quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Todd's Adventures in Slime World


Por: Epyx
Ano: 1991
Gênero: Adventure / Ação
Também para: Atari Lynx
1-2 Jogadores




7.0
"...o jogo inteiro se passa dentro de túneis..."




Todd's Adventures in Slime World, quem diria, é um jogo original do Atari Lynx e que foi portado pro Mega Drive. O jogo lembra muito os antigos jogos para PC, com mecânica, inclusive, que remete aos bons e velhos jogos pro saudoso DOS.

Controlamos um aventureiro no espaço que foi parar no planeta gosma, e que precisa explorá-lo em busca de riquezas. Mas o planeta guarda bem mais coisas que riquezas: inimigos estão à espreita em todo canto, desde simples gosmas verdes até monstros que podem matar apenas encostando em Todd.


No jogo todo, Todd deve evitar contato físico com as melecas que se desprendem do teto ou que os inimigos cospem nele. Se ele se sujar muito, precisa encontrar um item SHIELD ou uma poça
d'água para se limpar rapidamente, antes que acabe se contaminando todo e morrendo. É meu amigo, aqui as bactérias também são fatais.

O jogo inteiro se passa dentro de túneis, com Todd procurando itens e tentando se safar. Algumas passagens secretas existem e levam à itens como o Jet Pack, mais escudos, munição, etc.

Falando em munição, Todd é equipado com uma arma que jorra água, perfeita pro trabalho a ser realizado.

Os botões são simples: o botão A seleciona algum item (pra usar, aperte pra cima junto), o botão B ataca com a água e o botão C pula. Todd pode escalar todas as paredes verdes, mas as azuis são lisas e escorregam e as marrons não permitem pular.

O radar sempre fica exposto no canto da tela, tem uma função muito similar aos mapas de Metroid e Castlevanias.

Já que se começa o jogo, temos várias opções à escolher: desde o modo easy, onde vale a exploração sem muita dor de cabeça em cavernas mais simples até a Action, onde Todd é jogado na região mais infestada de monstros e precisa dar um jeito de sair de lá.

Temos ainda a opção de tempo, onde é dado 2 minutos e o jogador precisa sair dos túneis antes do tempo acabar (existem itens que aumentam o tempo) e ainda uma opção para dois jogadores, que não testei por motivos óbvios.

Detalhe: a versão Lynx suporta até 8 jogadores num modo de combate.

O jogo tem gráficos bacanas, bem simples é evidente, mas nem precisavam ser tão detalhados também.

O planeta é enorme, é certo que cada uma das opções deixa o playah jogar em uma determinada parte do planeta, mas mesmo assim, levei mais de 40 minutos pra terminar o modo Easy, nem imagino quanto leva no Action...

Músicas e efeitos sonoros simples, ponto onde o jogo mais peca.

É um joguete bom, diferente, mas que pode enjoar rápido, pois a única missão aqui é enfrentar as opções de jogo e sair vivo de todas, mesmo que pra isso necessite repetir as mesmas artimanhas.


Prós:
- jogo centrado na exploração do cenário;
- é um jogo único, na melhor das hipóteses;

Contras:
- som em geral bem fraco;
- apesar das várias opções, variedade aqui passou longe;

NEXT - Jewel Master

4 comentários:

  1. Hum... não conhecia esse jogo, pelo que vc falou o jogo é bem difícil, parece ser bom e adoro jogos difíceis, vou procurar aqui.Só os gráficos mesmo que achei muito ruinzinhos, mas o que interessa é a jogabilidade.

    Agora, quer dizer então que o jogo tem um cenário só ? 0.0

    PS - Agora tô com conta hehehe ^^

    ResponderExcluir
  2. Aeee, conseguiu uma conta !

    E realmente, o jogo todo só tem esse cenário com túneis verdes !

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal,

    Jogo slime world desde a época que saiu o Mega Drive... Acho o jogo super bacana. A modalidade que mais curto é o suspense onde o personagem tem 2 minutos para sair da caverna e ele ao coletar um item este tempo sobe adicionando mais 1 minuto. Aí vira uma caçada à este item antes que o tempo acabe.
    Depois de jogar um pouco e pegar a manha o fica fácil de coletar os itens. Existem muitos caminhos, passagens secretas. Dá para terminar o jogo em menos que 2 minutos por uma passagem secreta logo no começo (passagem que liga o começo ao final).
    Para quem quer um desafio e passar um pouco o tempo, slime world é uma boa pedida. Mas não vá pensando que vai ser muito mole não, apesar do cenário sempre parecer o mesmo, tudo é sempre diferente... jogar em 2 sempre ajuda.
    Desejo à vocês uma boa diversão...

    Se tiver muito difícil manda um e-mail: seizokn@ig.com.br

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  4. @Seizo K. Neto
    Valeu pela dica Seizo, o jogo é realmente uma boa pedida, principalmente depois que se pega o jeito!

    ResponderExcluir