domingo, 4 de outubro de 2009

Arcus Odyssey


Por: Wolf Team
Ano: 1991
Gênero:
RPG / Ação

Também para:
Sharp X68000 (wtf) e SNES (japão only - Arcus Spirits)

1-2 jogadores




8.0
"...a abertura é longa e bem detalhada, uma das mais bonitas do Mega Drive..."




Há mil anos atrás, em um tempo remoto, uma bruxa muito má queria dominar tudo e transformar o mundo de Arcus num reino de caos e destruição. O porque dessa tara por destruir as coisas e fazer tudo ficar caótico é uma coisa que eu ainda quero entender nos games...

Depois de muitos guerreiros frouxos morrerem, enfim, a princesa Leaty apareceu e pôs ordem na coisa, expulsando a bruxa e selando tudo com uma mega espada. Clichê, não acham ? Pois bem, mil anos depois a danada voltou, foi resgatada por seus súditos e promete tocar o zaralho denovo no mundo...


Só que agora, sem a princesa Leaty, sobrou pra quatro soldados o serviço de educar a bruxa novamente. São eles: Jedda, o espadachim, Diana, a arqueira, Erin, a guerreira e Bead, o mago.
A história pode ser clichê, mas o jogo é muito bacanudo. A abertura é longa e bem detalhada, uma das mais bonitas do Mega Drive, sem dúvidas.


Imitando o estilo consagrado por Gautlet, controlamos 1 ou 2 personages (2 players) por fases místicas, em perspectiva isométrica, similar à série Strike (Desert, Jungle), atirando e destruindo tudo pelo caminho. Só que a coisa é mais profunda que Gauntlet: os personagens podem defender, atacar, usar magias, itens, etc.

Baús são encontrados por todos os cantos das fases, inclusive pessoas também, que dão dicas e fornecem pistas pra onde prosseguir.

Os gráficos do jogo são legais e os efeitos sonoros tão na média, apesar de às vezes eu achar eles meio deslocados do jogo. Achei o jogo bem difícil, são poucos pontos de HP e em algumas partes é impossível passar sem levar dano.

Entre os personagens, achei a Diana um pouco mais fácil de se jogar, pois, após o upgrade em sua arma, os tiros ficam mais fortes e rápidos. É questão de gosto, eu acho, pois todos eles são muito parecidos.


Pesquisando, descobri que o jogo tem 8 fases, todas labirínticas, cheias de caminhos sinuosos que levam à tesouros, inimigos, becos sem saída, etc. É mais legal se jogado à dois, apesar de que em algumas fases, o próprio computador te acompanha dando uma mãozinha.

É um jogo bonito, legal, mas não espere facilidade aqui. Ainda bem que, pelo menos, existem passwords pra voltar a jogar sem ter que recomeçar tudo denovo.

Prós:
- gráficos maneiros;
- abertura foda;
- fases longas que pedem muita exploração;
- sistema de passwords evita recomeçar tudo denovo;

Contras:
- os efeitos sonoros são meio estranhos;
- a dificuldade pode frustrar às vezes;

NEXT - Snake Rattle n' Roll

3 comentários:

  1. Arcus Odissey é jogão mesmo, acho interessante que ele mistura tipo jogo de nave com RPG, ficou muito interessante; a profundidade do jogo, a dificuldade também é demais, é um jogaço mesmo...

    Esse tal de Gautled já ouvi falar, muita gente fala bem desse jogo mas nunca joguei, vou procura-lo.

    E, eu não sabia que esse jogo era da Wolf Team, porra Wolf Team é muito boa pra fazer jogos, tem vários dela que amo, como o Granada e Sol-Deace, ambos pro Mega Drive, se pudesse coloca-los aqui seria muito interessante, são dois jogaços !!!

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza de que esses dois jogos aí já estão escalados Guilherme.

    ResponderExcluir
  3. Este jogo parece interessante... uma hora irei dar uma conferida se tenho a rom dele aqui no meu pc...

    ResponderExcluir