terça-feira, 7 de agosto de 2018

Guia de Conquistas Retroachievements: Sonic the Hedgehog (Master System)



E vamos para o segundo Guia de Conquistas Retroachievements, um guia básico, simples e rápido de como conseguir todas as conquistas de algum jogo do saudoso site Retroachievements. Neste guia de hoje, vou passar rapidamente os passos para conseguir, de forma rápida e prática, todas as conquistas do Sonic do Master System. Espero que apreciem a postagem e consigam aumentar seus pontos no RA de maneira justa e saudável!


Jogo: Sonic the Hedgehog
Sistema: Master System
Número de Conquistas (até a presente data): 23
Número de Jogatinas Necessárias: 3 (2 caso você seja realmente bom no game)
Dificuldade para Completar o Set: 7/10
Link direto para o set

Sonic the Hedgehog para o 8 bits da Sega é bem diferente de seu irmão do Mega Drive: além das esmeraldas não dependerem de estágios especiais para serem alcançadas, o jogo em si é mais curto, mas nem por isso mais fácil. Uma das características do jogo é que Sonic, ao ser atingido por algum inimigo, não explode em anéis voando pra todo lado e permitindo que o jogador recupere alguns deles. Aqui, se você levar dano, vai perder TODOS os anéis de uma vez e é impossível recuperá-los, te obrigando a encontrar outros pela fase.

Mais um lembrete sobre o guia: as conquistas aqui descritas serão explicadas no modo normal de jogo no Retroachievements. Caso você jogue no modo hardcore, basta dobrar os valores das mesmas, já que este modo te permite ganhar o dobro dos pontos (mas sem save-states). Dito isso, vamos para a lista de conquistas e as explicações da mesma.

O jogo tem 23 conquistas no total, sendo que 6 delas são para você terminar as zonas. Duas delas valem 10 pontos (para as duas primeiras zonas) e as quatro seguintes valem 15 pontos, mais o final do game que vale mais 20 pontinhos. Então, se você passar pelo jogo normalmente e terminá-lo, sem pegar esmeraldas, conseguirá de cara 100 pontos, o que não é nenhuma dificuldade para quem conhece minimamente o jogo. A dificuldade de se platinar o set vem das outras conquistas, o que eu diria que se trata do extra e do principal do jogo: as fases bônus e as esmeraldas.

Os Special Stages no Sonic do Master System envolvem algo similar ao da versão do Mega Drive, com a diferença que a esmeralda não está dentro dele. Aqui você precisa passar a fase com 50 ou mais anéis para poder acessá-lo (a placa vai mostrar o símbolo de exclamação [!]). Só que aí entra um negócio estranho nesse jogo: se você pegar 100 anéis, vai ganhar uma vida, mas a contagem de anéis É RESETADA! Ou seja, se pegar 100 anéis, não vai conseguir outros 50 na mesma fase pra acessar o Special Stage no final dela! É um negócio meio estratégico e que envolve um planejamento pra não pegar os 100 anéis antes de passar as fases!

Enfim, em todos os Specials, o objetivo é o mesmo: pegar a vida, o continue e sair de lá antes do tempo acabar! No total são 8 Special Stages, uma por ato e este fator está ligado à algumas conquistas que listarei logo abaixo:


Vale 10 pontos e requer você vencer ao menos um dos Special Stages.


Também concede 10 pontos e requer você completar 4 Special Stages.


Mais 10 pontos caso consiga acessar o quinto Special Stage.


20 pontos por vencer todos os 8 Special Stages.


Se você pegar os 8 continues em cada um dos Special Stages, garante mais 20 pontos.

Essas conquistas acima estão diretamente relacionadas à acessar, pegar os continues e terminar os Special Stages. A dificuldade é crescente, já que o design de cada um é diferente, mas não é um bicho de sete cabeças. O mais complicado, talvez, seja conseguir pegar os monitores com o CONTINUE e conseguir sair à tempo.

Agora vamos às conquistas relacionadas às esmeraldas. Na verdade, temos 3 conquistas diretamente relacionadas às esmeraldas, uma para pegar a primeira, uma para ter pego todas e a ultima delas pra conseguir terminar o jogo com todas elas, destravando o final secreto.


10 pontos para a primeira esmeralda...


...mais 20 para pegar todas as 6...


...e mais 20 pra terminar o jogo com todas elas e ver o final verdadeiro/secreto.

Ao final de tudo isso, temos uma conquista maior ainda, que está relacionada à terminar o jogo e pegar os 500 mil pontos de bônus. Para realizar este feito, você precisa ter TODAS as esmeraldas, ter conseguido os OITO continues nos Special Stages, 18 vidas acumuladas (uma para cada ato do jogo), ter as 6 Esmeraldas e não pode ter morrido NENHUMA VEZ!


500 mil pontos / ter 18 vidas, 8 Continues, 6 Esmeraldas e não morrer nenhuma vez.

De fato, é a conquista mais trabalhosa e envolve você pegar tudo no game e não falhar nenhuma vez. Claro, pra quem conhece bem o jogo, é bem possível conseguir tal feito, mas dá trabalho e é muito frustrante você perder uma preciosa vida lá no final de tudo... Além de conseguir esta conquista, se você pegar a South Island Superstar, de brinde virão mais estas, que estão ligadas diretamente:


Encontrar 18 monitores de vida, um para cada ato.


Terminar o jogo sem morrer.

Então, se você calcular, conseguindo a South Island Superstar, você de quebra consegue 90 pontos de uma só vez!

Agora vamos às conquistas restantes, que podem ser feitas em uma jogatina extra ou paralela à principal. Aqui temos as seguintes conquistas:


Vale 10 pontos e consiste em você passar pela placa final de qualquer ato... sem nenhum anel. Basta isso pra você receber 10 anéis de "gorjeta" e pegar a conquista.


10 pontos por conseguir uma vida em uma placa no final de um ato. Geralmente, nas fases finais, é mais fácil conseguir este feito. Como é algo relativamente randômico (ou depende de fatores não bem explicados nem mesmo em sites oficiais da Sega), geralmente você vai acabar conseguindo a conquista durante o gameplay de forma natural.


Você consegue 20 pontos da conquista se conseguir fazer 30 mil pontos por tempo em qualquer ato, MENOS em Green Hill Ato 1. Este tempo precisa ser inferior à 30 segundos e confesso que é uma tarefa bem complicada. 

E por quê somente na Green Hill Ato 1 que não pode? Simples, pelo famoso glitch de pegar os sapatos mágicos, rolar pela rampa e voar pra fora do limite da tela, o que te permite terminar a fase em poucos segundos. Abaixo uma tabela de tempo que encontrei na internet e que pode ser útil pra quem almeja um hi-score no jogo:

0-00 a 0:29: 30.000 pontos
0:30 a 0:59:  10.000 pontos
1:00 a 1:29:  5.000  pontos
1:30 a 1:59:  3.000  pontos
2:00 a 2:29:  1.000  pontos
2:30 a 2:59:  500    pontos
3:00 a 4:59:  100    pontos
5:00 a 9:59:  0        pontos

Esta tabela está também ligada diretamente à uma das conquistas mais chatas do jogo...


Esta conquista não vale os nobres 40 pontos à toa! Terminar esse jogo com menos de 20 mil pontos dá tanto trabalho quanto conseguir a South Island Superstar, que é justamente o contrário!

Pra vocês terem uma idéia, somente 3% das pessoas que jogaram o game no Retroachievements conseguiram essa façanha (e eu NÃO estou incluso, ainda hahaha). Existem uma série de requisitos para consegui-la. Entretanto, aí vão algumas preciosas dicas:

• terminar todos os atos com mais de 5 minutos para não ganhar ponto nenhum de bônus por tempo;
• passar os atos das quatro primeiras zonas com 1 anel no máximo;
• não pegar nenhuma vida extra;
• terminar com o menor número possível de vidas extras (1, no caso);
• sem esmeraldas, Special Stages, continues;

Com vocês podem estar pensando, esta conquista estaria ligada ao modo HARD do jogo, que é terminá-lo na pior das situações, com poucos anéis em cada fase, com tempo quase estourando, com 1 vida e sem nenhum continue. É uma conquista difícil, mas muito interessante e nos mostra o quanto o jogo pode ser profundo quando bem estudado em todas as suas possibilidades, que é o que o Retroachievements promove nesses casos.

Bom, espero que tenham gostado deste Guia e que ele ajude muitos a conseguir mais pontos e até mesmo a platinar o jogo. Eu ainda vou continuar tentando, apesar de difícil, nada neste set é impossível! Em breve eu voltou com outro guia pra vocês, até lá!

5 comentários: