiz foi a seguinte: como começar a escrever um guia de um jogo tão vasto como Kid Chameleon? Muitas fases do jogo levam à outras fases, que por si levam à mais outras e à mais outras ainda! O jogo é uma enxurrada de informações que podem mais confundir o jogador desatento do que ajudá-lo! De fato, muitas telas do game podem ser simplesmente puladas ao se usar os famosos teleportes espalhados por algumas fases. Alguns até levam ao fim do jogo em questão de minutos (mais sobre isso abaixo), mas não é a questão aqui.

Depois de estudar algumas possibilidades, resolvi pelo trivial: fase a fase, mostrar as inúmeras bifurcações, alertar pelas fases mais perigosas, atentar para itens importantes como vidas e certos capacetes e informar a melhor estratégia para as piores partes! Então, resumidamente, este Guia Completo abordará:

• absolutamente todas as fases do jogo;
• localização das vidas e moedas de continue que valerem a pena serem coletadas;
• indicação da melhor rota, quais fases evitar e quais são as mais difíceis;
• uso de cada capacete, dependendo da fase;
• informação sobre os Speed Bonus de cada etapa, caso você esteja buscando uma alta pontuação;

Entre todas as fases de Kid Chameleon, existem 4 etapas que vão precisar da sua atenção mais do que as outras. São elas: Bloody Swamp, Ice God's Vengeance,  Alien Isle e The Final Marathon. Das 4, apenas uma pode ser evitada usando os artifícios dos teleportes do jogo, a temida Bloody Swamp. Todas as outras três vão precisar ser vencidas, pois fazem parte da rota obrigatória do jogo, não podendo ser puladas por meios normais (teleportes).

Mas, fiquem tranquilos, pois vou explicar as melhores formas, melhores capacetes e caminhos para seguir por elas. Além disso, o Guia Completo estará repleto de indicações de lugares secretos, onde estão as vidas e moedas de continue mais fáceis de serem achadas e para onde cada teleporte te levará.

Mas, antes disso, vamos à já tradicional explicação detalhe por detalhe das minúscias de Kid Chameleon!


O Controle

Controlar Kid Chameleon é uma tarefa simples e prática. Você pode inclusive definir se um segundo jogador usará o mesmo controle do Player 1 ou um controle extra. Existem diversas configurações de controles nas opções do jogo, mas, no padrão temos o seguinte:

Direcional: move o personagem para os lados e agacha. Agachar também permite deslocar a tela para ver o que há mais embaixo;
Botão A: segure para o personagem correr;
Botão B: pulo;
Botão C: especial;
Ataque Especial - Botão A + START;




O Speed Button
Você pode optar por duas configurações do botão de corrida:
Normal Action - aperte para correr;
Fast Action - seu personagem vai correr automaticamente, então aperte o botão para ele apenas andar;
Geralmente eu opto pela configuração 5, onde o botão A é o especial, o B corre e o C pula.


Os Itens

Como todo bom jogo de plataforma, Kid Chameleon é também recheado de itens, alguns já bem conhecidos, outros um pouco diferentes, mas que não custa dar uma breve explicação sobre cada um deles. Vale dizer que todos os itens caem assim que o Prize Block (ou P-Block) é quebrado. Vamos à eles:




Os Bônus

Kid Chameleon possui uma contagem de pontos que é revelada ao final de cada fase. À cada 50 mil pontos, uma vida extra é dada ao jogador. A pontuação no jogo é algo levada a sério e existem até algumas "modalidades" que garantem uma pontuação extra ao jogador, caso as cumpra. No entanto, destruir inimigos não garante ponto algum, então, se estiver procurando uma pontuação máxima, evite-os à todo custo. Em contraparte, alguns P-Blocks podem dar a quantia de 10 mil pontos em algumas fases. Vamos às regras:

Speed Bonus - algumas fases tem um limite de tempo pré-definido, ou seja, se você chegar antes desse limite, ganha 10 mil pontos pelo feito;
Path Bonus - o Path Bonus é uma bonificação ainda meio confusa para quem joga Kid Chameleon. Algumas fases guardam a bandeira final em lugares extremamente escondidos e complicados de serem encontrados e é aí que esse bônus entra. Outra fases dão esse bônus pelo jogador ter usado teleporte e conquistado a bandeira em lugares o mais longe possível. A maioria desses bônus garantem 10 mil pontos, mas existem alguns que dão desde 25 mil até 50 mil pontos! De fato, é uma pontuação difícil de conseguir, mas eu vou listar onde e em quais fases isso é possível durante o detonado;
"No Hit" Bonus - simplesmente atravessar a fase sem levar dano algum, embolsando 5 mil pontos pelo feito;
"No Prize" Bonus - não coletar nenhum item na fase. Você pode até quebrar algum Prize Block, mas não deve coletar seu item. Também garante 5 mil pontos;
Time Bonus - cada minuto restante do seu tempo vale mil pontos. Cada segundo, 10 pontos;

À nível de curiosidade, o usuário Kitchengun, segundo a Wiki do Kid Chameleon (que é de onde esse Guia Completo retirou a maior parte das informações), detém o recorde mundial de pontuação no jogo, com simplesmente 1.814.291 pontos!


Os Blocos

Os blocos em Kid Chameleon são parte importante do gameplay. Assim como em jogos do Alex Kidd, a enorme maioria deles pode ser quebrada, mas, como eles estão dispostos em vários tipos diferentes, conhecer o funcionamento de cada um pode adiantar seu lado na hora de encarar alguma etapa ou fase mais difícil:




Os Personagens

São 10 personagens no total, sendo Kid o garoto com quem começamos e mais 9 capacetes disponíveis. Cada personagem ainda possui alguns comandos diferentes. Kid, por exemplo, pode escalar quinas de plataformas ao se apertar o botão de pulo nelas, ajudando bastante a escalar lugares mais altos. Diferente dos outros, Kid também vem com apenas dois pontos de vida. Cada um dos capacetes, como eu já mencionei, dá novas habilidades de locomoção e ataques ao herói principal. Vamos à eles!

Kid Chameleon
Energia: 2
Ataques Especiais
• Circle of Doom (20 diamantes) - um escudo envolve o personagem, protegendo e atacando quem se aproximar;
• Diamond Snake (50 diamantes) - uma serpente de diamantes persegue os inimigos na tela por um período de tempo;
Descrição: personagem base do jogo, começamos no controle dele. Kid é um personagem ágil, pode subir em cantos com a ajuda do botão de pulo (ele dá uma cambalhota nas quinas), mas é frágil com seus dois míseros pontos de vida. Ataca somente pulando nos inimigos.

Red Stealth
Energia: 3
Ataques Especiais
• Samurai Haze (20 diamantes) - faz os inimigos ficarem lentos;
• Diamond Snake (50 diamantes) - uma serpente de diamantes dilacera os inimigos;
Descrição: também conhecido como "ninjinha, samurai, vermelhinho". É um samurai dotado de dois principais movimentos: sua enorme espada para ataques diretos e seu enorme salto. Red ainda pode atacar para baixo quando pula, acertando desde inimigos até quebrando blocos no processo. É o personagem mais ágil do jogo, seu único contra é escorregar em ladeiras, não parando em pé por nada!

Berzerker
Energia: 3
Ataques Especiais
• Invencibilidade (20 diamantes) - dura 10 segundos e Berzerker fica invencível;
• Diamond Wall (50 diamantes) - uma barreira vertical de diamantes varre a tela de lado a lado, matando tudo que encontrar;
Descrição: o "rinoceronte" do jogo, Berzerker é o único que consegue destruir paredes no jogo. Seu ataque principal é o Charge Attack, que consiste em correr com ele e sair furando tudo pelo caminho. O Charge Attack pode destruir dois blocos de pedra que estiverem pela frente, pode afastar blocos de metal e ainda destruir blocos mais baixos ao se agachar enquanto corre. Cuidado apenas com os Prize Blocks: eles são destruídos de uma vez pelo Charge Attack, não podendo coletar seu conteúdo. Ele ainda consegue correr pelos blocos atiradores sem levar dano! Com todas essas qualidades, Berzerker é um dos personagens mais versáteis para se abrir caminho no jogo.

Iron Knight
Energia: 5
Ataques Especiais
• Diamond Ring (20 diamantes) - forma um anel protetor no personagem;
• Extra Hit Point (50 diamantes) - ganha mais um ponto de vida, ficando com 6. Esse valor é incluído também em qualquer outro capacete ou até mesmo no Kid e permanece até você morrer no jogo!
Descrição: Iron Knight é o personagem com o maior número de pontos de vida do game e que ainda pode aumentar esse número, inclusive beneficiando os outros personagens. Além disso, é o único personagem, fora o Micromax, que pode escalar paredes, desde que fique parado antes de começar a escalada. O cavaleiro de ferro ainda pode pisar em blocos e quebrá-los, revelando seus itens, caso seja um Prize Block ou reduzindo-o à pó, revelando passagens e caminhos alternativos. Só fique esperto com o seguinte: o cavaleiro não vai parar de cair até encontrar algum bloco sólido pelo caminho...

Maniaxe
Energia: 3
Ataques Especiais
• Diamond Ring (20 diamantes) - mesma habilidade do Iron Knight;
• Extra Life (50 diamantes) - garante uma vida extra, de longe a melhor habilidade do jogo, seguida pelo Extra Hit Point do Iron Knight;
Descrição: dotado de uma máscara de hokey e machados arremessáveis, o personagem mais conhecido como "Jason", é um dos mais bacanas e fáceis de se controlar no jogo. Seus ataques à longa distância são excelentes contra a maioria dos inimigos e chefes, além da sua habilidade de ganhar vidas novas com apenas 50 diamantes! Assim como Red Stealth, Maniaxe não consegue subir rampas.

Juggernaut
Energia: 3
Ataques Especiais
• 5 Way Shot (5 diamantes) - os cinco diamantes ficam rebatendo na tela e acertando tudo que estiver ao alcance. É uma boa habilidade, apesar de ser bastante aleatória;
Descrição: o "tancão caveira" é o personagem exclusivamente voltado para o ataque massivo aos inimigos, tanto que ele aparece em poucos momentos no jogo. Sua locomoção é exclusivamente horizontal, podendo inclusive entrar em fendas facilmente. Agora, se surgir uma rampa no seu caminho, pode desistir. Uma particularidade dele é poder se abaixar dentro do tanque, evitando ataques e entrando em espaços apertados facilmente. Mas, estando desse modo, ele fica impedido de quebrar os Prize Blocks.

Micromax
Energia: 3
Ataques Especiais
• Minisnake (20 diamantes) - uma pequena serpente de diamantes persegue e ataca os inimigos;
• Swift Minisnake (50 diamantes) - a mesma serpente, só que mais rápida;
Descrição: o próprio nome já entrega, Micromax é uma versão mosca de Kid. Em estado diminuto, você pode entrar em lugares pequenos e escalar paredes facilmente. Em contraparte, ele é lento, seus saltos são pequenos e ele não tem nenhuma forma de ataque à não ser pular nos inimigos. Além disso, se estiver em um espaço apertado e por acaso perder o Micromax, ao retornar para a forma do Kid você morre instantâneamente.

Eyeclops
Energia: 3
Ataques Especiais
• Death Ray (2 diamantes) - Eyeclops solta um raio branco que atinge os inimigos;
Descrição: a maior habilidade do Eyeclops é revelar blocos escondidos no cenário. Por esse mesmo motivo, sua principal utilização fica restrita à algumas fases apenas. Seu raio verde revela desde Prize Blocks até blocos de ferro, pontes, etc. Se algum inimigo estiver andando onde os blocos forem revelados, ele é morto instantâneamente. Fora isso, seu único ataque é pisar nos inimigos, sendo um personagem de uso bastante restrito. Curiosidade: o personagem era chamado de Vision Kid pelo time de produção antes de ganhar o nome de Eyeclops.

Skycutter
Energia: 3
Ataques Especiais
• Invulnerability (20 diamantes) - Skycutter fica invencível por alguns segundos, o que ajuda bastante;
• Diamond Snake (50 diamantes) - uma serpente que segue e ataca os inimigos, similar aos outros especiais dos outros personagens;
Descrição: Skycutter é um personagem desenhado para ser rápido e ágil. Ele usa um skate especial que inverte a gravidade, dando poderes ao pequeno garoto de, inclusive, voar no teto das fases desde que haja blocos para isso. Por sua natureza rápida, ele é praticamente incontrolável, restando apenas saltar os obstáculos pelo caminho. É um personagem designado para fases específicas, geralmente que não tem um padrão vertical.

Cyclone
Energia: 3
Ataques Especiais
• Diamond Rain (20 diamantes) - literalmente uma chuva de diamantes que vão acertando aleatoriamente os inimigos;
• Diamond Seeking Rain (50 diamantes) - a mesma chuva, só que agora os diamantes perseguem os inimigos;
Descrição: Cyclone (ou "tornadinho", como alguns chamam), é um dos melhores personagens do jogo pelo simples fato de poder VOAR pra qualquer parte do cenário, bastando apertar o botão especial para isso. Essa livre locomoção tem seus contras, como esbarrar em inimigos, não ter nenhuma opção de ataque além de pular sobre os inimigos ou perder o capacete e cair em buracos, mas suas vantagens superam as de qualquer outro personagem. Salvo em fases apertadas, Cyclone se vira muito bem na maior parte do jogo, sendo um personagem coringa em Kid Chameleon.


Extras
Dois extras interessantes que servem como curiosidades em Kid Chameleon: o bug dos 100 mil pontos e o teleporte pro último chefe já na segunda fase! Ambos podem ser conseguidos mediante algumas regras, as quais vou explicar logo abaixo.

100K Trip
Essa dica serve pra você pular 26 fases de uma vez só, além de receber uma tela completamente zuada! No entanto, algumas regras complicadas devem ser seguidas:
1 - você precisa ganhar o Speed Bonus (abaixo de 20 segundos), No Prize e No Hit em Blue Lake Woods 1, recebendo assim 22.400 pontos;
2 - você precisa ganhar o Speed Bonus (abaixo de 22 segundos), No Prize e No Hit em Blue Lake Woods 2, recebendo 22.380 pontos;
3 - consiga o Speed Bonus (abaixo de 60 segundos) e o No Hit em Highwater Pass 1. Isso lhe garantirá mais 17 mil pontos. No Prize é impossível, pois você precisa do Berzerker no início da fase;
4 - Se você por acaso perder os bônus de No Hit, ainda dá pra conseguir 60 mil pontos coletando os dois relógios em Highwater Pass 1, além do Speed Bonus dessa fase;
5 - Pegar o teleporte em Highwater Pass 2;
6 - Pegar o Cyclone no Elsewhere 1;
7 - Usar o Cyclone pra pegar os Prize Blocks de 10 mil pontos no local escondido em Under Skull Mountain 1;

Assim que pegar a última caixa de pontos com o Cyclone, a tela vai piscar e ficar toda colorida e você será transportado para Woods of Despair 1.

Last Boss Warp
Existe um teleporte escondido num Prize Block no final de Blue Lake Woods 2. Suba no último Prize Block e aperte BAIXO, DIREITA, PULO e ESPECIAL juntos. Se fizer certo (é bem difícil acertar), você será transportado pro último chefe instantâneamente!

Explicados os pormenores do jogo, é hora de encarar o detonado em si. Como o game reserva muitas fases adjacentes e até fases extras, caminhos alternativos e atalhos, vou fazer uma a uma e detalhando-as em separado, mostrando saídas alternativas e explicando uma a uma.


As fases de Kid Chameleon

Cada fase em Kid Chameleon é dividida em grupos específicos, ou seja, são temáticas. Cada tema se repete, com suas próprias características, sempre buscando ser mais difícil, desde incluindo novos obstáculos e inimigos. Para diferenciar e ajudar a pesquisa no Guia, resolvi diferenciar cada grupo de fases por cores diferentes. Então, você vai poder reconhecer, por exemplo, que a Bloody Swamp faz parte do grupo de fases com o tema de pântano, enquanto a High Water Pass I faz parte das fases baseadas em montanhas.






Blue Lake Woods I
Te leva para: Blue Lake Woods II
Itens Importantes: 1 Vida, 3 Iron Knight
Speed Bonus - 20 segundos




Começamos a aventura em Blue Lake Woods I, uma fase numa floresta com um lago bem bonito de fundo. De início, acostume-se com os controles de Kid, escale blocos e pegue tudo nesse início de jogo. O dragãozinho é seu primeiro inimigo ali e o capacete do Iron Knight te espera mais adiante. A vida da fase está nos blocos mais altos, tome cuidado para não destruir o chão com o Iron Knight antes de destruir seu P-Block logo acima.


Blue Lake Woods II
Pode te levar para: Highwater Pass I, Plethora (via Last Boss Warp)
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda e 5 Red Stealth
Speed Bonus - 22 Segundos (under 125 se usar o warp para Plethora) e Path Bonus - 25.000 (apenas se usar o warp para Plethora)


A segunda parte da floresta do lago azul esconde dois caminhos: um por cima, usando os blocos atiradores logo acima dos P-Blocks iniciais, ou descendo pelo poço, indo pelo subterrâneo. Por baixo você garante, além de uma vida extra e mais diamantes, um relógio também. Ao chegar no final, apenas fique sobre o teleporte para ser transportado para a parte superior, logo após a barreira do início da fase.

Um pouco mais adiante, há uma vida num Prize Block escondido e uma moeda em outro, também escondido, mais adiante. No fim da fase há o warp escondido sobre o último Prize Block, sobre a bandeira, que te leva ao último chefe do jogo (ver a seção Extras, Last Boss Warp, mais acima).




High Water Pass I
Te leva para: Highwater Pass II
Itens Importantes: 1 Moeda, 5 Bezerker e 3 Iron Knight
Speed Bonus - 60 segundos



Essa fase marca a estréia do Berzerker já no início. Use seu Charge Attack (apenas corra com ele) e destrua a parede para prosseguir. Depois de subir nos blocos de borracha, no espaço onde o tanque anda, existem dois Prize Blocks escondidos no alto, um de cada lado: em um deles há um relógio e, no outro, a moeda. Mais adiante, pegue o Iron Knight para subir pela parede (aperte o botão do especial estando junto dela para que ele comece a subir).

Depois do segundo lance dos blocos de borracha, siga ativando os blocos atiradores até achar outro Prize Block com mais um Iron Knight. Fica a seu critério usá-lo ou não, já que o Berzerker consegue subir numa boa por aquelas plataformas ali. De qualquer forma, pegue devolta o Berzerker no Prize Block acima e siga pela direita. Destrua os blocos de gelo com seu Charge Attack e entre na sala secreta para pegar uma porção de diamantes. Fique esperto pois nessa sala muitos Prize Blocks são invisíveis, obrigando o jogador a bater com a cabeça neles para que apareçam. Saindo dali, suba e siga para a saída da fase.




High Water Pass II
Pode te levar para: Under Skull Mountain I e Elsewhere 1
Itens Importantes: 2 Maniaxe e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 27 segundos



Essa é a primeira fase do jogo com uma bifurcação, levando ao primeiro Elsewhere. Elsewheres são fases adjacentes, paralelas ou entre duas fases no caminho normal do jogo. Geralmente, elas são fases rápidas, com alguns bons itens, mas algumas podem ser difíceis e/ou levar à outras fases mais difíceis. No detonado, vou explicar cada uma delas e pra onde elas te levarão.

No caso da High Water Pass II, a fase em si não tem muita coisa interessante, apenas 2 relógios e uma porção de diamantes, além do Maniaxe e do Red Stealth. Falando nisso, é uma boa idéia, se você já tiver juntado 50 diamantes, fazer uma vidinha com o Maniaxe aqui. O caminho se divide logo após a primeira descida, depois de passar por inimigos plantas que cospem e mãos que sufocam o personagem. Ao descer no cristal abaixo, a melhor rota para o Elsewhere fica à esquerda, enquanto o caminho da direita leva à bandeira.

E qual o melhor caminho?
A minha opinião sobre os dois caminhos é pegar o Elsewhere, pois lá existem, além da moeda do continue, o Cyclone, além dele levar ao mesmo lugar da próxima fase de qualquer jeito. Na rota da esquerda, desvie dos cristais (ou destrua-os) e siga pelo corredor que parece acabar numa parede. Após coletar os Prize Blocks dali, siga pela esquerda até cair num fosso, indo parar em outra sala cheia de Prize Blocks. Depois de pegar tudo, siga para o teleporte no final.



Ao sair do teleporte (que culmina bem na bifurcação), observe outro mais acima, perto dos blocos de escada e da mão esmagadora. Fique sobre ele para ir até o Elsewhere 1.


Opcional: Elsewhere 1
Te leva para: Under Skull Mountain I
Itens Importantes: 1 Moeda, 1 Eyeclops e 1 Cyclone
Speed Bonus: Nenhum

Esse lugar é a chance de conhecer Eyeclops e Cyclone. Antes disso, pegue a moeda no P-Block escondido à esquerda, embaixo do morro. Ambos os capacetes estão na coluna horizontal de P-Blocks, no alto da fase. Para chegar lá, use os blocos de borracha para saltar entre as plataformas de blocos fantasmas e acerte os P-Blocks. O Eyeclops está mais à direita e o Cyclone, mais à esquerda. Aqui cabe uma nota: estando ou não tentando fazer o Extra do 100k Trip, se você quiser pegar os P-Blocks com os 10 mil pontos em Under Skull Mountain I, é preciso manter o Cyclone como personagem. De qualquer forma, depois de escolher seu capacete (Eyeclops ou Cyclone), siga pela fase, use o bloco elevador e saia do Elsewhere.




Under Skull Mountain I
Pode te levar para: Under Skull Mountain II e Woods of Despair (via truque do 100k Trip)
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda e 8 Maniaxe
Speed Bonus - 19 segundos

O capacete que você entrar na fase vai ditar as regras dos itens a serem coletados aqui. Apesar disso, é uma boa idéia explorar o lado superior direito da fase antes de descer, pois ali encontram-se vários diamantes, além de um relógio. Descendo, existem alguns blocos escondidos no caminho, inclusive um que guarda 10 diamantes. Depois da primeira rampa, salte para o outro lado e pegue a moeda no bloco escondido no canto superior direito.



Descendo a segunda rampa, no P-Block onde goteja a gosma verde, há uma vida. Da terceira rampa, se estiver com o Cyclone, voe pela direita para entrar na passagem do alto e faturar os P-Blocks com 10 mil pontos cada. Se estiver seguindo as regras do truque dos 100k Trip, nessa hora vai acontecer a "mágica".

Continuando ladeira abaixo, não siga ainda pela rampa: na lateral direita há um buraco escondido que te leva pra uma sala com diversos P-Blocks, um teleporte e um dragão. Na parte central do teto, há um P-Block escondido com 10 diamantes. Use o teleporte para sugir um pouco mais abaixo, pule nos blocos cogumelo e pegue outra vida no P-Block preso no teto.

Ao cair, atrás da bandeira há outra passagem que te leva abaixo do lago de lava, com mais alguns P-Blocks e outro teleporte que leva automaticamente pra fase seguinte. Só use esse caminho se não estiver almejando uma pontuação alta, pois isso anula o Speed Bonus da fase.




Under Skull Mountain II
Pode te levar para: Under Skull Mountain III e Elsewhere 2
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Juggernaut e 1 Micromax
Speed Bonus - 26 segundos


A primeira coisa a ser dita é: se você deseja seguir pelo Elsewhere 2, terá que descer as escadas, portanto, não pegue o Juggernaut no P-Blocks do início. Ou quebre os blocos e pegue ele em seguida. Na minha opinião, ambas as escolhas são razoáveis, nos dois caminhos você consegue uma única vida, sendo que pelo caminho normal, a vida está num lugar bem mais difícil de se pegar.



Seguindo com o tanque, vá até o final da área de cima e use a ponte de blocos fantasmas para atravessar a parede em frente. Ali existem alguns P-Blocks com diamantes e relógio. Antes de cair, desfaça-se do Juggernaut (leve dano em algum inimigo) e caia por ali. Se estiver com Cyclone basta cair no vão marcado. Ao saltar, dois P-Blocks surgem, com um Micromax e mais um relógio.



À frente, note a fenda entre o bloco de pedra e o bloco de metal, logo após a ponte de blocos transparentes: use o tamanho diminuto do Micromax e entre por ali (você pode entrar também com o Juggernaut, mas ele é mais difícil de se manobrar aqui). Siga em frente e verá uma porção de blocos de pedra e P-Blocks, mas cuidado: o chão é falso próximo dali e te leva diretamente para a bandeira. Circulei o local onde dá pra cair, então, pule do outro lado e pegue a vida no P-Blocks do alto. Nos dois P-Blocks sobre a fenda estão dois relógios. Descendo, você cairá em frente à bandeira da fase.




Opcional: Elsewhere 2
Te leva para: Under Skull Mountain III
Itens Importantes: 1 Vida
Speed Bonus: Nenhum

Se você optou por seguir pelo Elsewhere 2, apenas use os blocos escada e os blocos de borracha para subir. No canto superior esquerdo, há um P-Block secreto com a vida e... só. Siga para o teleporte de saída. Essa fase sem o Cyclone é meio complicada de se passar.




Under Skull Mountain III
Te leva para: Isle of the Lion Lord
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 3 Berzerker, 3 Maniaxe e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 91 segundos


Uma fase longa, cansativa e sem nenhum atrativo. Essa é a Under Skull Mountain III. De cara, se você chegou até aqui usando o Elsewhere 2 e mantendo o capacete do Cyclone, terminar a Under Skull Mountain III e chegar na Isle of Lion Lord com ele aumenta bastante suas chances de conseguir pegar o teleporte lá para Elsewhere 8, já que o mesmo está em um lugar de difícil acesso (ver mais adiante). Caso contrário, usar o Maniaxe facilmente conseguido aqui pode lhe garantir algumas vidas extras com os cristais.

De qualquer forma, se não estiver com o Cyclone, se prepare para muitos saltos em plataformas móveis sobre um rio de lava. Alguns saltos são mais complicados que outros, mas, no geral, tanto Maniaxe quanto Berzerker e o Red Stealth (os capacetes do Red Stealth estão no teto do primeiro lance de plataformas flutuantes) dão conta do recado. No final, passe pela parede para pegar a vida e a moeda de continue no final (cuidado pra não cair).




Isle of Lion Lord
Pode te levar para: Hills of the Warrior I e Elsewhere 8
Itens Importantes: 4 Iron Knight, 1 Maniaxe e 4 Red Stealth
Speed Bonus - 17 segundos




A primeira fase praiana de Kid Chameleon já revela um dos inimigos mais pentelhos dos jogo: o leão. Esse cara, além de grande e com uma resistência absurda, ainda lança uma esfera de energia de seu cajado que fica voando no cenário aleatoriamente, tentando te acertar. Ela pode ser destruída com espadadas ou saltando corretamente sobre a mesma, mas não deixa de ser pentelha!

Sobre a fase em si: se chegou com o Cyclone aqui, meus parabéns! Só tome cuidado de não perdê-lo pros leões. O teleporte pro Elsewhere 8 está um pouco acima e à esquerda da bandeira, inteiramente invisível. É preciso bater embaixo dele para que ele apareça. Isso também é possível com Red Stealth, desde que você consiga manejar muito bem seu salto. Já com o Cyclone é infinitamente mais simples.



De qualquer forma, a fase em si é simples e não guarda nenhuma vidinha extra. Dá inclusive para terminá-la pegando o Red Stealth ali no início e, com um pouco de prática, saltar na plataforma onde está a bandeira, logo acima.


Opcional: Elsewhere 8
Te leva para: Pyramids of Peril
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 2 Cyclone e 3 Micromax
Speed Bonus - Nenhum

Esse Elsewhere corta nada menos do que 16 fases do jogo de uma vez! Como quase todo Elsewhere, é uma fase curta, dessa vez na vertical, onde o uso do Cyclone ou do Micromax é primordial. Vale dizer também que aqui existem uma vida e uma moeda de continue, ambas estão logo acima do teleporte de saída, bastando saltar para pegá-las.



Como o detonado pretende mostrar todas fases, não vou pular aqui as 16 fases seguintes, portanto, se usar o Elsewhere, vá direto para Pyramids of Peril ou continue para ver as outras a seguir.


Hills of the Warrior I
Te leva para: Hills of the Warrior II
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 1 Maniaxe, 4 Red Stealth e 1 Skycutter
Speed Bonus - 54 segundos




Essa é a primeira fase running do jogo. O que isso significa? CORRA! CORRA MUITO! A fase começa e você já nota uma parede cheia de brocas atrás de você, isso é um indicativo, mas quando a tela começa a se movimentar sozinha, você se toca de que deve correr pela direita como se não houvesse amanhã, pois a parede de brocas é FATAL!

É meio inútil eu mencionar os itens que você pode pegar aqui, afinal, sua maior preocupação deve ser a parede de brocas que vem logo atrás. Mas existe aqui uma vida e uma moeda de continue, ambas em locais de difícil acesso (a moeda nem tanto). A vida fica em um bloco invisível na entrada da caverna (após uma seção de blocos atiradores - ali também tem um P-Block com um capacete do Skycutter) e a moeda, sobre o último bloco cogumelo, ainda no comecinho da fase.




Hills of the Warrior II
Pode te levar para: Windy City e Elsewhere 3
Itens Importantes: 4 Vidas, 2 Moedas, 5 Bezerker, 1 Juggernaut e 3 Maniaxe
Speed Bonus - 37 segundos




Três capacetes iniciais ditam as regras de como passar por Hills of the Warrior II: usando o Maniaxe, pelo centro da fase, descendo o machado nos dragões do caminho, usando o Berzerker e quebrando paredes pela parte mais baixa ou subindo e pegando o Juggernaut e indo por cima, soltando crânios pra todo lado enquanto tenta se manter vivo. O teleporte para o Elsewhere 3 fica próximo à três blocos elevadores juntos, isolado no ar.



Ainda nesta fase, existem 4 vidas e duas moedas, sendo que uma delas é extremamente complicada de se pegar. Na verdade, as imagens que selecionei já mostram onde estão os itens, mas para pegar essa segunda moeda, é preciso usar os dragões voadores, ou então não há meios de se alcançar o bloco de pedra disfarçado de Prize Block: ele fica justamente na última caverna antes da bandeira, na coluna de blocos da esquerda, no bloco um nível abaixo de onde estão os blocos cogumelos.



Por vias normais, apenas personagens de pulo alto ou o Micromax conseguiriam bater a cabeça naquele bloco. De outra forma, apenas usandos inimigos num lance de sorte elevado para conseguir o feito. De qualquer jeito, pegue os itens que puder e vamos seguir em frente.


Opcional: Elsewhere 3
Te leva para: Windy City
Itens Importantes: 1 Vida e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum



Esse Elsewhere é um dos mais simples e mais inúteis também. Só pegue o atalho para esse lugar se estiver realmente com pressa, pois os itens da parte final da fase Hills of the Warriors II valem muito mais à pena. Ou então se você gosta muito do Red Stealth...



Windy City
Te leva para: Sinister Sewers
Itens Importantes: 2 Maniaxe e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 23 segundos



A fase começa num local apertado, onde você precisa pensar rápido e acertar os blocos escada logo acima pra poder escapar dos tiros do tanque que vem em sua direção. Fora isso, existem duas rotas a serem tomadas: por cima, você encontra o primeiro Maniaxe, além de um relógio e muitos diamantes. Por baixo é mais curto, você vai alcançar a entrada dos esgotos mais facilmente.



Já nos esgotos, o caminho é uma reta pela esquerda até a bandeira final, mas existem alguns obstáculos como as brocas e alguns inimigos e blocos atiradores. No final, vá direto pra bandeira, pois atrás dela há uma parede de brocas te esperando.



Sinister Sewers
Te leva para: The Crystal Crags I
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 4 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 28 segundos



Sinister Sewers é realmente... sinistro. Sua principal preocupação será não cair nos abismos, já que a fase se passa num câmara de esgoto com várias plataformas para saltar. Algumas são simples blocos transparentes que podem te tirar uma vida, outras são elevadores disfarçados que ou te derrubam ou prensam no teto da fase. Se quiser facilitar sua vida, logo no início, pegue o Micromax no Prize Block escondido do lado esquerdo dos outros e siga por cima, saltando nas plataformas sem medo de errar.



No final, caia pela direita e pegue a vida numa coluna de 3 P-Blocks (a vida está no mais alto). Na plataforma logo acima de onde pegou a vida, um Prize Block escondido guarda a moeda de continue, mas será preciso pegar o Red Stealth se quiser alcançá-lo, pois com o Micromax é bem difícil. A saída da fase está logo abaixo dali, na bandeira, caindo pela direita.




The Crystal Crags I
Pode te levar para: The Crystal Crags II e Elsewhere 4
Itens Importantes: 1 Vida, 3 Bezerker, 1 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 35 segundos




Essa fase marca a primeira aparição de um cenário congelado, ambientado na neve. Isso por si só já pode assustar os jogadores acostumados com esse tipo de fase em jogos de plataforma. Na verdade, além das plataformas escorregadias tradicionais nessas etapas, The Crystal Crags I ainda esconde alguns pormenores que podem te tirar do sério.

Primeiro, ela é uma fase que muda em determinado momento: começa com um sol poente e, quando anoitece, uma chuva de gelo cai no cenário, te obrigando muitas vezes à encarar o caminho subterrâneo pra evitar levar dano. Já no início, quando escalar a montanha, o primeiro Prize Block esconde a única vida da fase. Após isso, existem duas opções de caminho: por cima, encarando a chuva de gelo ou pelo subterrâneo. Já adianto que o caminho correto é por baixo, já que o teleporte no final da parte mais alta apenas reseta a fase, te obrigando a passar por ela denovo.



Indo por baixo, ao chegar em uma bifurcação, ambos os caminhos vão precisar do charge attack do Berzerker pra abrir a parede. O capacete dele está em um bloco escondido, como mostra a imagem. Por cima vai dar na bandeira, e por baixo te leva ao teleporte (Elsewhere 4).




Opcional: Elsewhere 4
Te leva para: The Crystal Crags II
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda e 1 Iron Knight
Speed Bonus - Nenhum

O único motivo para entrar na Elsewhere 4 é pra coletar a moeda de continue que existe na fase, além da vida. Afinal, a The Crystal Crags I só tem uma mísera vida pra ser coletada, nada mais justo que aproveitar o Elsewhere para pegar mais uma vida e uma moeda. Ambos os itens estão logo no início: através de um prático bloco elevador escondido bem acima do personagem, quando a fase começa, dá pra alcançar o Prize Block com a moeda. A vida está mais acima, só acessível se você entrar na caverna, subir até o topo e saltar pela esquerda, atravessando uma passagem secreta.




The Crystal Crags II
Te leva para: Dragonspike
Itens Importantes: 3 Vidas, 1 Moeda e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 26 segundos




Essa fase é um terror, caso você resolva pegar seus melhores itens (as vidas e o continue). Se desejar apenas passar por ela, mantenha-se na parte mais alta e siga em frente, praticamente sem problema algum com o Red Stealth. Caso deseje as vidas e o continue, prepare-se para suar frio. A parte inferior da fase é um abismo forrado de blocos distantes, blocos de borracha e blocos fantasmas.

Se você descer pela fenda logo no início da fase, cairá numa caverna. No final dessa caverna, à direita, há um penhasco com alguns blocos fantasmas e de borracha. Os melhores itens do lugar estão do outro lado do penhasco, portanto, é preciso que você atravesse tudo pra conseguir pegá-los. Siga correndo pela rampa de blocos fantasmas, passe pelos blocos transparentes e salte no blocos de borracha do outro lado. Logo na sua frente estão 3 blocos: os dois do alto guardam uma vida e a moeda de continue. Mas cuidado: abaixo deles está outra rampa de blocos fantasmas que dá num abismo fatal. Portanto, desça com cuidado e pegue os itens um por um, com calma para não perdê-los.



Seguindo por ali, no final, existem vários blocos de gelo e um dragão logo abaixo. Caia ali e pegue as duas vidas em Prize Blocks escondidos em ambos os lados, como mostra a imagem. Depois de pegar os itens, se prepare pois terá que voltar à superfície e terminar a fase. Chegando no ponto onde pegou a moeda, olhe pra baixo (segure o direcional) para localizar os dois blocos de borracha e salte neles, indo para o alto, à esquerda. Suba novamente e continue pela esquerda, pelas plataformas de blocos fantasmas, até encontrar a saída da caverna. Cuidado ao descer ali, pois o acesso é sobre uma rampa de blocos fantasmas, observe antes de descer. Alcançando ali, suba pelos blocos de borracha e siga até o final da fase por cima.




Dragonspike
Pode te levar para: Stormwalk Mountain e The Pinnacle
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda e 4 Berzerker
Speed Bonus - 30 segundos



Essa é a primeira fase que tem um teleporte que não te leva à um Elsewhere, mas sim, à uma fase adjacente completa. Dragonspike, no geral, é uma fase simples e com múltiplos caminhos. Berzerker será seu principal amigo nessa fase, pois é com ele que se abrem os caminhos. Por cima, o trajeto te leva à bandeira, partindo pra Stormwalk Mountain. Por baixo, além de coletar as duas vidas e a moeda de continue, te permite explorar The Pinnacle e, consequentemente, Hidden Canyon, duas fases extras adjacentes e somente acessíveis por esse teleporte.



Primeiramente, eu não recomendo ir para a bandeira, à não ser que você deseje terminar logo o jogo. Por baixo, siga através da parede da esquerda, há uma vida logo no segundo sulco no chão, saltando ali em linha reta vão surgir 3 Prize Blocks escondidos: a segunda vida está no mais alto. Mais à esquerda há uma câmara cheia de Prize Blocks com diamantes, mais um capacete de Berzerker e um relógio. Seguindo pela direita, após outra parede de blocos de pedra, há uma ponte e o teleporte nela. Acima, o Prize Block guarda a moeda de continue, mas não use o teleporte ainda: salte à direita sem medo e verá que existe uma ponte invisível ali. Vá seguindo e pegue a terceira vida no Prize Block no final. Volte e use o teleporte para ir ao The Pinnacle.




Opcional: The Pinnacle
Te leva para: Hidden Canyon
Itens Importantes: 1 Vida e 9 Red Stealth
Speed Bonus - 28 segundos / Path Bonus - 10,000 pontos

The Pinnacle se resume à uma enorme montanha onde é preciso escalar para poder sair. Mas, logo no início da fase, há um teleporte que corta um bom pedaço dessa primeira escalada, ajudando bastante. Ele fica logo acima do Prize Block que contem o primeiro capacete do Red Stealth. Chegando no topo, siga pela direita até alcançar um teleporte no buraco. Ele te leva ao lado interno da montanha, com mais uma boa porção para explorar.



Após atravessar boa parte da caverna, você vai se deparar com um local fechado, com blocos de pedra no chão e três possíveis caminhos verticais separados por colunas de blocos de metal. O caminho da direita te leva à uma sala com alguns P-Blocks somente com diamantes, mas ele permite voltar à bifurcação no alto, então, logicamente, é o primeiro caminho a ser tomado se quiser juntar alguns diamantes. O caminho do meio e o da esquerda vão te levar à bandeira de saída, mas o do meio te permite alcançar a única vida da fase, mesmo que de uma maneira MUITO difícil. É preciso esperar o dragão voador estar na posição correta para usá-lo como trampolim e cair no espaço onde estão dois Prize Blocks: em um deles está a vida.



Depois, basta descer e concluir a fase.


Opcional: Hidden Canyon
Te leva para: Stormwalk Mountain
Itens Importantes: 1 Vida, 6 Iron Knight, 1 Juggernaut e 5 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Essa fase pode ser resumida como um tremendo buraco enorme. Você começa em um dos lados e precisa chegar do outro lado, mas, no meio, o buraco se revela um lugar cheio de Prize Blocks com diamantes e relógios. É uma boa pedida pra juntar diamantes aqui, além de tempo. Após pegar tudo (inclusive a vida), siga para a saída à direita e pegue o Juggernaut para chegar mais facilmente ao teleporte de saída da fase.





Stormwalk Mountain
Te leva para: Chefe Shishkaboss
Itens Importantes: 1 Vida, 4 Berzerker, 3 Micromax e 2 Red Stealth
Speed Bonus - 28 segundos



A fase é relativamente longa e possui apenas uma vida, sendo esta de difícil acesso (somente com o capacete do Micromax é possível). Minha sugestão aqui é manter o Berzerker e terminar a fase indo por cima na bifurcação, descendo logo após no meio daqueles inimigos que perfuram os blocos. A bandeira está logo abaixo, basta usar o charge attack do Berzerker na parede.




Chefe: Shishkaboss
Te leva para: The Whispering Woods I
Itens Importantes: 2 Iron Knight, 1 Maniaxe e 2 Red Stealth
Speed Bonus - 75 segundos

Esse é o primeiro chefe do jogo. Na verdade, os três chefes presentes em Kid Chameleon (diferente de Plethora) são variações do mesmo inimigo, que são 3 cabeças que atacam de formas variadas. Nesse primeiro embate, as três cabeças estão espetadas uma sobre a outra e ficam voando no cenário, geralmente fazendo um círculo entre os blocos de metal do centro. O objetivo é acertar 20 vezes em cada uma delas, mas, para ajudar, existem alguns Prize Blocks com diversas máscaras nesse local.



Primeiramente, o Maniaxe é o melhor personagem aqui, pois atira de longe os machados, facilitando bastante o trabalho. Se por acaso perdê-lo, ainda pode fazer uso de dois Iron Knights ou ainda dois Red Stealths, que estão em lugares de fácil acesso. Um lembrete: poderes especiais com os diamantes não causam dano no chefe, portanto, guarde-os aqui.


The Whispering Woods I
Pode te levar para: The Whispering Woods II e Elsewhere 5
Itens Importantes: 2 Vidas, 2 Moedas, 1 Maniaxe e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 42 segundos



Eis uma fase livre de bifurcações, à não ser o teleporte próximo à bandeira. Apenas siga o caminho normal, livrando-se dos inimigos e coletando os itens. A primeira vida está logo no final da superfície, num Prize Block escondido no alto, bem no canto. Descendo pelo poço, tome um extremo cuidado de não atingir o bloco atirador do alto. Nos P-Blocks à frente, estão a moeda de continue a segunda vida.



Quando chegar na câmara final da fase, com uma linha de P-Blocks presos no teto, prepare-se para perder a paciência se quiser pegar a outra moeda. Deixei marcado na imagem qual bloco está a moeda, mas é imprescindível que você mantenha o Red Stealth, ou vai ser muito difícil alcançar os blocos. Se optar pelo teleporte, vai seguir para Elsewhere 5 e pela bandeira, diretamente à The Whispering Woods II.




Opcional: Elsewhere 5
Te leva para: The Whispering Woods II
Itens Importantes: 1 Berzerker
Speed Bonus - Nenhum



Esse Elsewhere só serve pra uma coisa: chegar com o Berzerker na The Whispering Woods II e terminá-la em questão de segundos. Aqui não existem vidas, mal existem diamantes e está forrado daqueles inimigos esféricos que ficam quicando nas paredes.


The Whispering Woods II
Te leva para: Devil's Marsh I
Itens Importantes: 1 Berzerker e 8 Iron Knight
Speed Bonus - 84 segundos





Uma fase praticamente oca, sem nenhum atrativo que mereça sua atenção, à não ser toneladas e toneladas de diamantes. O problema aqui é o tempo curto pra poder pegar tudo, já que a maioria dos Prize Blocks estão em lugares altos, que demandam tempo para serem descobertos e destruídos. Caso tenha passado pelo Elsewhere 5, dá pra terminar essa fase em 2 segundos usando o charge attack do Berzerker logo no início e abrindo caminho pra bandeira.


Devil's Marsh I
Pode te levar para: Devil's Marsh II, Elsewhere 6 The Caged Beasts
Itens Importantes: 4 Red Stealth
Speed Bonus - 171 segundos



Essa é a primeira fase com temática de pântano. Aqui existem 3 saídas, algo realmente raro no jogo. A fase começa com uma descida, onde se faz necessário o uso do Red Stealth para conseguir ir quebrando os blocos abaixo e prosseguir descendo. Lá embaixo, o primeiro relógio está no Prize Block enterrado sobre os outros blocos de pedra. Após isso, vem uma subida bastante sacana entre blocos fantasmas: você vai precisar do timming perfeito para conseguir saltar nos blocos mais altos e prosseguir.



Depois de subir, logo no segundo buraco (onde há um inimigo dragão), há um teleporte que te leva ao Elsewhere 6. Continuando a fase, quando chegar em uma segunda bifurcação, você pode optar por subir e, após um trecho de plataforma, outro teleporte vai aparecer. Este teleporte, bem no alto, próximo à uma saída por cima da fase, te leva para uma fase chamada The Caged Beasts, que será explicada mais tarde. Saiba, entretanto, que essa The Caged Beasts te permite voltar ao Elsewhere 6 ou terminá-la normalmente para pular 3 fases no processo. Tudo isso será explicado mais abaixo.



Ainda em Devil's Marsh I, se você seguir pelo caminho abaixo, vai parar em um teleporte que te leva pro outro lado da fase. Desça tudo e siga para a bandeira, indo para Devil's Marsh II. Na minha opinião, esse atalho para The Caged Beasts e seguindo dali para Crab Cove, Elsewhere 7 e Hoverboard Beach, acaba te impedindo de coletar uma boa quantia de vidas e continues nas fases que serão puladas, como na Devil's Marsh II, que possui 5 vidas e duas moedas de continue. Mas, se estiver buscando terminar o jogo o mais rápido possível, sem dúvidas o atalho deve ser tomado.


Opcional: Elsewhere 6
Te leva para: Devil's Marsh II
Itens Importantes: 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum



Esse Elsewhere é um dos mais simples do jogo. Basta seguir subindo com o Red Stealth até achar o teleporte e seguir para a próxima fase. Infelizmente, nem vidas muito menos continues existem na fase.


Opcional: The Caged Beasts
Pode te levar para: Elsewhere 6 e Crab Cove
Itens Importantes: 1 Iron Knight e 8 Red Stealth
Speed Bonus - 15 segundos / Path Bonus - 10.000 pontos

Como o próprio nome sugere, nessa etapa opcional encontramos diversos daqueles leões presos em jaulas feitas de blocos de ferro e de blocos atiradores. Libertar essas feras vai fazer da sua vida um inferno e, como não existem itens relevantes aqui, o negócio é escolher qual rumo seguir e partir direto para lá.



São dois caminhos e ambos são por baixo: caindo logo no primeiro buraco e seguindo pela direita (bandeira) ou pela esquerda, atravessando a parede de blocos atiradores para encontrar um teleporte. Pela bandeira, você vai seguir para Crab Cove, outra etapa adjacente e completamente opcional no jogo. Pelo teleporte, vai retornar ao Elsewhere 6 e, dali, para Devil's Marsh II, o caminho normal do jogo.




Opcional: Crab Cove
Te leva para: Elsewhere 7
Itens Importantes: 2 Moedas e 2 Maniaxe
Speed Bonus - Nenhum

Crab Cove passa a impressão inicial de ser uma fase curta e simples, mas não é bem assim. Depois de escalar a montanha inicial, caia e siga até achar dois blocos de borracha. Salte neles e pegue a primeira moeda de continue no Prize Block da direita (no da esquerda há um relógio). Continue seguindo por baixo, passe pela caverna e, na segunda onda de Prize Blocks no alto, a segunda moeda de continue está em um deles.



Depois disso, vem uma escalada cruel em pequenas fendas fatais. Suba devagar, saltando corretamente. No topo, há um Prize Block com o capacete do Maniaxe. Seguindo em frente, note que há um teleporte logo abaixo da ponte de blocos de metal, mas que só é acessível mediante códigos no jogo (via emulação). Aquele teleporte te leva pro início da fase, portanto, algo completamente inútil. Seguindo em frente, há o teleporte que leva ao Elsewhere 7.




Opcional: Elsewhere 7
Te leva para: Hoverboard Beach
Itens Importantes: 1 Eyeclops e 1 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum



A fase é uma grande reta onde, no final, há o teleporte para a Hoverboard Beach, permitindo pular 3 etapas, no caso, Devil's Marsh II, Knight Isle e Whale Grotto. É um senhor atalho, mas com duas caraterísticas: você perderá a oportunidade de acumular mais vidas e continues nas fases puladas, mas evitará transtornos da Devil's Marsh II e da Whale Grotto, duas fases bem casca grossa.


Devil's Marsh II
Te leva para: Knight Isle
Itens Importantes: 5 Vidas, 2 Moedas, 3 Eyeclops e 1 Cyclone
Speed Bonus - 125 segundos



A segunda fase da Devil's Marsh é bem longa e com alguns obstáculos complicados pelo caminho. Apesar disso, 5 vidas e duas moedas de continue te esperam aqui, todas em locais fáceis de se conseguir pegar, desde que você use o Cyclone. O capacete dele está disponível num Prize Block escondido logo no começo da fase. Todos os outros itens importantes que deixei nas imagens, também estão em Prize Blocks escondidos, lhe obrigando a bater neles no ar para que apareçam.



Terminada a coleta de itens, basta seguir pela bandeira no final.


Knight Isle
Te leva para: Whale Grotto
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 4 Iron Knight e 1 Micromax
Speed Bonus - 48 segundos




Se você ainda estiver com o Cyclone conseguido na Devil's Marsh II, poderá tentar o Speed Bonus com ele. Caso contrário, se quiser tanto a vida quanto a moeda, terá que descer na fenda logo no primeiro toten, onde há um bloco fantasma. Ali embaixo há um Prize Block escondido com um capacete do Micromax. Assim que se transformar no personagem, siga pela direita por uma passagem escondida e desça. Saia do teleporte e continue à esquerda, após os totens. Na trilha de Prize Blocks estão a vida e a moeda, só tome cuidado com o caranguejo azul que vai pentelhar bastante ali. O teleporte te leva à superfície em uma área mais adiantada da fase (o outro teleporte inicial te leva pro começo da fase).




Whale Grotto
Te leva para: Hoverboard Beach
Itens Importantes: 1 Berzerker e 1 Maniaxe
Speed Bonus - 60 segundos




Whale Grotto é uma fase bastante ingrata: não possui itens relevantes e ainda tem locais que é bem fácil perder uma vida. No início, pegue o Maniaxe no primeiro P-Block e prossiga pela esquerda. Tome um extremo cuidado com as fendas da caverna, se cair ali a morte é certa. No final, use o teleporte para seguir para a parte mais alta da fase.



Ali no alto a dificuldade não diminui! Pegue o Berzerker e siga perfurando tudo até cair. Dali, vá pela direita com cuidado para não cair na caverna novamente, ou terá que refazer todo o caminho. No final, salte sobre o inimigo e pegue a bandeira.


Hoverboard Beach
Pode te levar para: Pyramids of Peril e Frosty Doom
Itens Importantes: 1 Moeda e 11 Skycutter
Speed Bonus - 64 segundos




Essa é uma das fases que apresenta uma dificuldade um pouco maior do que nas outras. Primeiro, você vai ser obrigado a usar o Skycutter, de longe o personagem mais difícil de ser controlado, já que ele é rápido demais. Segundo, a fase não possui quase nenhum atrativo, à não ser a moeda de continue ou o teleporte que te joga 15 fases adiante, indo parar em Frosty Doom e pulando etapas cavernosas como Forced Entry, Starway to Oblivion e até um dos chefes. Mas, saiba de antemão, que este atalho acaba te forçando a encarar a temida Bloody Swamp, tida como uma das fases mais difíceis não só de Kid Chameleon, mas de todos os tempos.

Enfim, vamos situar as coisas aqui! Saiba que o teleporte com o atalho para Frosty Doom fica na parte baixa da fase, como eu mostro na imagem, então, não é preciso pegar Skycutter para acessá-lo. A moeda da fase, entretanto, só pode ser coletada por ele, pois fica num Prize Block grudado no chão. Para terminar a fase normalmente, basta seguir pelo caminho do alto, tomando cuidado com escorpiões e com as brocas na reta final.




Pyramids of Peril
Pode te levar para: Madmaze Mountain e Elsewhere 8
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 3 Maniaxe, 2 Micromax e 1 Iron Knight
Speed Bonus - 103 segundos



Apesar de ser uma fase quase que completamente linear, Pyramids of Peril esconde um teleporte para um Elsewhere um tanto inusitado: ele te joga pra trás no jogo, ao invés de pular fases adiante. Mas essa jogada tem um sentido interessante: te permite usar o poder do Maniaxe pra acumular vidas com diamantes, sempre indo e voltando à Pyramids of Peril. Vale dizer que o Elsewhere 8 também é acessado através da Isle of Lion Lord, como já expliquei anteriormente, quando falei dessa fase.

Enfim, além disso, a fase tem ainda um bug bizarro que pode travar seu jogo. Note que eu mencionei que existe um capacete do Iron Knight na fase. Pois é, ele só é acessível usando o Micromax, conseguido logo no início da mesma. O Iron Knight é necessário para conseguir acessar a bandeira do final, mas, se você estiver com o Micromax e pegar o capacete do Iron Knight LOGO APÓS ele surgir do Prize Block, seu personagem vai ser empurrado para a lateral direita do cenário, caindo num loop interminável. O som que se ouve é de blocos transparentes sumindo. Se não fizer nada, o jogo travará e só reiniciando o cartucho, no caso. Se colocar pra esquerda, basta escalar com o personagem e terminar a fase normalmente.



Além de todas essas curiosidades, Pyramids of Peril ainda guarda mais duas vidas e uma moeda (junto ao teleporte para o Elsewhere 8). Os inimigos aqui são bodes que avançam em você se chegar muito perto, mas podem ser eliminados facilmente com os machados do Maniaxe.


Madmaze Mountain
Pode te levar para: The Deadly Skycrapers, Forbidden Tombs e Stairway to Oblivion
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 1 Cyclone, 4 Micromax e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 92 segundos



Madmaze Mountain pode te levar à três fases distintas, duas delas via teleporte e para The Deadly Skycrapers via bandeira no final. A primeira vida está logo no início, em uma passagem na parede da direita, no alto, em um dos Prize Blocks de uma pequena abertura. A segunda vida está próxima à moeda, na parte mais alta à esquerda da fase. Use algum capacete do Micromax para facilitar a subida entre os dragões voadores.



A bandeira final, caso deseje prosseguir normalmente pelo jogo, fica à direita, na parte mais alta, após um elevador e vários blocos atiradores. O teleporte para The Forbidden Tombs está próximo de onde se pega a primeira vida, basta seguir pela esquerda, cair dentro da montanha e ir para a direita. Não é possível ver o personagem, mas basta seguir pela direita até não poder mais para situar o personagem sobre o teleporte no meio da parede. The Forbidden Tombs é uma fase ENTRE Madmaze Mountain e Stairway to Oblivion, portanto, indo para ela te obrigará a seguir para Stairway to Oblivion.



O outro teleporte te leva diretamente à Stairway to Oblivion, uma fase complicada e difícil, mas que te permite cortar 4 etapas: a The Forbidden Tombs, The Deadly Skyscraper e as Skydragon Castle I e II, indo parar diretamente em Coral Blade Grotto. Ele fica mais acima do primeiro teleporte, também dentro de uma parede.




Opcional: The Forbidden Tombs
Te leva para: Stairway to Oblivion
Itens Importantes: 2 Vidas, 2 Moedas, 5 Berzerker e 3 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Essa fase tem alguns pormenores interessantes de se observar: primeiro, são 3 entradas principais mais a do teto, que não necessária. Segundo, das duas vidas, apenas uma é possível de ser pega. Terceiro, o tempo aqui é curtíssimo, então, explorar com calma e tentar pegar os diamantes está fora de questão.



Primeira coisa a ser feita: salte no P-Block central logo no começo da fase pra pegar o Berzerker. Com ele, siga reto pela primeira entrada e vá até o final para abrir o caminho para a bandeira com seu charge attack. Note que para alcançá-la será preciso pegar o Red Stealth. Volte tudo e suba (coletando a primeira vida no Prize Block escondido no caminho) até a segunda entrada. Nesse caminho fica a segunda vida, mas o Prize Block dela é rapidamente destruído por aqueles inimigos com brocas, sendo impossível chegar à tempo (eu pelo menos nunca consegui). No final desse corredor você pega a moeda no Prize Block escondido. Um pouco mais atrás está um Prize Block no teto, bem na escada, com o capacete do Red Stealth. Pegue e desça até a primeira entrada.



Tente manter o Red Stealth vivo pelo caminho ou então não terá como terminar a fase. No fim, use seu ataque com a espada para baixo e pegue a bandeira.




Opcional: Stairway to Oblivion
Pode te levar para: The Deadly Skyscraper, Coral Blade Grotto e Elsewhere 9
Itens Importantes: 1 Vida, 3 Berzerker, 4 Micromax e 2 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Essa é uma fase ingrata. Stairway to Oblivion tem apenas uma vida e, apesar da dificuldade aqui ser bem acentuada, ela permite cortar várias etapas de uma só vez. O começo dela é simples, uma descida normal, com poucos inimigos e dificuldades. Pegue o Berzerker no começo e mantenha ele se quiser sair vivo dessa etapa inicial. Lá embaixo, pontes de blocos fantasmas vão surgir e o caminho pra seguir é pela direita, furando a parede de blocos de ferro com o charge attack do Berzerker. Se por acaso cair das pontes dos blocos fantasmas, a morte é quase iminente, pois é difícil saltar dos espinhos do fosso antes que os blocos fantasmas ressurjam, te matando instantaneamente.

Do outro lado, pegue o Micromax e suba pelas paredes (ignore o teleporte ali, ele apenas te manda pro começo da fase). Após subir pelas paredes (e passando raiva com os blocos de borracha), não caia no próximo fosso (o teleporte lá embaixo também reinicia a fase!), apenas pule pela direita e acione os blocos atiradores para abrirem passagem. Na câmara ao lado, existem 3 teleportes, sendo que um deles, o primeiro lá embaixo, te leva ao início da fase denovo! O do centro te transporta ao Elsewhere 9 (uma fase sem saída, tendo que retornar ao Stairway to Oblivion novamente) e o terceiro, mais à direita, oferece o atalho para Coral Blade Grotto. A vida está em um dos dois Prize Blocks no centro da tela.



Há mais um teleporte na câmara do lado direito, um local de difícil acesso pois várias paredes deslizam de um lado pro outro e a única forma de descer é usando o ataque do Red Stealth. Tome muito cuidado ao descer por aqui, sempre destrua dois blocos para poder se deitar com o samurai e evitar ser esmagado. Esse teleporte no fundo te leva para The Deadly Skyscraper.


Opcional: Elsewhere 9
Te leva para: Stairway to Oblivion
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Micromax e 1 Cyclone
Speed Bonus - Nenhum

Talvez a única vantagem de visitar esse Elsewhere sem saída é poder pegar duas vidas, mas prepare-se para rebater em inúmeros blocos de borracha espalhados pela fase. Não se desespere se morrer por tempo aqui, é muito fácil ficar rebatendo infinitamente e não conseguir entrar na saída da fase, por cima. As duas vidas estão nas imagens, mas, como já mencionei, não é tão simples pegá-las rebatendo pra todo lado do cenário...





The Deadly Skyscraper
Te leva para: Skydragon Castle I
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Cyclone, 1 Iron Knight, 1 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 54 segundos



Como o nome sugere, a fase se passa no alto de edifícios, num tema de cidade. A parte "deadly" da coisa significa exatamente o que está pensando: qualquer queda mal calculada aqui pode resultar em morte! A única vida da fase está bem no alto, num Prize Block sobre dois blocos escada, cercado por aquelas nuvens que atiram raios.

Para facilitar sua vida, pule nos blocos de metal do início e siga subindo até os blocos cogumelo do alto. Faça todo o percurso e pegue o Cyclone no Prize Block escondido no canto. Esse personagem vai facilitar demais a sua vida. Saia voando, pegue a vida e siga para o alto, à direita, para entrar no prédio. Desça com cuidado entre as esferas e siga para a bandeira. Não se preocupe se perder o Cyclone nessa descida, na próxima fase tem um já no início.




Skydragon Castle I
Te leva para: Skydragon Castle II
Itens Importantes: 1 Cyclone
Speed Bonus - 28 segundos




Essa fase é bem rápida, principalmente porque usamos o Cyclone por toda ela. Como não há vidas nem teleportes aqui, concentre-se em achar a bandeira e sair logo. Ela fica dentro da boca de uma caverna em formato de dragão, na parte mais baixa.




Skydragon Castle II
Pode te levar para: Coral Blade Grotto e Elsewhere 10
Itens Importantes: 1 Vida e 2 Cyclone
Speed Bonus - 32 segundos




Em dois saltos para direita você encontra o teleporte para o Elsewhere 10. A saída da fase se encontra no topo, mas, um pouco acima do início, estão dois Prize Blocks: um com 10 diamantes e o outro com a única vida da fase. Se for pegar o teleporte, pegue estes itens antes.



No alto, assim que entrar na caverna, a saída fica no Prize Block mais à direita, preso ao teto: destrua-o e atravesse o teto para continuar subindo. Dê a volta por cima da estrutura central e entre. O local é forrado de inimigos tornados e nuvens que atiram raios. Todos os teleportes que forram o chão próximo da bandeira te levam ao início da fase.


Opcional: Elsewhere 10
Te leva para: Coral Blade Grotto
Itens Importantes: 2 Cyclone e 2 Iron Knight
Speed Bonus - Nenhum

O design da fase se mostra com 3 espaços verticais. O uso da escalada do Iron Knight , além do seu peso para quebrar blocos vão ser de suma importância para chegar ao teleporte de saída. Dá inclusive pra você sair desse Elsewhere portando o Cyclone, um personagem que vai ajudar MUITO em Coral Blade Grotto!

Para tal, faça o seguinte: pegue o Iron Knight logo no início, nos Prize Blocks escondidos logo abaixo dos blocos de metal (onde há um tanque amarelo andando). Suba reto escalando ali até o topo. Note que existem vários Prize Blocks no teto da fase. Pois bem, no SEXTO Prize Block, da esquerda para a direita, está o capacete do Cyclone, mas não o pegue ainda. Caia com o Iron Knight na coluna da ESQUERDA, na última câmara vertical da fase. Isso vai limpar o caminho dos blocos de pedra, permitindo que você escale depois numa boa. Subindo denovo, siga para o outro lado e quebre o sexto bloco para pegar o capacete, seguindo para o teleporte de saída logo depois.




Coral Blade Grotto
Te leva para: Chefe Boomerang Bosses
Itens Importantes: 3 Vidas, 1 Moeda, 1 Micromax e 3 Red Stealth
Speed Bonus - 43 segundos




Se por acaso não estiver com o Cyclone conseguido no Elsewhere 10, pegue o Red Stealth logo no início da fase. Após isso, siga em frente e entre pela parede logo abaixo de um Prize Block (nesse bloco também existe um capacete do Red Stealth). Assim que entrar, salte no bloco de borracha mais acima e, dele, pro bloco fantasma do outro lado: acima do bloco fantasma há um Prize Block escondido com a moeda da fase.



A primeira vida está logo abaixo, à esquerda, num P-Block cercado por brocas. Seguindo pela direita, apenas ignore os obstáculos e, quando ver uma camada de blocos de pedra, suba por ali. No alto, sobre três Prize Blocks, salte para revelar outro contendo a segunda vida. A terceira vida está mais à direita, logo após duas pontes de blocos transparentes. Apenas siga reto (os Prize Blocks ali só tem diamantes) até achar uma ponte de blocos fantasma. Se cair em uma das pontes e não estiver com o Cyclone, a única forma de sair dali é usando o teleporte da direita e refazendo a fase toda. Desça por ela, entrando numa caverna à esquerda onde uma baleia está. Livre-se da baleia e dos blocos atiradores e pegue a terceira vida no Prize Block escondido próximo da parede. A saída da fase está logo abaixo, na bandeira.




Chefe: Boomerang Bosses
Te leva para: Woods of Despair I
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Maniaxe e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 108 segundos

Nessa fase do chefe existe, além dos capacetes citados, uma vidinha extra bem fácil de se pegar. Ela fica em um dos dois Prize Blocks à direita. O chefe é semelhante ao anterior, mas agoras as três cabeças se movimentam independentemente. Além disso, elas cospem bumerangues que vão e voltam, ao invés daquela baba verde. 30 pancadas em cada cabeça terminam a fase.





Woods of Despair I
Pode te levar para: Woods of Despair II e Elsewhere 11
Itens Importantes: 1 Vida, 4 Moedas, 8 Eyeclops, 3 Maniaxe e 7 Red Stealth
Speed Bonus - 60 segundos



Eis uma fase recheada de bons itens, afinal, são 4 moedas aqui, além da vida e de mais 11 Prize Blocks com 10 diamantes dentro! De cara, se quiser pegar esses itens de maneira mais fácil e rápida, recomendo usar o Eyeclops, pois sua arma de revelar blocos vai ajudar bastante. Como o intuito do guia é mostrar a localização de vidas, continues e todas as saídas possíveis, os Prize Blocks com os 10 diamantes ficam à seu critério. O teleporte para o Elsewhee 11 está no poço logo à frente do início da fase. Com Eyeclops, caia nele, livre-se dos blocos atiradores (há outro capacete do Eyeclops ali, caso perca o seu) e, usando seu raio, revele um bloco de gelo próximo à passagem dos blocos de metal. Basta entrar ali e seguir pro teleporte.



Por outro lado, se quiser explorar a fase, siga reto por cima e pegue o primeiro Prize Block com 10 diamantes ao lado dos dois blocos de borracha. Dali, suba na plataforma e ignore os blocos fantasmas. Siga pela esquerda, pelas escadas de madeira, passe pelos canhões e pegue o Prize Block no alto, bem no meio da plataforma, para ganhar mais 10 diamantes. Subindo por ali, note duas casinhas de madeira: entre elas existem dois Prize Blocks, um com a primeira moeda e outro com um relógio.



Ali no alto, à direita, existem mais dois Prize Blocks com 10 diamantes e à esquerda, mais um. Ainda no mesmo local das duas casinhas, à esquerda e no alto, há outra construção de madeira com vários blocos, entre os de pedra e Prize Blocks, além dos atiradores. Na borda da direita, há um Prize Block escondido com a segunda moeda da fase. As outras duas moedas e a vida estão na parte mais alta, à direita, numa câmara cheia de blocos de borracha e com o teto forrado de blocos brocas. Pegar esses itens vai depender muito da sua habilidade pra tentar não morrer, pois os Prize Blocks contendo as duas moedas e a vida estão entre os blocos brocas. A bandeira da saída da fase está logo à direita.




Opcional: Elsewhere 11
Te leva para: Woods of Despair II
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Berzerker
Speed Bonus - Nenhum

Esse Elsewhere é bem simples e a vida está logo no final da primeira reta, nos P-Blocks do alto. Pegue o Berzerker no começo para facilitar sua vida. Caindo, a última reta é a mais complicada, pois o último salto tem que ser preciso se quiser sair da fase com o Berzerker.




Woods of Despair II
Pode te levar para: Forced Entry e The Valley of Life
Itens Importantes: 5 Berzerker, 6 Juggernaut, 1 Maniaxe e 8 Skycutter
Speed Bonus - 71 segundos



Nessa fase há um teleporte secreto para a fase Valley of Life, logo embaixo da bandeira. Em Valley of Life, você pode pegar o atalho da Elsewhere 13 (que é outro Elsewhere sem saída), mas que leva para The Black Pit que, na minha opinião, é mais simples do que a Forced Entry, que é uma fase running. Enfim, fica a seu critério, aqui vou descrever todas as fases de qualquer jeito. Aqui também marcam presença dois inimigos novos dos mais pentelhos possíveis, os UFOs, pilotados por alienígenas e os robôs, que atiram e são bem rápidos. Como não existem vidas nem moedas, vou apenas descrever como chegar no teleporte e na bandeira.



De início, se quiser passar de forma mais fácil por essa fase, recomendo o Juggernaut. Seus tiros aqui vão ser de grande ajuda, já que os inimigos estão aos montes (são 25 robôs espalhados pela fase, atirando sem parar!) e passar voando com o Skycutter é bem complicado. A fase consistem em camadas, como várias que já vimos anteriormente: siga reto pela direita, desça, siga reto pela esquerda, desça e siga reto pela direita novamente, como se fossem corredores. Eu não recomendo parar para explorar, mesmo com alguns Prize Blocks dando 10 diamantes, essa fase é muito cheia de inimigos e morrer aqui é mais fácil do que parece.

No último corredor, repleto de robôs, existem alguns buracos fatais também. Ao avistar a bandeira, note uma fenda por baixo dela. Se quiser pegar o teleporte, basta entrar por ali (seja com qual personagem for) e seguir até o buraco no final, caindo pro teleporte. Caso contrário, apenas siga pela bandeira. Lembrando que, The Black Pit permite cortar 2 etapas no processo.




Opcional: The Valley of Life
Pode te levar para: The Black Pit e Elsewhere 13
Itens Importantes: 1 Moeda e 1 Berzerker
Speed Bonus - 87 segundos / Path Bonus - 20.000 pontos

A fase é bem curta, mas com alguns segredinhos. Caso não queira passar pelo Elsewhere 13 e voltar aqui (existem duas vidas lá), siga mirando sempre o ponto mais alto à direita, pois lá está a bandeira. A moeda de continue está no meio do caminho, num Prize Block no alto. O caminho para o teleporte fica logo embaixo do começo da fase: quando você chegar numa parede para entrar numa caverna, desça e siga pela esquerda, por baixo. Cuidado extremo ao passar pelas duas fileiras de blocos fantasmas, o teleporte está logo à seguir.




Opcional: Elsewhere 13
Te leva para: The Valley of Life
Itens Importantes: 1 Vida e 6 Micromax
Speed Bonus - Nenhum

Essa fase vale somente pela vida e poder sair daqui com o Micromax. A primeira coisa a ser feita é pegar o capacete da mosquinha, logo no início, evitando o inimigo broca que começa destruindo o chão onde você está. Como a fase toda é em túneis minúsculos, é bom ficar esperto com esse inimigo. A vida está numa câmara perto do teleporte, à direita do mesmo, num Prize Block escondido no teto. Seguindo pelo teleporte, você voltará na metade de The Valley of Life, bastando seguir para a bandeira.




Opcional: The Black Pit
Te leva para: Lion's Den
Itens Importantes: 1 Vida, 3 Eyeclops e 2 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum

The Black Pit não é uma fase difícil, desde que você passe por ela com calma. E calma não combina com Skycutter. Prefira usar o Eyeclops ou até mesmo, se tiver passado pelo Elsewhere 13, o Micromax ou o Berzerker conseguido na The Valley of Life. O design da fase é uma reta linear, com vários obstáculos, inimigos e plataformas móveis. Você pode seguir tanto por cima, quanto por baixo, mas eu recomendo o seguinte: pegue o Eyeclops e siga por cima, sempre usando seu raio para revelar blocos. Alguns buracos nessa fase são armadilhas mortais, te deixando sem saída, obrigando você a perder uma vida e tentar denovo. Com o Eyeclops dá pra evitar isso numa boa.



No meio do caminho, se estiver com o Eyeclops, há uma fila de blocos de gelo escondidos e alguns Prize Blocks no alto: a vida está justamente aí. No final, dois teleportes te esperam, mas ambos te levam ao mesmo destino: Lion's Den, pulando as fases Forced Entry e The Cliffs of Illusion.


Forced Entry
Pode te levar para: The Cliffs of Illusion e Elsewhere 12
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Eyeclops e 2 Juggernaut
Speed Bonus - 27 segundos




Mais uma fase de correria com uma parede fatal de brocas atrás de você! O problema principal de Forced Entry é que ela possui dois caminhos: um por cima e outro pelos esgotos, por baixo. Em ambos a dificuldade é altíssima, visto que essa também é uma fase conhecida por muita gente desistir do jogo (mas ainda assim mais fácil que Bloody Swamp, por exemplo).

Primeiro que, muito provavelmente, você vai entrar na fase com o Juggernaut ou vai acabar pegando ele no início. Segundo, a fase é cheia de obstáculos e, à essa altura do jogo, você já sabem bem como que o Juggernaut é ruim nesse tipo de "terreno acidentado". Terceiro, a fase tem duas saídas, sendo que a bandeira fica num lugar onde o Juggernaut não tem acesso, que é o esgoto.



A vida está no meio dos Prize Blocks próximos ao teleporte, na parte alta e nem compensa você tentar pegar. O teleporte ali te leva para o Elsewhere 12. A bandeira fica nos esgotos, logo após um ninja. Ali existe um Prize Block com um Eyeclops, mas geralmente não dá tempo de pegar e cair na bandeira, pois a mesma está ligeiramente posicionada mais à esquerda, portanto, é preciso chegar bem antes da parede de brocas para conseguir alcançá-la.



O que realmente precisa ser dito sobre essa fase é a seguinte: se você for com o Juggernaut, use o bloco fantasma próximo da divisão da fase para subir e ir pro teleporte. Se estiver com o Kid, os dois caminhos são possíveis, tanto o teleporte quanto a bandeira. O problema mesmo é conseguir saltar nos blocos fantasmas com o Juggernaut pra poder pegar o caminho de cima...


Opcional: Elsewhere 12
Te leva para: The Cliffs of Illusion
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Eyeclops, 1 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Esse é um Elsewhere simples, contendo apenas uma vida e com um design vertical. Sendo vertical, uma das melhores escolhas aqui é o Red Stealth, com seus pulos mais altos. Mas o Eyeclops ajuda bastante também, revelando blocos que te ajudam a escalar as árvores. O Micromax está no topo de uma das fileiras de Prize Blocks à direita, ou seja, de dificílimo acesso. Quer um conselho? Esqueça a vida (está numa fileira de P-Blocks do lado direito, no alto), pegue Red Stealth e vá tentando subir, pois o tempo é curto e a fase não tolera muitos erros.





The Cliffs of Illusion
Te leva para: Lion's Den
Itens Importantes: 1 Vidas, 1 Moeda, 3 Eyeclops e 3 Micromax
Speed Bonus - 174 segundos




Pelo bonus de velocidade você já tem uma pequena noção de que a fase é enorme e cheia de obstáculos. De fato, The Cliffs of Illusion é uma fase bem difícil, principalmente se você imaginar que o Eyeclops é o personagem principal para atravessá-la. Revelar blocos aqui, principalmente em lugares altos para alcançar o objetivo ou para atravessar um buraco forrado de espinhos é uma tarefa comum, inclusive perto do final da fase.

Depois da primeira reta, você precisa descer e enfrentar alguns robôs e aliens. No final desse corredor, use o raio do Eyeclops para revelar uma escada de blocos e um piso de blocos de gelo sob um P-Block: ali está um dos capacetes do Micromax. Optando ou não por ele, desça e espere pela plataforma para passar pelos espinhos. No alto, note uma fila de blocos de pedra: na verdade, são Prize Blocks disfarçados. Bata neles para que revelem a letra [P] e quebre-os para pegar os diamantes. Dois deles guardam a vida e a moeda de continue, deixei marcado quais são, lembrando que a contagem se inicia da direita para esquerda.



Continuando, mais abaixo, use os raios do Eyeclops para ir formando as pontes e tome cuidado com o alienígena que sobrevoa ali. Se perder o Eyeclops, terá que atravessar o fosso de espinhos mais abaixo na marra e, provavelmente, morrerá no processo. Portanto, tome cuidado enquanto avança com o personagem para mantê-lo o máximo possível. Uma boa idéia aqui é fazer uso dos poderes do diamante, caso necessite. Isso ajuda bastante quando a tela está cheia de inimigos. A bandeira está no quarto corredor abaixo, após mais alguns robôs. Nessa parte, no começo, também existe um P-Block escondido com um Micromax, para repor as energias.



Lion's Den
Te leva para: Wind Castles I
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 3 Maniaxe, 1 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 96 segundos




A fase começa no alto de um morro e é repleta daqueles leões. Logo no início, pegue o Maniaxe no Prize Block acima e desça a encosta. Muito provavelmente você vai cair num buraco falso que te leva à uma passagem secreta com um teleporte. Ali dentro está a primeira vida. Usando o teleporte, ele te joga pra fora da caverna. Desvie do leão (não compensa enfrentá-lo), salte nos blocos de ferro à frente e entre em outra passagem na parede. Lá dentro está a moeda de continue e outro teleporte.



Assim que sair do outro teleporte, siga sobre as plataformas e, quando ver as blocos de ferro, desça até o bloco que está encostado na parede (um bloco sozinho). Salte na direção da parede para entrar em outra passagem. Siga por ela tomando cuidado com os blocos fantasmas que somem e te jogam nos buracos. No final, há um único bloco fantasma no canto: fique sobre ele e salte para revelar um Prize Block. Ali está a segunda vida da fase, que é bem difícil de se coletar devido ao bloco fantasma logo abaixo.



Ficando no teleporte, você vai sair na parte alta da fase novamente. Siga por cima, desvie dos leões e, no final, desça com cuidado. Salte nos blocos de ferro e suba novamente. Os saltos aqui são bem altos, portanto, se estiver com o Maniaxe, vai ter alguma dificuldade para alcançar a bandeira final.



Wind Castles I
Pode te levar para: Wind Castles II e Elsewhere 14
Itens Importantes: 2 Vidas, 4 Moedas, 4 Eyeclops, 12 Cyclone, 2 Maniaxe e 4 Red Stealth
Speed Bonus - 50 segundos



Essa é uma daquelas fases que não tem chão e que dependemos bastante do Cyclone. Aliás, para chegar ao final dela é necessário esse personagem, já que com os outros é muito complicado. Além disso, notem que existem muitas vidas e moedas de continue por aqui. Todas elas estão em locais de difícil acesso, onde somente o Cyclone pode entrar ou apenas o Red Stealth pode destruir devido ao seu ataque para baixo com a espada. Por essas complicações, explorar totalmente Wind Castles I é uma tarefa extremamente árdua e penosa, além do que você pode sair daqui com menos vidas do que quando entrou.

Por essas e outras, a minha recomendação é a seguinte: pegue os itens de mais fácil acesso e caia fora o quanto antes! A bandeira que te leva ao Wind Castles II está no topo da fase, enquanto o teleporte para o Elsewhere 14 fica mais à direita, mais ou menos no meio da tela. A fase é forrada de inimigos, são quase 20 daquelas nuvens que atiram raios pra todo lado e mais um monte de arqueiros posicionados em lugares difíceis.



A primeira coisa a ser feita: pegue o Eyeclops no início e siga pela esquerda, saltando com cuidado. Quando chegar na segunda caverna à esquerda, use os raios do Eyeclops para revelar alguns Prize Blocks escondidos. Em dois deles, você encontra a primeira moeda e o Cyclone, que vai facilitar DEMAIS a sua vida aqui. Com o Cyclone, apenas suba voando pela esquerda até achar três Prize Blocks cercados por blocos fantasmas. No bloco central está a segunda moeda da fase. Depois disso, você pode seguir para o lado direito da fase, no alto, próximo ao teleporte. Ali em cima existem três Prize Blocks, sendo que há uma vida no mais baixo. Na plataforma onde está o teleporte, há um Prize Block escondido com uma moeda e outro acima dele, com outra vida.



Após pegar os itens, é bom ir atrás de uma das saídas, pois o restante dos bons itens da fase realmente não compensam o esforço.


Opcional: Elsewhere 14
Te leva para: Wind Castles II
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 1 Berzerker e 1 Juggernaut
Speed Bonus - Nenhum

Uma fase extremamente simples e com dois itens bem no seu caminho: tanto a vida quanto a moeda de continue são de fácil acesso, tornando o Elsewhere 14 uma fase obrigatória pra se ganhar uma vida e um continue facilmente. Apenas pegue o Juggernaut no início pra atirar nos ninjas, pegue os itens e siga pro teleporte, numa reta da esquerda pra direita. Os Prize Blocks abaixo dos blocos transparentes são impossíveis de se pegar.





Wind Castles II
Te leva para: Blizzard Mountain
Itens Importantes: 2 Cyclone, 2 Iron Knight e 1 Maniaxe
Speed Bonus - 72 segundos




Uma fase rápida. Como não existem vidas nem moedas, apenas pegue o Cyclone no começo da fase e use o teleporte abaixo para cortar um pedaço da mesma. Depois, voe por cima dela até não poder mais, sempre à direita. Desça e note uma construção logo abaixo. Passe pela parede dali e entre na bandeira logo abaixo.





Blizzard Mountain
Pode te levar para: Caves of Ice e Frosty Doom
Itens Importantes: 1 Vida e 4 Micromax
Speed Bonus - 60 segundos




Uma coisa a ser dita: em Blizzard Mountain você pode pegar o atalho para Frosty Doom, mas terá que encarar a Bloody Swamp. A fase em si é simples, apenas um sobe e desce usando o Micromax em cavernas sinuosas e paredes lisas. A vida está no caminho, portanto, impossível de se perder. No final, tanto a bandeira quanto o teleporte para Frosty Doom estão acessíveis, mas escolha sabiamente, pois Bloody Swamp é uma das fases mais difíceis do jogo. Indo pela bandeira e seguindo para Caves of Ice, não vai precisar jogar a Bloody Swamp, já que ela é uma fase adjacente ao jogo normal.




Opcional: Frosty Doom
Pode te levar para: Bloody Swamp e Elsewhere 15
Itens Importantes: 4 Vidas, 3 Cyclone e 3 Skycutter
Speed Bonus - 98 segundos

Frosty Doom é uma fase com um design bastante criativo, o que só comprova que o time da STI da Sega tinha programadores com grande talento. A fase tem duas saídas, uma para a lendária Bloody Swamp outra para o Elsewhere 15, que não tem nada de interessante além do Berzerker e alguns diamantes. Cada saída depende do lado que escolher: se for pelo lado esquerdo com o Skycutter, vai parar no teleporte pro Elsewhere 15. Se preferir ir para a bandeira, terá que usar o Cyclone e ir pelo lado direito. Nessa fase ainda existem 4 vidas, duas bem no começo, nos Prize Blocks da esquerda e duas pelo lado direito, com o Cyclone.

Vale dizer o seguinte: o caminho com o Skycutter é infinitamente mais fácil e simples. Com o Cyclone você vai ter que dosar muito bem o vôo dele, pois é preciso passar muito perto do fundo da fase, que não tem chão, além de ir desviando de inimigos e passando em fendas. A terceira vida está em um dos dois Prize Blocks juntos, na parte alta, exatamente na terceira coluna. A outra vida está um pouco à frente, cuidado para não destruir o Prize Block batendo no bloco de gelo logo abaixo dele.



Depois disso, basta seguir pelo resto da fase tomando cuidado pra não cair e, no final, subir para a bandeira. Nota: você até pode tentar chegar na bandeira com o Skycutter pelo lado esquerdo, pois os dois lados se juntam no final, mas é extremamente difícil.


Opcional: Elsewhere 15
Te leva para: Bloody Swamp
Itens Importantes: 1 Berzerker e 1 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum

Uma fase praticamente oca, sendo que você só deveria optar por vir aqui se não conseguisse alcançar a bandeira na Frosty Doom com o Cyclone. Aqui você só deve tomar cuidado com uma coisa: manter o Berzerker até o final da primeira reta, pois é preciso usar o charge attack dele para abrir passagem no final. Depois disso, pode pegar o Skycutter e os dimantes, se quiser. Uma curiosidade sobre essa fase é que ela tem 78 diamantes nos Prize Blocks alinhados na reta de baixo, além dos 10 que você consegue inicialmente.




Opcional: Bloody Swamp
Te leva para: The Nightmare Peaks I
Itens Importantes: 1 Vida
Speed Bonus - Nenhum

Eis a fase mais negativamente famosa de Kid Chameleon. Bloody Swamp é bem conhecida por ser considerada a fase mais difícil do jogo todo, mesmo que eu discorde disso. A fase é uma running, aquelas fases onde é preciso correr sem olhar pra trás, pois uma parede de brocas fatais vem em sua direção. O problema em Bloody Swamp é a margem mínima que ela deixa para erros: é preciso saltar e saber se virar em cada obstáculo perfeitamente se quiser superar isso aqui.

Diferente das outras fases dificílimas que ainda virão pela frente, Bloody Swamp pode ser "pulada", como eu já expliquei anteriormente. Caso esteja aqui e gosta de desafio, prepare-se para morrer MUITO, mas MUITO mesmo! O segredo da fase é praticar e, para isso, é preciso morrer muitas vezes até conseguir encontrar um meio de passar dos obstáculos. Como se não bastasse, os programadores ainda tiveram a coragem de colocar uma vida na fase, mas nem tente parar para pegá-la ou vai só perder tempo.

Como vencer a Bloody Swamp? O melhor e único personagem para vencer Bloody Swamp é o próprio Kid, que é rápido o suficiente para saltar e se abaixar quando preciso. No começo, não pule, apenas caia correndo com ele e dê um leve salto para os blocos de borracha no fim, sem segurar o botão de pulo. Segure o botão de corrida o tempo todo. Se fizer tudo correto, vai conseguir atingir os blocos atiradores e passar pela primeira barreira.

Após subir, entre abaixado para tocar nos blocos atiradores dali (imagem), não use o bloco atirador mais atrás, pois só vai atrasar sua vida. Adiante vem a pior parte da fase: a escada de blocos de borracha. É MUITO fácil ficar preso aqui, rebatendo indefinidamente até a parede de brocas moer mais uma vida sua. O segredo aqui é apertar o botão de pulo SEMPRE QUE O KID TOCAR O BLOCO DE BORRACHA NO CHÃO. Isso faz com que ele seja arremessado para frente e escape dali mais rápido.



À seguir, salte com cuidado as paredes móveis. Nas menores, espere que as duas se unam no centro para saltar as duas de uma vez. Depois disso, apenas caia pro teleporte e diga adeus à uma das fases mais difíceis de todos os tempos! Mas não comemore ainda, vem mais pedreira no jogo...



Caves of Ice
Pode te levar para: The Nightmare Peaks I e Elsewhere 32
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 1 Iron Knight, 2 Micromax e 1 Red Stealth
Speed Bonus - 82 segundos




Existem dois meios de se sair da Caves of Ice: pegando o Iron Knight à esquerda e descendo pela fileira de blocos de pedra dali, indo parar no teleporte para o Elsewhere 32 ou pegando o Red Stealth à direita e descendo pelo fosso da direita. O caminho mais fácil é com o Red Stealth, pois você pode subir pelo lado direito ali onde você o pega (há uma passagem no alto da parede) e pegar o Micromax num Prize Block escondido no alto. A bandeira está numa caverna vertical no centro da fase, onde é preciso escalar com a ajuda de blocos elevadores, o que torna a tarefa extremamente ingrata. Com Micromax, as coisas são infinitamente mais simples.



Ainda com Iron Knight, desça pelo lado esquerdo até alcançar uma bifurcação, mas com um caminho impossível para o cavaleiro entrar ali. Continue descendo até chegar no teleporte lá embaixo, mas não use-o. Salte até achar um Prize Block na coluna da esquerda de blocos de pedra. Ali encontra-se outro Micromax. Suba com ele até os túneis estreitos mais acima e siga por ali. Nos três P-Blocks do alto encontram-se a vida, a moeda e um relógio. Desça e escolha o seu caminho, pelo teleporte ou bandeira.



Apenas um adendo: caso esteja tendo problemas para conseguir subir até a bandeira, recomendo passar no Elsewhere 32, mesmo sendo um beco sem saída (ele te retorna às Caves of Ice). Mas lá existe um capacete do Cyclone, o que ajuda bastante à conseguir chegar na bandeira em Caves of Ice.


Opcional: Elsewhere 32
Te leva para: Caves of Ice
Itens Importantes: 1 Moeda, 1 Cyclone e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Essa fase se resume numa grande sala lotada de blocos atiradores e blocos de gelo. Se você tocar em um deles, vai gerar uma reação em cadeia que vai perfurar a sala toda, inclusive fazendo buracos no chão da fase, tornando-a mais difícil ainda. Há uma moeda aqui (no andar mais baixo, perto dos inimigos verdes) e o capacete do Red Stealth fica logo acima de onde você começa a fase, num Prize Block escondido. O Cyclone fica no Prize Block mais próximo do teleporte de saída. Certifique-se de quebrar os dois blocos de gelo sobre o teleporte com o Red Stealth ou usando os blocos atiradores, ou terá que morrer pra tentar denovo.



Com Cyclone, ao voltar para Caves of Ice, basta voar pela passagem do alto da parede à direita e seguir para a bandeira.



The Nightmare Peaks I
Pode te levar para: The Nightmare Peaks II e Elsewhere 16
Itens Importantes: 3 Vidas, 2 Moedas e 6 Micromax
Speed Bonus - 41 segundos



Já de cara, se você não estiver com Micromax ou Cyclone, pode pegar a mosquinha no Prize Block da parede. E, mesmo que você tenha chegado aqui com o Cyclone conseguido no Elsewhere 32, o melhor personagem para explorar The Nightmare Peaks I ainda continua sendo o Micromax. Mais acima, existe uma passagem que te derruba para uma sala com alguns diamantes e outro capacete do Micromax. Subindo mais um pouco, existem P-Blocks à direita em duas linhas, onde apenas Micromax consegue entrar. Na linha de cima, estão uma vida e uma moeda, além de mais diamantes. Ali dentro, no canto superior direito, há uma passagem que leva diretamente ao único teleporte que te deixa no Elsewhere 16. Na parede da esquerda dali, próxima aos dois dragões, há outro Prize Block, dessa vez escondido, bem no alto da parede, com mais uma vida.



A segunda moeda de continue está um pouco mais acima, numa sala repleta de teleportes no chão (todos eles te levam pro começo da fase). Suba nos blocos de ferro e, bem no alto, há um P-Block com a moeda, como mostra a imagem. No canto superior direito, há outro P-Block escondido com a terceira vida. Dali, se você continuar pela direita, depois de mais Prize Blocks, há uma pequena fenda na parede, bem no alto, que te leva diretamente para a bandeira da fase.


Opcional: Elsewhere 16
Te leva para: The Nightmare Peaks II
Itens Importantes: 1 Vida e 1 Juggernaut
Speed Bonus - Nenhum

A fase é uma subida simples, onde é preciso ir saltando nos blocos de ferro e evitando de encostar nos blocos atiradores. Mesmo se tocar neles, é simples prever a reação em cadeia e desviar do contra-ataque. Vá subindo com o Micromax até chegar no topo. Do lado direito, no teto, está a vida e, nos Prizes Blocks do outro lado, há o Juggernaut, mas não recomendo pegá-lo para a próxima fase.





The Nightmare Peaks II
Te leva para: Chefe Bagel Brothers
Itens Importantes: 1 Vida e 2 Cyclone
Speed Bonus - 19 segundos



Essa é relativamente curta, mas, nem por isso, é uma fase fácil. Começamos numa sala onde o Prize Block nos entrega o Cyclone. Mas, há uma curiosidade nessa fase... Estando com o Micromax, experimente pausar e selecionar RESTART ROUND. Toda vez que voltar à fase, vai perder uma vida, isso sucessivamente até o game-over, à menos que pressione para baixo no direcional antes de entrar na fase. Esse bug acontece porque o hitbox do Kid, que é o personagem que se reinicia uma fase, nasce dentro do Prize Box onde está o Cyclone.

Enfim, curiosidades à parte, para pegar a única vida dessa fase, basta usar o Cyclone, subir pela ponte quebrada logo acima e descer na próxima, à direita. A vida está no Prize Block da parede. Dali fica a seu critério explorar ou não a fase em busca de mais diamantes. A saída está à extrema esquerda, na bandeira.




Chefe: Bagel Brothers
Te leva para: Diamond Edge
Itens Importantes: 2 Berzerker, 2 Eyeclops, 1 Iron Knight e 2 Red Stealth
Speed Bonus - 220 segundos

O chefe é basicamente uma mescla do Shishkaboss e do Boomerang Boss, tendo as três cabeças voando independentes, em alturas diferentes e soltando aquela gosma verde, ao invés dos bumerangues. Temos 7 capacetes além do Kid para acertar 30 vezes em cada cabeça. A maioria dos Prize Blocks estão escondidos, mas são fáceis de achar devido ao raio do Eyeclops. No geral, é um chefe bastante simples.





Diamond Edge
Pode te levar para: Scorpion Isle, Towers of Blood, Elsewhere 17 e Elsewhere 19
Itens Importantes: 1 Vida e 3 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum




Essa fase é como uma central de teleportes para inúmeros locais que podem definir o resto da sua jogatina. No final dela, estão 6 teleportes que vão te levar à uma infinidade de fases, umas mais fáceis, outras mais difíceis, mas a maioria é realmente complicada, pois estamos na metade final do jogo.

A fase em si é simples: pegue Skycutter e siga com ele até chegar no teleporte no final. Ele vai te levar à uma sala com 5 teleportes em diferentes lugares, cada um te levando pra uma fase diferente. Dependendo do teleporte escolhido, você vai parar em alguma adjacência do jogo, seja por um lado ou pelo outro. O caminho normal seria pela The Hills Have Eyes, no teleporte à extrema direita. Abaixo, um pequeno guia dos teleportes, além da imagem que ajuda bastante na escolha:



- o teleporte à extrema direita te leva à The Hills Have Eyes, a continuação normal do jogo;
- no topo, à esquerda, culmina na fase  Scorpion Isle;
- no topo da direita, o Elsewhere 17;
- no topo ao centro, o Elsewhere 19;
- o último restante te leva ao estágio Towers of Blood;


Opcional: Elsewhere 17
Te leva para: Elsewhere 18
Itens Importantes: 4 Vidas
Speed Bonus - Nenhum

Esse Elsewhere pode, ao mesmo tempo em que é simples e objetivo, se tornar um pesadelo. Isso porque ele se resume em uma escalada por blocos atiradores que vão destruindo tudo que ficou pra trás, te obrigando a acertar todos os saltos. Se cair, perderá uma vida. A recompensa são 4 vidas nos 4 Prize Blocks acima do teleporte.




Opcional: Elsewhere 18
Te leva para: Scorpion Isle
Itens Importantes: 1 Moeda, 1 Eyeclops e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

A fase é uma reta só, cheia daquelas baleias que pulam. Seu capacete inicial é o Eyeclops, podendo com ele fazer aparecer blocos no caminho, conseguindo assim matar alguns inimigos. No final, a moeda está no Prize Block no canto superior direito.




Opcional: Elsewhere 19
Te leva para: Towers of Blood
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda e 2 Micromax
Speed Bonus - Nenhum

O design do Elsewhere 19 é como uma corrida de obstáculos: você precisa subir e descer por salas verticais, desviando das brocas e dos inimigos no chão. A fase em si não é difícil, desde que você tome cuidado pra não perder o Micromax. O segundo capacete do personagem está após a quarta colunda de blocos, na parte mais baixa. A moeda de continue está logo no topo da primeira coluna, num Prize Block escondido. A primeira vida está no segundo pilar de blocos de pedra, também num Prize Block escondido. Na última coluna está a última vida e o teleporte de saída logo abaixo.




Opcional: Scorpion Isle
Te leva para: The Hills Have Eyes
Itens Importantes: 3 Vidas, 2 Moedas, 7 Eyeclops, 3 Maniaxe e 6 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum

Scorpion Isle serve de ponte entre Diamond Edge e The Hills Have Eyes, mas você pode chegar aqui através do Elsewhere 18 também. É uma fase relativamente curta, mas que contém bons itens, como as 3 vidas e as duas moedas de continue. De cara, nos Prize Blocks iniciais, você pode optar pelo Skycutter ou pelo Eyeclops, o qual eu recomendo mais.

A primeira vida e moeda estão num fosso com espinhos, onde dois escorpiões brancos ficam andando. Com Eyeclops, basta usar seu raio para surgir um chão de blocos e matar os inimigos, além de permitir coletar os itens. Mais adiante, sobre um bloco cogumelo, está a segunda vida, num P-Block escondido no alto. Um pouco mais à frente, num espaço entre dois fossos, existem dois P-Blocks escondidos, um com a terceira vida e o outro com a segunda e última moeda da fase.



O melhor personagem para passar por essa fase é o Eyeclops por razões óbvias. Mas, no alto da fase, há uma fila de blocos de pedra, onde alguns são Prize Blocks que dão diamantes. Há um Maniaxe logo no começo da fase, portanto, se quiser juntar alguns diamantes e fazer mais vidas, essa fase é bem recheada deles. Só fique meio esperto com o tempo, que é curto e os relógios estão em lugares de difícil acesso.

Curiosidade: há um teleporte escondido nessa fase, acessado apenas com o Micromax. Ele fica sob uma ponte, perto do final, onde existem vários Prize Blocks no teto. Esse teleporte também te leva para The Hills Have Eyes.




Opcional: Towers of Blood
Pode te levar para: Elsewhere 20 e Alien Twilight
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Moedas, 4 Eyeclops, 6 Cyclone, 9 Maniaxe e 4 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Uma fase inteiramente vertical, mas dessa vez com vários agravantes, como inimigos e brocas. De longe, o melhor personagem pra encarar as "Torres de Sangue" é o Cyclone por sua mobilidade aérea natural. São 3 torres, uma do lado da outra, cada uma apresentando uma forma diferente de ser "escalada". A primeira coisa a ser feita é subir pela torre da esquerda até o topo dela e pegar o Cyclone lá em cima.

Uma das vidas você acha na torre do meio, em um dos dois Prize Blocks cercados pelos blocos fantasmas. Uma das moedas está numa caverna abaixo da torre da direita, um lugar de difícil acesso. Com o Eyeclops você consegue formar algumas plataformas de blocos transparentes se seguir pela direita logo no começo (depois dos dois monstros de fogo). Outra moeda está no alto da torre central, também cercada por dois monstros de fogo, em um Prize Block escondido no teto. As outras duas vidas estão em lugares de difícil acesso e não compensam o esforço.



A fase permite duas saídas, sendo que ambas estão na torre da direita. Pelo alto, o primeiro teleporte ali te leva para a fatídica Alien Twilight e, duas salas abaixo, aquele teleporte te leva ao Elsewhere 20.




Opcional: Elsewhere 20
Pode te levar para: The Crypt e Alien Twilight
Itens Importantes: Nenhum
Speed Bonus - Nenhum

O único motivo pra você ter vindo parar aqui é não ter conseguido chegar no teleporte mais alto da Towers of Blood, que te levaria à Alien Twilight. Ou isso ou então você deseja visitar a The Crypt, uma fase tão fora do rumo em Kid Chameleon que precisa de dois Elsewheres para ser alcançada.

Aqui não tem muito segredo: se quiser sobreviver, suba até o terceiro andar (tomando cuidado com os blocos transparentes) e siga direto para os teleportes. O da direita te leva à The Crypt e o da esquerda, para Alien Twilight.




Opcional: The Crypt
Pode te levar para: Elsewhere 21 e Alien Twilight
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Moedas, 1 Maniaxe e 8 Micromax
Speed Bonus - 95 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos

Essa fase consiste em uma subida até a bandeira, que está no alto, do lado esquerdo. Desaconselho subir pelo lado esquerdo, pois existem muitos inimigos e as plataformas móveis são muito traiçoeiras. Aliás, uma das moedas está no topo desse caminho, mas opte por pegar um Micromax antes de seguir por ali. A única vida da fase está mais à direita, num fosso cheio de espinhos. Um pouco mais ao alto, há um teleporte posicionado sobre blocos de gelo. Ele te leva ao Elsewhere 21.



A segunda moeda está numa sala secreta no alto, bem no centro da tela. É preciso subir pelo lado direito se você quiser pegá-la. Depois de passar pela parte das brocas no teto, há um desnível com geralmente dois daqueles UFOS, no centro há um buraco falso que te leva para uma câmara secreta com alguns Prize Blocks. À direita você encontra a moeda e à esquerda, mais um Micromax, caso precise. Cuidado apenas com os dois blocos de ferro no centro: se pisar neles, eles sobem rapidamente e podem te matar esmagado no teto.



Seguindo pela esquerda você acha o pequeno labirinto que te leva à bandeira (há mais um Micromax no começo do labirinto, num Prize Block escondido). Terminando essa fase você ainda leva o Path Bonus de 25 mil pontos por ter chegado até aqui.


Opcional: Elsewhere 21
Pode te levar para: The Crypt
Itens Importantes: 2 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

O Elsewhere 21 se resume em vários fossos entre penhascos, onde é preciso subir cada um deles, um após o outro, até alcançar o teleporte à direita. Se ainda estiver com Cyclone, é bem fácil. Com Micromax também é simples, mas existem 2 Red Stealth que também facilitam bastante sua vida aqui. Só tome cuidado com os inimigos que despencam do teto.




Opcional: Alien Twilight
Te leva para: Secrets in the Rock
Itens Importantes: 1 Juggernaut, 2 Maniaxe e 7 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Alien Twilight é uma fase que pode complicar sua vida. Primeiro que ela não tem nenhum atrativo, nenhuma vida nem moeda. Segundo, ela se divide em dois possíveis caminhos: pelo alto dos prédios ou pelos esgotos. Terceiro, os UFOs dão um enorme trabalho aqui, principalmente pelo fato deles sobrevoarem você e atirarem raios lá de cima. Fica extremamente difícil desviar. Infelizmente, se você chegou até aqui, será preciso vencer essa fase para continuar o caminho normal do jogo.

De início, se estiver com Micromax, pegue Red Stealth logo no primeiro P-Block e caia nos esgotos à direita. Siga com cuidado por ali até avistar duas colunas de blocos de pedra sobre um teleporte: aquele é o teleporte de saída desse inferno. Para facilitar sua vida, mate pelo menos o UFO que vem da esquerda, pois ele vai te infernizar na hora de quebrar os blocos e descer no teleporte.





The Hills Have Eyes
Pode te levar para: Elsewhere 22 e Secrets in the Rock
Itens Importantes: 2 Vidas, 2 Moedas, 1 Berzerker, 1 Cyclone, 3 Eyeclops, 2 Iron Knight, 1 Maniaxe, 1 Red Stealth e 1 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum



Essa fase é a que mais contém capacetes diferentes de todo o jogo. Apesar da quantidade, se estiver com Cyclone tudo fica mais fácil. De começo, opte pelo Maniaxe logo no primeiro P-Block e suba a colina. Ali no alto, já existem alguns capacetes novos, caso queira outro personagem. No P-Block próximo da ponte de blocos de ferro, está a primeira vida. Siga ali por cima e há outro P-Block escondido no final dessa ponte, com o capacete do Cyclone.



Descendo no final da tela, existem dois caminhos possívels: pelo meio ou por baixo. Pelo meio, haverá uma câmara mais à frente com uma linha de P-Blocks no alto. Acima dessa linha, há outra com P-Blocks escondidos. Apenas com Cyclone você consegue pegá-los e ali está a primeira moeda de continue. No final dessa parte, você vai chegar ao teleporte que te leva para Elsewhere 22. Por baixo, desvie das colunas móveis e pegue a vida e a outra moeda nos P-Blocks solitários do teto. No final, o teleporte te leva para a Secrets in the Rocks.




Opcional: Elsewhere 22
Pode te levar para: Alien Twilight e Secrets in the Rock
Itens Importantes: 1 Cyclone
Speed Bonus - Nenhum

Apenas uma reta com alguns desníveis, inimigos esféricos, lava, espinho e blocos atiradores. Por sorte, nada fatal, mas todo cuidado é pouco. Os dois teleportes no final te levam para Alien Twilight (direita) e Secrets in the Rock (esquerda). Desnecessário mencionar que a ida para Alien Twilight é completamente inútil.





Secrets in the Rock
Pode te levar para: Ice God's Vengeance e Elsewhere 23
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 1 Berzerker, 6 Micromax e 1 Cyclone
Speed Bonus - 50 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos



Já de começo, pegue Berzerker no P-Block inicial escondido à esquerda e perfure a parede à frente. O teleporte ali te leva ao Elsewhere 23. Independente da sua escolha, pegue o Micromax ali dentro e siga pela direita. Quando avistar 3 Prize Blocks, passe reto e siga para uma espécie de labirinto de blocos de pedra. Suba pela última coluna e entre na fenda à direita. Desça a escadinha e note vários Prize Blocks ali: o do centro contém uma vida.



Suba por ali e volte naquele local com 3 Prize Blocks. Suba pela parede da direita e pegue outra vida no Prize Block escondido no alto. Ali mesmo, escale a parede da direita com o Micromax (é difícil mas não é impossível) e pegue o capacete do Cyclone no teto.



Vá seguindo pela esquerda até encontrar uma área aberta, lotada daqueles dragões voadores. Ali no alto, há um único Prize Block em meio aos blocos fantasma, contendo a única moeda da fase. À extrema esquerda, no cantinho, há outro Prize Block escondido com 10 mil pontos. Pegue-os e siga para uma das saídas, lembrando que a bandeira fica do lado extremo direito da fase.



Curiosidade: notem que existe um único Prize Block no chão, perto do teleporte para Alien Twilight. Ele só pode ser aberto de uma maneira: saindo de Alien Twilight com o Red Stealth. Mas todo esse esforço não vale a pena, pois ali dentro só existe um mísero diamante.


Opcional: Elsewhere 23
Te leva para: Tunnels Beneath the Woods
Itens Importantes: 3 Berzerker
Speed Bonus - Nenhum

Já que entrar na fase, prepare-se para tentar desviar do bode que vem correndo em sua direção. A fase consistem em três andares apenas com esses inimigos, sendo que o último andar é feito de blocos transparentes, cheios de espinho no fundo. Passe correndo ali e siga para o teleporte de saída.




Opcional: Tunnels Beneath the Woods
Pode te levar para: Hills of Forever e Elsewhere 24
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 1 Cyclone, 8 Juggernaut e 6 Red Stealth
Speed Bonus - 28 segundos

Primeiro conselho que te dou em Tunnels Beneath the Woods: pegue Red Stealth no primeiro Prize Block e permaneça com ele. Os vários Juggernauts que existe na fase são quase inúteis aqui, pois vamos precisar de saltos precisos entre os montes de passagens no subsolo. A primeira vida está no final da superfície, à direita. Cuidado pra não atingir os blocos atiradores e perder o Prize Block. Depois disso, desça pelo buraco no centro da fase.



A segunda vida, juntamente com o capacete do único Cyclone da fase, está no oitavo túnel da direita, descendo pelo buraco do centro da fase. Lá no fim, após alguns blocos atiradores, estão os dois itens. Note que, acima está o teleporte que te leva ao Elsewhere 24. A moeda está no terceiro túnel, de cima pra baixo, seguindo a mesma lógica. Cuidado apenas para não pegar o Juggernaut no Prize Block ao lado de onde está a moeda.



A saída para a fase Hills of Forever fica nos túneis à esquerda, na bandeira. Existem vários jeitos de se chegar lá, mas, normalmente, é usando o Red Stealth. Para nossa sorte, há um Prize Block ali próximo com ele, facilitando alcançar a dita cuja.




Opcional: Elsewhere 24
Pode te levar para: Hills of Forever e Monster Island
Itens Importantes: 1 Vida e 1 Juggernaut
Speed Bonus - Nenhum

Assim que começar a fase, salte para não levar dano do escorpião que vem sedento por você. O único capacete aqui é o Juggernaut, mas ele é um tanto quanto inútil caso deseje pegar a única vida da fase. Fora isso, existem duas saídas: à direita, um teleporte te leva à Hills of Forever. No mesmo caminho, mas à esquerda, após uma leva de inimigos, o outro teleporte te transporta para Monster Island.




Opcional: Hills of Forever
Pode te levar para: Elsewhere 25, Ice God's Vengeance e Monster Island
Itens Importantes: 3 Vidas, 1 Moeda, 2 Berzerker, 2 Iron Knight e 2 Red Stealth
Speed Bonus - 30 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos

Se você conseguiu chegar até aqui com o Cyclone pego lá em Tunnels Beneath the Woods, comece subindo voando para pegar a moeda e uma vida nos Prize Blocks cercados pelos blocos escada. Se não estiver com o Cyclone, há um bloco elevador escondido mais abaixo. Essa fase é lotada de inimigos, portanto, usar o Diamond Rain do Cyclone ou qualquer outro poder com os diamantes é uma ótima idéia aqui. A fase também ajuda muito no que diz respeito à diamantes, são cerca de 40 deles, além de dois Prize Blocks com 10 diamantes cada.



Depois de pegar a vida e a moeda, continue pela direita e, se quiser pegar o Red Stealth, vá por cima nos blocos escada. Ainda há o Berkzerker no topo da primeira montanha. Mais adiante, use os blocos de borracha para subir nos blocos cogumelo e pegue a segunda vida no único Prize Block ali.



Um pouco mais adiante, você se depara com uma bifurcação: se quiser pegar os atalhos para o Elsewhere 25 e Ice God's Vengeance, desça pelo buraco dos blocos atiradores. Caso contrário, siga em frente até achar a bandeira para ir à Monster Island. Descendo, há uma passagem logo no início da rampa, mas que fica complicado acessar se estiver com o Red Stealth, pois ele escorrega em rampas. Seguindo por trás do cenário, você vai sair numa câmara cheia de Prize Blocks com um teleporte logo no início (Ice God's Vengeance).



No alto da escada de blocos de ferro, estão um Prize Block com 10 diamantes e outro com a terceira e última vida da fase. Indo pela esquerda, há outro teleporte próximo aos blocos de borracha, que te leva ao Elsewhere 25.




Opcional: Elsewhere 25
Te leva para: Hills of Forever
Itens Importantes: 1 Moeda e 2 Juggernaut
Speed Bonus - Nenhum

Este Elsewhere é muito parecido com o anterior (24), principalmente no início, onde um escorpião vem em sua direção, lhe obrigando a saltar. A única moeda da fase está logo abaixo de onde você começa. O teleporte de saída fica ao centro. Existem dois capacetes do Juggernaut aqui, mas tome cuidado ao usá-lo: como é uma fase curta e apertada, é fácil acontecer algum bug de colisão e você morrer à toa aqui.




Opcional: Monster Island
Pode te levar para: Ice God's Vengeance e Elsewhere 26
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Eyeclops, 1 Berzerker, 1 Cyclone, 1 Maniaxe, 1 Juggernaut e 1 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum

Como o próprio nome sugere, Monster Island é uma fase repleta de monstros pra todo lado. O design dela é uma reta, com vários obstáculos e monstros brotando de tudo quanto é canto. Já no início, note os dois teleportes no alto. Pegue o Juggernaut no P-Block inicial e siga em frente. Todos esses Prize Blocks do teto são diamantes, então, não precisa se preocupar em pegá-los (até porque, com Juggernaut é impossível).

Seguindo em frente, logo na primeira caverna, onde brotam vários daqueles inimigos pequenos e saltitantes, pegue a primeira vida, conforme mostra a imagem. Um pouco mais adiante está a segunda vida da fase. Quando chegar no final, há uma plataforma para poder subir pra segunda etapa da fase.



Ali em cima, pegue o Skycutter e siga em frente, saltando as barreiras de blocos de ferro com brocas. Nos dois teleportes, o da direita te leva para Ice God's Vengeance e o da esquerda, para  o Elsewhere 26, te obrigando a passar por Monster Island novamente, o que o torna completamente inútil.




Opcional: Elsewhere 26
Te leva para: Monster Island
Itens Importantes: 2 Maniaxe
Speed Bonus - Nenhum

Não há nenhum motivo para visitar esse Elsewhere. Não existe vidas, muito menos moedas, nem tantos diamantes. Nem sequer um bônus Path ou Speed. Nada, além de dois capacetes de Maniaxe. E só. Apenas suba nas plataformas, matando os inimigos até alcançar o teleporte do topo. Lembrando que você agora terá que encarar denovo a Monster Island...





Ice God's Vengeance
Te leva para: Beneath the Twisted Hills
Itens Importantes: 1 Vida, 2 Moedas e 12 Micromax
Speed Bonus - Nenhum




Eis a segunda das 4 piores fases de Kid Chameleon. Se você já passou por Bloody Swamp, sabe do que estou falando. Enfim, Ice God's Vengeance não tem nada de similar com Bloody Swamp, afinal, essa não é uma fase running. Aqui impera o brilhantismo do design da turma da Sega Technical Institute, criando uma fase de extrema dificuldade e obrigando os jogadores a calcularem todos os saltos, até mesmo aqueles que parecem insignificantes.

A fase se resume em três partes: primeiro, se você chegar aqui com o Kid, terá que subir pelo lado esquerdo pra pegar um capacete do Micromax. Só essa subida é o suficiente para lhe arrancar diversas vidas, tamanho o número de obstáculos e inimigos espalhados por ali, juntamente com blocos fantasmas e etc. Em segundo, você terá que descer tudo isso denovo e subir pelo lado direito, que é infinitamente mais difícil que o esquerdo. Terceiro e por último, no topo da montanha de gelo, estão espalhados vários teleportes, sendo que apenas um te leva para a próxima fase. Todos os outros te jogam lá pra baixo, pro começo denovo!

O desafio proposto em Ice God's Vengeance é elevado e apenas os mais insistentes conseguem sair vivos daqui com uma boa quantidade de vidas. Lembrando que ainda temos mais duas pedreiras de fases pela frente. Se tiver sorte e chegar aqui com o Micromax (que pode ser conseguido na Secrets in the Rocks e não pegando o atalho para o Elsewhere 26) ou até mesmo com o Cyclone (conseguido na mesma Secrets in the Rocks, o que é um meio mais simples ainda), a fase se torna bem mais fácil.

Existem 1 vida e duas moedas de continue aqui. Apenas uma das vidas vale a pena você desviar sua atenção para ir atrás, ela se encontra numa caverna vertical logo no início da fase, basta atravessar a ponte de blocos transpartes e subir (com o bloco elevador) até o alto, onde estão dois Prize Blocks. O da esquerda contém a vida e o da direita, 10 diamantes. Um recurso importante que você pode usar para facilitar um pouco sua vida aqui, principalmente se você não estiver com Cyclone ou Micromax, é usar e abusar dos poderes dos diamantes. Se estiver com Kid, siga pela escalada da esquerda até achar o capacete do Micromax no alto. Depois desça e siga pela escalada da direita.



Quando estiver subindo pelo lado direito, note que em determinado momento, o caminho se divide. Nessa hora, se estiver precisando de outro Micromax, continue subindo pela direita até o topo (recomendo sair da fase com o Micromax de energia cheia). Caso contrário, use os blocos de borracha para saltar na ponte de blocos fantasmas e continue subindo pela esquerda. Após passar pelos blocos cogumelo, você alcança o topo da fase, com vários teleportes em cada uma das colunas de blocos de ferro. O teleporte correto é o segundo da direita pra esquerda.





Beneath the Twisted Hills
Pode te levar para: Elsewhere 27 e Alien Isle
Itens Importantes: 1 Red Stealth
Speed Bonus - 60 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos




Uma fase simples com duas saídas: uma levando ao Elsewhere 27 e outra à complicadíssima Alien Isle. É preciso ponderar alguns pontos em Beneath the Twisted Hills antes de escolher qual saída seguir. Digo isso porque Beneath the Twisted Hills é uma fase que te permite conseguir o Cyclone através do Elsewhere 28, o que te ajuda um pouco no Elsewhere 29 e MUITO em Alien Isle, se você conseguir mantê-lo até lá. Como Beneath the Twisted Hills não tem nenhum outro atrativo, avalie bem as circunstâncias explicadas no Guia para tentar estabelecer um caminho seguro, tanto se estiver com o Micromax conseguido em Ice God's Vengeance  (por isso era importante sair de lá com Micromax e a energia dele cheia) ou optando pela tentativa de pegar o Cyclone no Elsewhere 28.

De qualquer forma, chegar aqui e passar com Micromax pela bandeira pode ser a melhor de todas as opções. Você perderá a chance conseguir 5 moedas no percurso (nas fases adjacentes puladas), mas evitará muita dor de cabeça, principalmente no Elsewhere 28. Mesmo pegando Cyclone lá, mantê-lo vivo por duas fases é meio penoso. Outra coisa: se você estiver com uma boa barra de energia conseguida com o poder do Extra Hit Point do Iron Knight, siga direto para Alien Isle. Não arrisque perder sua barra de vida, de extrema importância em Alien Isle, para tentar pegar o Cyclone no complicado Elsewhere 28.

De qualquer jeito, tanto o caminho para a bandeira quanto para o teleporte é pelos túneis da fase. Tanques azuis estão por toda parte, mesmo nos túneis, e precisam de 4 pisões para morrerem. Tente acumular o máximo de diamantes também. Nessa fase estão dispostos 8 Prize Blocks contendo 10 mil pontos, caso sua procura no jogo seja por pontuação.

Assim que chegar numa bifurcação no subterrâneo, se você seguir reto (onde está um bicho), verá o teleporte para o Elsewhere 27 no canto da parede. Para seguir pela bandeira logo acima, ative o bloco atirador ali no alto e use o elevador para subir pelo túnel vertical e alcançá-la.




Opcional: Elsewhere 27
Te leva para: The Shimmering Caves
Itens Importantes: 1 Moeda, 1 Eyeclops, 1 Maniaxe e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

O teleporte de saída da fase está logo no início dela, bem acima de onde você começa. Aqui temos três capacetes e uma moeda: os três capacetes estão logo à frente, sobre uma ponte de blocos fantasmas. A moeda fica mais acima, à direita, no único Prize Block localizado sobre uma formação triangular de madeira.




Opcional: The Shimmering Caves
Pode te levar para: Elsewhere 28 e Elsewhere 29
Itens Importantes: 1 Vida, 3 Moedas, 3 Maniaxe e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

The Shimmering Caves pode começar de duas formas diferentes, dependendo de por onde você chega nela. Caso venha pelo teleporte em Elsewhere 27, começará na parte aberta, no alto. Se morrer, irá iniciar "preso" do lado direito. Ali mesmo, pegue o capacete do Maniaxe e siga pela esquerda. A primeira moeda está logo no início, no alto. A segunda moeda está no mesmo local, só que na sala mais à esquerda. Desça pelos degraus de blocos de ferro, desvie das plantas cuspidoras e caia novamente. Ali, à esquerda, há uma pequena sala com uma planta e um daqueles bichos que correm, onde é preciso entrar abaixado. No Prize Block da direita, no teto, está a terceira e última moeda da fase.



Seguindo em frente, passe pela ponte de blocos transparentes e comece a subida. Tome cuidado com os monstros de pedra que vão caindo e siga até a entrada de outra caverna, pelos blocos atiradores. Evite à todo custo cair nos blocos transparentes dali, ou a morte nos espinhos é certa. Do outro lado, desça pelos 3 blocos transparentes e pegue um Prize Block com 10 diamantes no alto, à direita. Mais abaixo, após vários blocos de borracha, estão dois teleportes: o da direita te leva para o Elsewhere 29 e, o da esquerda, para o Elsewhere 28.



Sobre o Elsewhere 28, preciso dizer o seguinte: apesar de você conseguir sair de lá com o Cyclone, essa é uma fase extremamente difícil. Se puder evitá-la é melhor, até porque é um beco sem saída, te levando de volta à The Shimmering Caves.


Opcional: Elsewhere 28
Te leva para: The Shimmering Caves
Itens Importantes: 1 Moeda, 2 Eyeclops e 1 Cyclone
Speed Bonus - Nenhum

O Elsewhere 28 é uma daquelas fases em Kid Chameleon onde você não está permitido à errar. Nenhum erro é permitido aqui, qualquer coisa que você fizer errado, como cair de um bloco ou quebrar algum bloco, pode te obrigar a repetir a fase toda. E isso significa vidas, vidas e mais vidas jogadas fora. E isso, se você tiver acumulado pontos de energia com o Extra Hit Point do Iron Knight, será um duro golpe na sua jornada.

Primeiro, você é quase totalmente dependente do Eyeclops aqui. Você começa no fundo de um poço de lava e apenas o herói vestindo verde pode lhe mostrar os blocos invisíveis usados para subir. Pra atrapalhar, labaredas de lava sobem de tempos em tempos, alcançando grandes alturas e te obrigando a calcular exatamente o tempo entre atirar com Eyeclops para aparecer os blocos e saltar corretamente antes que eles sumam!

Depois de subir por duas escadas de blocos, salte diretamente no bloco de gelo à direita e aguarde a lava sumir. Siga pela direita à partir dali, pois à esquerda é um caminho nulo que te obrigará a retornar. Há outro Eyeclops no bloco mais acima, no cantinho superior direito. Esse trecho do meio da fase é mais fácil se você seguir com o Kid, pois sua habilidade de escalar as bordas ajuda um bocado aqui.

Nos quatro Prize Blocks do alto estão, além da moeda, diamantes e o tão sonhado capacete do Cyclone. Pegue tudo e saia desse inferno, retornando à The Shimmering Caves. Você vai sair praticamente no meio da fase, desvie de tudo e de todos, evite à todo custo levar dano lá para chegar ao Elsewhere 29 com o Cyclone inteiro.




Opcional: Elsewhere 29
Te leva para: Alien Isle
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Maniaxe e 1 Red Stealth
Speed Bonus - Nenhum

Caso opte ir direto pelo Elsewhere 29, não encontrará muitas coisas interessantes além de uma vida, Maniaxe e Red Stealth, todos nos Prize Blocks localizados na parte alta da fase. Caso entre aqui depois de conseguir o Cyclone no complicado Elsewhere 28, apenas voe pelo alto (evitando muita dor de cabeça) e siga para a parte alta. Aqui é uma boa usar a Diamond Rain para matar os inimigos e seguir para o teleporte à direita tranquilamente.





Alien Isle
Te leva para: The Land Below
Itens Importantes: 1 Vida, 1 Moeda, 2 Eyeclops, 6 Maniaxe e 1 Micromax
Speed Bonus - Nenhum




Alien Isle é a terceira das 4 fases mais difíceis de Kid Chameleon. Ela fica à exatamente 4 etapas de Plethora, o que nos indica que estamos próximos do final do jogo. E, por mais irônico que isso seja, essa fase pode enterrar de vez a sua jogatina se não tiver se precavido antes. Quando eu digo se precaver, quero dizer chegar aqui com uma boa quantia de energia (Extra Hit Point do Iron Knight), além de muitos diamantes no bolso e, melhor ainda, com o Cyclone. Entretanto, se você morrer volta à estaca zero e a última vez que ele foi visto no jogo foi em Hills of Forever...

A fase tem um layout inicial de um labirinto por dentro da caverna, cheio de blocos fantasmas que podem te matar se não tomar o devido cuidado. Depois disso, o design apresenta 4 poços (ou buracos), sendo que, sem um personagem que escale ou voe, será preciso subir através de blocos elevadores por esses 4 poços antes de chegar no teleporte final. Isso não seria problema algum em termos de design de fases, mas os inimigos em Alien Isle tornam a tarefa extremamente complicada.

Aqui temos aqueles UFOs, que sobrevoam cada um dos poços (na verdade são 5 UFOs) e, só pelo fato de estarem ali, já atrapalham bastante. Mas aí vem o pior! Quando você desce em um desses poços sem um personagem que voe ou escale, terá que usar o bloco elevador para subir novamente e seguir em frente. Acontece que os UFOs lá do alto descem uma saraivada de tiros em você, pobre coitado, que tenta se manter em pé sobre o bloco elevador. Com poucas rajadas eles eliminam seu capacete e, com mais algumas, sua vida. Agora multiplique isso por 4 e terão uma vaga idéia da dificuldade em Alien Isle.

"Ah Cosmão, mas ali você indica que a fase tem um capacete do Micromax! Basta pegar ele então e conseguir escalar os poços", sim, é claro, está especificado ali na ficha da fase um Micromax. Mas acontece que, mesmo escalando com Micromax ou voando com o Cyclone, você vai precisar de muita energia e diamantes pra se livrar dos UFOs...

Eu vou aqui descrever as três situações, seja com Micromax, com Cyclone ou seja sem nenhum dos dois.

Após o início, caia nos blocos atiradores logo no início, de preferência no bloco atirador mais à direita e continue apertando para direita (à esquerda, sobre um bloco cogumelo, há um Prize Block escondido com a única vida da fase). Entre numa passagem dentro da parede e fique sobre o teleporte ali dentro: você vai ser teleportado para o alto, dentro da caverna. Desça por ali (não siga pela direita por cima), tomando cuidado com os blocos fantasmas. Logo abaixo, há um Prize Block escondido com o capacete do Micromax.



Suba pelo único caminho e tome cuidado com os blocos de gelo: ao bater neles, eles soltam as estalagmites nos blocos atiradores do alto, que revidam e podem te acertar. Lembre-se: com ou sem energia extra conseguida pelo Iron Knight, é bom chegar na segunda etapa da fase com a energia cheia (3 ou mais pontos).

• Com Micromax
Subindo por ali, quebre os blocos e prepare-se para talvez o ponto mais difícil do jogo todo. Se estiver com 20 diamantes ou mais, ative a Minisnake do Micromax para dar uma ajudada com os UFOs e desça, escalando o paredão da frente em seguida. Repita o mesmo processo por mais duas vezes e siga para o teleporte no final.



• Com Cyclone
À partir dos blocos de gelo, não bata em nenhum, apenas siga pela direita e entre passagem pela parede, na caverna. Desça e use o teleporte dali de baixo (a moeda de continue está em um dos Prize Blocks ali), saindo no alto da tela, por onde subimos com Micromax. Novamente, se tiver com 20 diamantes ou mais, ative a Diamond Rain e siga com cuidado, sobrevoando os pilares e evitando à todo custo tocar nos UFOs. No quarto poço, desça e siga pelo teleporte.



• Com Maniaxe ou Eyeclops
Não há muito o que ser dito, apenas o seguinte: sua vida vai se complicar bastante caso não tenha conseguido pelo menos Micromax. Nesse caso, é mais fácil morrer, voltar no início da fase e tentar com o Micromax do que tentar passar com um desses caras. "Mas tem jeito?". Sim, tem como passar sim, mas é de uma dificuldade que não tem tamanho. Primeiro, pra te ajudar, em cada poço há um capacete do Maniaxe, o que pode dar uma ajuda quanto à energia. Os ataques dele também são bem eficazes quando você consegue estar de frente ou acima dos UFOs, ou seja: quase nunca.



A melhor dica que eu posso dar é tentar atrair os UFOs para baixo e matá-los ali antes de subir. Quando estiver num bloco elevador, tente ficar em um dos lados, assim você consegue desviar dos raios dos UFOs, alternando os lados. Só tome cuidado pra não cair. Ou então subir com o bloco elevador, matar o desgraçado lá do alto e depois ir caindo nos outros poços. Mais um lembrete: se perder o bloco elevador, alguns poços tem outro reserva escondido, mas alguns não. Terá que usar o teleporte no fundo deles para voltar ao topo novamente, só que no começo (lá por onde subimos com o Micromax).




The Land Below
Pode te levar para: The Final Marathon e Elsewhere 30
Itens Importantes: 2 Vidas, 1 Moeda, 2 Eyeclops, 1 Juggernaut, 1 Maniaxe e 4 Skycutter
Speed Bonus - 68 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos



The Land Below é a última fase com uma bifurcação no jogo. Depois dela, existem apenas a The Final Marathon e Plethora, o chefe final. A fase em si é simples, com poucas partes onde é preciso se preocupar um pouco mais. De cara, você pode pegar o Eyeclops e ir pela esquerda coletar a primeira vida da fase em um dos Prize Blocks. Continuando pela direita, você pode optar pelo Skycutter para pegar a segunda vida, que fica num P-Block grudado no chão (use sua habilidade de inverter a gravidade para acertar a cabeça no Prize Block). Ou então entrar na passagem logo abaixo dele com outro personagem e pegá-la normalmente.



Dentro da pirâmide há um teleporte que te leva para uma parte mais à frente da fase. Só tome cuidado de não entrar ali com o Skycutter e ficar preso no canto direito: é impossível sair dali e terá que esperar o tempo acabar. Acima do morro anterior, existem alguns Prize Blocks escondidos no teto, sendo que, o mais alto, esconde a moeda. Apenas Skycutter consegue alcançar alternando a gravidade.



Um pouco mais adiante, evite à todo custo pisar no bloco atirador no inicio da ponte: ele desencadeia uma reação de blocos atiradores que vai destruir a ponte inteira, impedindo de continuar. Mas há um capacete do Skycutter no começo da parte com os blocos fantasmas no chão, bem no canto superior do teto. No final desse túnel, existem dois caminhos: um por cima e outro por baixo. Se por acaso você cair, não terá como voltar, pois há uma ponte de blocos de ferro escondidos que o impede de saltar para o alto novamente. Por cima, você segue para a bandeira, indo para The Final Marathon e, por baixo, segue para o Elsewhere 30.




Opcional: Elsewhere 30
Te leva para: Sky Fortress
Itens Importantes: 1 Vida e 2 Cyclone
Speed Bonus - Nenhum

A fase é um espaço fechado onde não existe chão, portanto, salte no bloco transparente logo à frente e pegue o Cyclone no Prize Block logo acima. A vida está no último bloco acima, à direita, onde existem alguns enfileirados. A saída está na parte mais baixa, num teleporte à direita.




Opcional: Sky Fortress
Pode te levar para: The Final Marathon ou Elsewhere 31
Itens Importantes: 2 Vidas, 2 Moedas, 3 Cyclone, 2 Juggernaut, 2 Red Stealth e 3 Skycutter
Speed Bonus - Nenhum

Essa fase tem duas saídas: a primeira delas, caindo em The Final Marathon, fica à esquerda, no topo, alcançável com o Cyclone. A outra saída, que te leva ao último Elsewhere (e sem saída), fica à direita, também cercada com blocos de ferro. Assim que começar a fase, pule para pegar o Cyclone e siga pela esquerda. Suba voando pelos blocos fantasmas e, na última dupla de blocos de borracha, há um Prize Block escondido no teto com a primeira moeda. A primeira vida está logo à direita dali, em um dos 4 Prize Blocks cercando um grupo de blocos de borracha. Cuidado com os UFOs que infestam esse lugar.



A segunda vida está à direita, cercada por blocos de gelo, onde os UFOs fazem a festa de tanto raio e tiros pra todo lado. A segunda moeda está na construção à direita, mas tome o cuidado de não tocar nos blocos atiradores: suba voando pela lateral onde estão dois blocos transparentes. Ela está no Prize Block da direita.



Após pegar todos os itens, siga para uma das saídas já mencionadas.


Opcional: Elsewhere 31
Te leva para: Sky Fortress
Itens Importantes: 1 Vida e 2 Micromax
Speed Bonus - Nenhum

Ao começar a fase, siga pela direita até encontrar o Micromax em um Prize Block. Um pouco mais à direita, você encontra outro capacete do Micromax, além de alguns Prize Blocks com 10 diamantes e a vida da fase. Depois retorne e suba no labirinto de blocos escada. Uma boa idéia aqui é usar a Minisnake do Micromax pra ir detonando os inimigos perfuradores do local.



Assim que voltar à Sky Fortress, apenas caia no teleporte e siga para The Final Marathon, a última fase do jogo.



The Final Marathon
Te leva para: Chefe Plethora
Itens Importantes: 3 Vidas, 2 Moedas, 2 Berzerker, 1 Cyclone, 2 Maniaxe, 1 Micromax, 2 Red Stealth e 5 Skycutter
Speed Bonus - 125 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos



O design da última fase de Kid Chameleon segue o básico do estilo: uma reta, da esquerda para direita, cheia de percalços, obstáculos labirínticos, mecanismos e inimigos por todo canto. É uma fase com um desafio grande, que costuma consumir muitas vidas do jogador. Portanto, chegar aqui com uma boa quantia de vidas é necessário, pois a quantidade de lugares que pode tirar uma vida sua é grande.

Você pode passar por The Final Marathon de duas formas: a primeira, explorando cada canto em busca das 3 vidas e das duas moedas disponíveis na fase toda. A segunda, usando Skycutter e voando baixo pelos obstáculos. O que vai determinar qual modo você vai utilizar é a sua experiência na fase. Com Skycutter é preciso que você tenha decorado todo o percurso, para evitar mortes ou pegar caminhos errôneos.

Se decidir explorar, verá que a fase não é esse desafio todo, mas requer cuidado em alguns trechos. O melhor personagem para explorar a fase é o Maniaxe, devido ao seu ataque. A maioria dos inimigos aqui são aquelas pestes pequeninas, que fazem um barulho enquanto pulam. A primeira vida e a primeira moeda você encontra juntas em dois dos quatro Prize Blocks no alto da fase.



A próxima vida e a próxima moeda estão um pouco mais adiante, sobre pilares de blocos escada, em lugares de difícil acesso. Seguindo em frente, é possível pegar o único capacete do Cyclone, o que te ajudará bastante. Há um local, entretanto, que apenas com Micromax você consegue pegar os Prize Blocks. Ali existem nada menos do que 6 Prize Blocks contendo 10 mil pontos cada. Pra quem busca uma pontuação alta no jogo, 60 mil pontos vão bem a calhar. Deixei nas imagens onde conseguir Micromax e onde estão esses Prize Blocks.



Depois de pegar o Cyclone, acione o bloco atirador para conseguir passar voando por ali. Cuidado no túnel, repleto de inimigos e blocos atiradores. A última etapa da The Final Marathon revela pilares de blocos de ferro cheios de brocas. Próxima à bandeira, está a última vida do jogo.




Chefe FINAL: Plethora
Itens Importantes: 1 Cyclone e 1 Micromax
Speed Bonus - 80 segundos / Path Bonus - 25.000 pontos

Eis, enfim, o último chefe de Kid Chameleon, Plethora. O chefe consiste em 6 daquelas cabeças, dessa vez empilhadas, soltando mais cabecinhas menores que ficam voando pelo cenário e atirando em você. Esse chefe é quase um teste de resistência: você precisa usar todos os pontos de vida dos dois únicos capacetes da fase, além da energia do Kid (que, se não estiver aumentada, é de um ponto apenas).



Para atacar, desça e espere o bicho descer também, pois é preciso pisar na sua cabeça. Depois que ele descer o suficiente, use os blocos de borracha no fundo ou as plataformas móveis para subir e pisar na cabeça dele o máximo que conseguir. Saia e repita o processo. Caso esteja precisando de energia, ambos os capacetes estão sobre as duas colunas de blocos de ferro, uma de cada lado, no centro da tela. Ambos os Prize Blocks estão escondidos e disfarçados, necessitando bater três vezes nele para que soltem o capacete.



No geral, é um chefe simples, só requer mais cuidado porque sua fonte de energia é escassa (apenas dois capacetes). Depois de pisar nele o suficiente para que ele solte todos os olhos, aproveite o final do game, que não é aquelas coisas, mas o prazer de se terminar um jogo tão difícil e longo desses faz ele valer a pena, seja lá como for.



77 comentários:

  1. Puxa, deve ter dado trabalho, mas com certeza valeu a pena, Cosmão! As ilustrações não devem em nada às revistas de videogames dos anos 90, que nos deixavam atiçados para jogar! Se não temos mais a Gamers Book, agora temos o Shugames Book! :D

    Parabéns e continue com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico agradecido pelo elogio xará! O curioso é que o nome desse quadro antes de se tornar Guia Completo, era Shugames Book hehehe!

      Excluir
    2. Cara, estou na última fase de jogo foda, relembra todo minha infância, valeu a pena.

      Excluir
  2. Simplesmente fantástico este Guia Cosmão... ótimas lembranças deste jogo e desta época!!!!
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Uma grade obra como Kid Chameleon merecia um Guia Completo!

      Excluir
  3. Cara!!! Super parabéns pelo incrível trabalho, e muito bem detalhado, mas eu já me conformei que nunca irei terminar esse game e no seu detonado eu só percebi de como ainda eu tinha coisa pra percorrer.kkk
    Parabéns mesmo, ficou show

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não se conforme, esse jogo é um deleite e uma lição de level design, existem diversas rotas que permitem chegar ao final, mesmo com algumas etapas mais difíceis!

      Excluir
    2. Eu digo o mesmo... kkkkkkkkk
      nunca vou conseguir finalizar... mas assisti o detonado inteiro e já meio que me conformei que não tenho chances... kkkkkkk


      Parabéns pelo EXCELENTE trabalho parceiro... se superou

      Excluir
  4. Incrível trabalho! parabéns! Ficou acima do nível profissional!

    Abç

    ResponderExcluir
  5. Eu prefiro buscar em texto uma informação específica sobre um jogo, no caso um "detonado", do que nos vídeos do youtube. Basta um deslizar de mouse e pronto! E neste sentido textos como o Guia Completo são fundamentais. O texto possui várias camadas de informação que um vídeo de walkthtrough, por exemplo, não consegue passar, porque é outra coisa, e mesmo um detonado em vídeo, com a mesma proposta, ficaria absolutamente ineficaz pela monstruosa quantidade de edição que teria de ter e mesmo assim seria bem difícil buscar respostas pontuais, e é aí que o texto se torna imbatível.

    Parabéns Cosmão, ficou um trabalho de encher os olhos e totalmente alinhado com a proposta de ser um Guia, um "caminho das pedras".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de detonados, dificilmente recorro à vídeos para buscar alguma informação de algum jogo. Também prefiro um texto bem explicado do que um vídeo, por mais bem falado que seja, sempre fica alguma coisa faltando.

      Ainda está em fase embrionária, mas estou bolando algo desse tipo para o youtube futuramente. Mas, por enquanto, tenho mais uns 3 guias programados, além de outros em análise.

      Fico feliz que tenha gostado.

      Excluir
  6. Parabéns pelo detonado. Realmente ficou excelente.

    ResponderExcluir
  7. Cara. Muito bom seu guia! Parabéns!
    É fato que esse jogo foi um dos melhores jogos do Mega Drive, com tantos detalhes que até hoje descubro coisas novas. Tinha ele na época e me roubaram, mas comprei novamente o cartucho original esses tempos e estou sofrendo novamente para chegar ao fim sem cheats :P
    Trilha sonora excepcional também. Mais uma vez parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Ainda preciso jogar pra valer esse game. Só olhei rápido pra não tomar spoiler. Pelo acabamento dado ao detonado tá igual ou melhor do que tinha nas revistas do gênero. Meus parabéns, cara!

    ResponderExcluir
  9. Prezado,

    Boa tarde!

    Para fim de parceria, solicito a atualização do link do meu blog para http://acervoscantales.blogspot.com.br/.
    Ressalto que o link do seu site consta no lado esquerdo do meu blog.

    Vida longa e próspera!

    ResponderExcluir
  10. Muito bom, já zerei esse jogo com meu pai na minha infância, tenho um carinho enorme por essa lembrança, eu e meu pai passamos a madrugada toda jogando no nosso antigo Mega Drive. Me orgulho demais disso =)

    Ótimo guia, espero ver mais como esse.

    ResponderExcluir
  11. cosmao, esse foi o detonado mais completo que já vi. parabens, realmente, deve ter dado um trabalhão isso. genial.
    hey cosmao, queria saber se vc poderia fazer um tutorial de emular pc engine, e digamos, na parte do pc engine cd. eu so meio lélé nessas coisas e nesse site encontrei varios tutoriais de emulação que foram muito uteis ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PC-Engine vai ter um destaque maior no blog agora no final deste ano, inclusive com tutorial sobre como emular tanto ele quanto o PC-Engine CD.

      Excluir
  12. Sensacional todo o conteúdo elaborado.

    ResponderExcluir
  13. Caramba, parabéns!! Por esse guia e por todo o conteúdo do site (que acompanho tem um tempão). Aliás, conteúdo este deveria estar compilado e publicado num livrão daqueles pra ficar na cabeceira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Ter esse guia publicado em um livro seria um sonho realizado realmente, quem sabe no futuro.

      Excluir
  14. parabéns,consegui chegar depois do 2 chefe graças ao guia.melhor jogo de todos os tempos.como se aumenta as moedinhas de vida?

    ResponderExcluir
  15. uhu cheguei na the valley of life,com teclado, na época do mega chegava mais longe.teu gui é ótimo,nota 10.Se puderes queria saber como nas suas fotos guia os personagens tem 5 moedinhas de energia, no meu só o medieval tem 5??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra aumentar os pontos de vida você precisa usar o poder Extra Hit Point do Iron Knight (gasta 50 diamantes). Isso também está melhor explicado na seção dos personagens do jogo.

      Excluir
  16. caraca véio cheguei num ponto em que acho que vou ter que desistir,depois do terceiro chefe bagel brothers,ñ consigo passar a hills of forever, então com teu guia,consegui pular ela, mas daí morro tudo na ice gods vengeance. tem algum caminho que ñ passe pelas benditas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só dá pra pular a temida Ice God's Vengeance se vc fizer o truque no começo de ir direto pro ultimo chefe. Fora isso, ela é uma fase obrigatória.

      Tente seguir as dicas que eu dei no detonado. Se tiver com o Micromax a fase não é tão difícil assim.

      Excluir
  17. valeu irmãozinho,vo tenta,to viciado,kkkk

    ResponderExcluir
  18. Palmas de pé pra ti meu querido. Ficou sensacional...

    ResponderExcluir
  19. Agora impaquei na "the shimmering caves", kkk, aos pouquinhos vai.

    ResponderExcluir
  20. consegui mano, só tinha mais um continue!!!!to feliz igual criança,se não fosse o guia não teria conseguido,obrigadâo,era questão de honra kkkkkkk o plethora foi fácil ainda bem,mais a ultima fase foi o bicho,valeu,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ficou muito feliz que o guia tenha ajudado! Parabéns!

      Excluir
  21. De passear no Google, vi seu detonado dessa minha paixão chamado KID CHAMELEON. Parabéns pelo trabalho definitivo em termos de detonado. Ficou riquíssimo em detalhes... Realmente digno desse que é um marco no mundo dos games clássicos, o nosso Kid Chameleon!!!
    Eu perdi as contas das vezes que detonei ele. No ano mesmo do lançamento, em 1992 foi febre na playgame que eu frequentava e não deu outra, foi paixão a primeira vista! Quando detonei pela primeira vez, foi a melhor sensação de satisfação que senti até hoje de ter terminado um game. Já detonei de todas as formas que se pode pensar e ainda jogo. Quando eu tiver 80 anos, ainda vou jogar Kid Chameleon, o game da minha vida!

    Fica com Deus fera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz de ter gostado do Guia e compartilho da mesma opinião sua: se eu chegar nos 80 anos, ainda vou estar jogando Kid Chameleon com a mesma intensidade hehehe!

      Excluir
  22. Essa materia merece sair na Old Gamer ou na Warpzone.

    ResponderExcluir
  23. Estou com um problema aqui. Joguei com meu iormão por horas e quase na Final Marathon ambos players pararam de levar dano. Começamos tudo de novo e quando passei os boomerang bosses aconteceu de novo, no meio da fase seguinte. Isso é algum erro do game ou é da minha ROM? Obs. Eu tenho o cartucho e nunca isso aconteceu comigo antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente é algum erro da propria rom ou do emulador, nunca vi esse tipo de coisa acontecer.

      Excluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Cara, fico imaginando...Quantas pessoas trabalharam nesse game e será que todos eles estiveram 100% conectados?
    Será que tudo o que existe nos cenários foi friamente calculado?
    Porque existem coisas e passagem secretas nesse jogo que são quase impossíveis de ser atingida numa única jogatina.
    ùnica falha nesse game, pra mim é não utilizar saves ou passwords, pois lhe obriga a manter o jogo rodando um dia inteiro pra ser terminado e melhor aproveitado. Fora isso, Kid Chameleon é soberbo, assim como é esse seu review Cosmão. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho certeza de que rolava uma química muito foda no time todo de produção deste jogo naquela época. O jogo é pensado nos mínimos detalhes e pude notar isso plenamente enquanto jogava e escrevia esse Guia!

      Valeu Jeff!

      Excluir
  26. Cacimba! Não consegui ler tudo ainda! E eu tinha pensado em fazer um trabalho assim pro Desconstrutor, mas depois dessa eu vou baixar minha crista e falar só sobre os códigos mesmo... Isso sim foi um textão fabuloso, parabéns, Cosmão, parabéns mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de ver algo seu nesse estilo sim Yoz, ngm mandou vc dar a deixa, vou te cobrar todos os dias hahahah!

      Obrigado pela força amigo!

      Excluir
  27. Relamente espetacular esse detonado!! Estou jogando novamente esse jogo.

    ResponderExcluir
  28. Não tens guia para Kid Chameleon 2?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que ele estava se referindo a uma ROM Hack que fizeram usando como base o primeiro Kid Chameleon

      Excluir
  29. Tô jogando, e apanhando pra matar esse chefão ! kkk

    ResponderExcluir
  30. Só falta duas dicas amigos que na época que eu jogava eu descobri, e até agora não vi em lugar nenhum sobre elas...

    Primeiro: Deixar vida infinita sem utilização de código

    Segundo: Mudar qualquer mascara para um estilo brilhante.

    ResponderExcluir
  31. Eu ja venci não sei se achei todas as passagem secretas mais eu sei que achei uma boa parte e não precisei de guia nenhuma achei sozinha e também joguei na raça e muitos e muitos anos tentando zera foi descobrindo na onde tem as passagem e os personagens que gosto de joga então não e facil mais eu consigui com bastante tempo de jogo, um dia zera..

    ResponderExcluir
  32. Ate hj jogo ele uma vez por semana! kkkkk
    ja joguei pra pegar todas as vidas e continues, ja joguei pra nao pegar nada e ver o menor tempo que termino o jogo, ja joguei para acabar sem morrer e se morrer volto ao inicio.. a verdade que esse jogo foi minha infância e hj eu jogo de olho fechado e sem prestar a atenção pois cheguei em um nível louco! kkkk...

    a grau de dificuldade para quem nunca jogou o (KID) é muito grande, ate para quem ja jogou... agora quando o cara foi/é viciado... ai eh vira esculhambação... kkkk

    bem, achei do nada esse (tutorial) e poso dizer que ele eh o melhor que ja vi, tem algumas vidas e continues que nao estao no tutorial, mas isso o de menos...

    voces estao de parabens.

    ResponderExcluir
  33. acabei de jogar e cronometrei... 28:51 segundos...
    fazendo o atalho dos 100mil pontos e passando algumas fases....

    quero gravar um video proxima vez e jogar na net... uhahuahuaahu

    ResponderExcluir
  34. Boa noite, que trabalho excelente. Me tira uma duvida, como faço para aumentar as bolinhas da vida? e como fazer para vida infinita?
    Mais uma vez parabéns e obrigado pela página.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bolinhas de vidas variam dependendo da transformação, mas se quiser mais do que isso, assim como vidas infinitas, creio eu somente com Códigos PAR. Eu lembro de ha bastante tempo ter mexido nos códigos desse jogo, inclusive manipulado a quantidade de life do personagem, torná-lo invencível e etc. Mas creio que códigos assim você deva encontrar na internet mesmo.

      Excluir
    2. Pra aumentar as "bolinhas" de vida, só com o especial do Iron Knight, que adiciona 1 bolinha à mais (ficando com até 6 delas). Mas, se morrer, perde tudo.

      Excluir
  35. Difícil imaginar como isso deu trabalho. Me livrei de Bloody Swamp, obrigado! rsrs
    parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se serviu pra te livrar da maldita Bloody Swamp, valeu o esforço heheheh! Essa fase é muito cretina!

      Obrigado pela visita!

      Excluir
  36. Cara eu tb tinha perdido a fé já em zerar esse jogo!!!!!!!
    Até porque na minha época de criança nunca testemunhei alguém finaliza-lo, porém hoje depois de muita insistência chego na penúltima fase ou última né porque o nome é THE FINAL MARATHON!!!
    Daí na busca de ajuda encontro esse valioso material sobre esse jogo divino.
    Cara tu estás de parabéns, muito empenho pra nos presentear com esse guia incrivelmente maravilhoso!!!
    Agora vou ver se finalizo essa bomba, Porque amigo se naum for agora naum será jamais.

    ResponderExcluir
  37. É verdade que tem como ter vidas infinitas nesse jogo. Porque eu vi um vídeo falando sobre isso e segui os passos mais não deu certo. Algurm Podeml me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, logo na primeira fase, você fica só com uma vida. Daí perde um Life no dragãozinho, e, ao mesmo tempo perde o último life no mesmo dragão é aperta o start e, quando aparecer a tela, co o Guev-up. Você coloca pra baixo, pra morrer duas vezes ao mesmo tempo. Tem que ser rápido.
      Você pode fazer isto em qualquer fase, e morrer em qualquer coisa.

      Excluir
  38. Caramba, parabéns amigo, você é um guerreiro concluir esse artigo kkkk show de bola.

    ResponderExcluir
  39. Olá amigo, tudo bem? Excelente trabalho. Sou um veterano no jogo, joguei por muitos anos quando adolescente. No entanto, já faz uns 20 anos que parei.
    Mas gostaria de saber se você tem interesse de acrescentar algo novo que não está aí em seu trabalho? São macetes é coisas que acredito que ninguém sabe ou fez, que descobri ao longo do tempo que joguei. São coisas que acrescentam para apenas diversão. Como por exemplo: Colocar o Ciclone na primeira fase, ou qualquer outra máscara. Isso sem sem usar código ou senha em emulador, como também algumas vidas e moedas que você não mencionou. Abraços, aguardo respostas sua!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. manda aí mano essas manhas eu to jogando gostaria de aprender mais!!! valeuu

      Excluir
  40. Olá pessoal, voltei a jogar. Sou o Alex Leite, a postagem de cima é minha.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns pelo artigo. Estou jogando o kid no celular, imagina a dificuldade de controlar os movimentos no touch, porém posso salvar o jogo, acho que já passei mais da metade do game :D

    ResponderExcluir
  42. Que trabalho fantástico! Nunca vi algo tão completo relacionado a esse jogo. Eu tenho 37 anos. Jogo esse jogo desde minha infância. Eu zero o jogo sem morrer, porém uso algo que quase não vejo ninguém fazer. Eu elevo os lifes ao máximo com o cavaleiro. Não me preocupo em fazer vidas, até pa não as uso. Só consigo zerar sem morrer pq eu pulo as duas outras fases de perseguição. Para mim esse é o melhor jogo que existe. A sega poderia fazer uma continuação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amigo,tenho 42 anos e jogo desde 92 quando fou lançado. Também consigo zerar sem morrer Aprendi a fazer tantos macetes, que consegui descobri como colocar qualquer personagens na primeira ou qualquer fase, sem usar código ou senha. Até hoje eu espero um Kid Chameleon 2.

      Excluir
    2. Como assim, passa os macete aí irmão!!

      Excluir
  43. Parabéns pelo trabalho... muitas das fases eu não passei. Já zerei o jogo pelo teletransporte da segunda fase e seguindo as fases... porém muitas dessas não conhecia.... excelente trabalho.

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pela sua dedicação ao jogo. Muito bacana ver o jogo vivo após tantos anos. Tenho 38 anos e jogava quando tinha 8 ou 9. Me deu vontade de joga-lo esses dias e acabei caindo aqui. Abs!

    ResponderExcluir