terça-feira, 18 de julho de 2017

Hacks & Traduções: Volume 1



O mundo do romhacking (ou DA romhacking) é vasto e cheio de coisas interessantes. O único porém é que, muitas vezes, se não acompanhamos de perto, ficamos sem saber o que realmente de bom acontece ou surge no horizonte. São tantos jogos bons que ainda estão restritos ao idioma japonês que nos faz acreditar que os videogames são infinitos, são jóias que vão nos entreter a vida toda - e, olhando para o romhacking, eu penso bem assim também.

Quero começar aqui no blog uma nova série, onde pretendo trazer, vez ou outra, alguns hacks e traduções que forem pintando pela internet. Os mais interessantes serão trazidos aqui, juntamente com links para download e uma pequena descrição, sem muita profundidade, apenas dizendo do que se trata e os testes feitos. Espero que todos gostem e aumentem sua gama de jogos para jogar (se já não for gigante como a minha). Vamos lá!


Os quatro primeiros jogos que vou trazer se referem à duas traduções mais recentes (saíram no mês passado) e dois hacks dos lendários Mega Drive e Nintendinho. Tanto as traduções como os hacks podem ser aplicados nas roms originais através do Lunar IPS, um programinha extremamente simples de ser usado. Fiz um tutorial sobre ele neste link aqui, caso ainda apareça alguma dúvida!

todas as traduções e hacks postados aqui tem status de COMPLETE, ou seja, estão completos (segundo o site de origem, RomHacking)
recomendo baixar as roms originais no romhustler!

TRADUÇÕES PARA INGLÊS

• The Wing of Madoola (NES)
Título original: Madoola no Tsubasa
Download do IPS



Descrição: Wing of Madoola é um jogo que lembra um pouco Zelda II, também do NES. Controlamos uma guerreira (ao menos se parece com uma guerreirA) munida de uma espada inicialmente, podendo atacar inimigos enquanto explora o cenário. Dentro de cavernas ou portas, encontram-se, além de inimigos, itens que vão te ajudar na batalha, como botas para pular mais longe. Inimigos podem dropar ainda poções que enchem sua energia (que é mostrada por um número no alto da tela). É um jogo bem feitinho, mas difícil pra diabo!

• Aighina's Prophecy: From The Legend of Balubalouk (NES)
Título original: Aigiina no Yogen: Balubalouk no Densetsu Yori
Download do IPS



Descrição: este aqui lembra muito mais Tower of Druaga, também do NES, mas guardadas as devidas proporções. O objetivo aqui é fazer armadilhas pros inimigos enquanto procura pela chave, que está em posse de um deles. Matando o dito cujo, corra pra pegar o conteúdo do baú, seguindo pra outra localidade em seguida. É um jogo bem difícil de pegar a manha no início, devido ao fator de conseguir montar as armadilhas (saltando em baixo dos pisos) e depois acioná-las pra acertar os inimigos. Como seu personagem não possui um ataque direto (não pelo menos no início), fica complicado se muitos inimigos te cercarem.

HACKS

• Kid Chameleon 2: Heady Metal's Revenge (Mega Drive)
Título Original: Kid Chameleon
Download do IPS



Descrição: Kid Chameleon original dispensa comentários! Este hack aqui pega tudo que era ótimo no Kid Chameleon, multiplica e modifica, trazendo novas telas, novos designs de fases e muita, mas muita dificuldade além do que já era difícil! Prepare-se pra encarar mais 100 etapas cheias de inimigos, caminhos sinuosos e lugares de difícil acesso. Além disso, o hack dá um tapa na palheta de cores dos vários personagens, adicionando muita variedade! É um hack obrigatório pra quem ama o jogo original e procura mais do mesmo, com mais desafio!

• Metroid Rogue Dawn (NES)
Título original: Metroid
Download do IPS



Descrição: Eis um hack que muda por completo tudo do jogo original: desde palheta de cores, sistema de menus, navegação, design de fases, itens, tudo. O que temos aqui é um Metroid feito do zero, novinho, cheio de segredos e com um mapa bastante útil, herança dos jogos posteriores. Como se não bastasse, o visual é um dos mais chamativos do NES, fizeram milagre aqui, no mínimo. A pergunta que eu faço é: gosta de Metroid? Jogue agora! Não curte Metroid? Jogue assim mesmo! Agora!

9 comentários:

  1. Post sensacional, Cosmão!

    Esse Metroid não era um que estava em desenvolvimento há alguns anos?

    Lembro de ter visto algo sobre um projeto semelhante, ainda que não consiga confirmar se era montado por cima do Metroid ou do Super Metroid.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!
      Até onde eu sei, o único hack que estava em produção era esse, sobre o Metroid original do NES. O outro que lançaram é um remake não oficial pra PC do Metroid 2 do GameBoy.

      Excluir
    2. Esse daí (Another Metroid 2 Remake) eu já conheço...

      Trabalho monstruoso.

      As Softhouses deveriam reaprender como se faz, com caras como esses. rs

      Excluir
  2. Incluiria aí os remakes de MSX feitos pela Brain Games, o Maze of Galious, F1-spirit e o jogo dos Goonies.

    ResponderExcluir
  3. Opaaaaa... show ! No próximo volume da uma passada pelo jogo romhacking "Hércules" do Mega Drive !!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Curti muito esse hack do Metroid, muito obrigado pela indicação.

    ResponderExcluir
  6. Não consegui ainda entender como jogar em versão android, o KID CHAMALEON HEADYS METAL REVENGE, pesquisas do Google só retornam informações em ISO, e windows

    ResponderExcluir
  7. Se alguém tiver algum resultado para android 4.4 ou acima, neste jogo KID CHAMALEON HEADYS METAL REVENGE, favor me conectar ao whats app, 85 996719244

    ResponderExcluir