sábado, 3 de outubro de 2009

Asterix and the Great Rescue


Por: Core Design
Ano:
1993

Gênero:
Plataforma

Também para:
Master System & Game Gear

1 jogador



6.5
"...os gráficos do jogo são bonitos, bem como os efeitos sonoros..."




Confesso que, dos jogos baseados no desenho francês Asterix, as versões de Master System foram as que mais me agradaram. Quando vi esse jogo pra alugar na época fiquei eufórico, pois adorava os jogos do Master System e esperava algo á altura ou melhor no Mega. Não fui completamente enganado, mas o jogo deixou a desejar...

Controlamos Asterix ou Obelix na missão de salvar Panoramix e Ideafix das garras dos romanos. Ambos os personagens tem boa jogabilidade e são diferenciados apenas pelo visual. Talvez Obelix tenha uma agilidade e força maior, sendo inclusive mais rápido, mas nem é tão assim.

No jogo, tanto Asterix quanto Obelix passam por diversas fases na Europa, e ambos vão coletando as famosas poções que vão dando algumas habilidades ou servem como armas, como as bombas. Alguns são utilizados pra se formar plataformas ou simplesmente flutuar. Para trocar os "poderes", basta segurar o botão C e apertar pra cima no direcional.

Os gráficos do jogo são bonitos, bem como os efeitos sonoros, mas as músicas, além de estranhas, ficaram repetitivas demais. Não existe comparação com as versões mais antigas do Master System. Falo especificamente do primeiro Asterix pro Master System, com músicas e jogabilidade perfeitos. Aqui a coisa pega quando se trata de ataques: os dois precisam atacar MUITO DE PERTO, o que acarreta sempre em danos no jogador. Podiam ao menos ter incluído o pulo como ataque, mas nem isso.


Tirando esse fator importante, o resto do jogo flui bem, com uma dificuldade bem acentuada até. Algumas fases são enormes, exigindo que o playah utilize de forma inteligente os poderes disponíveis pra não tomar na cabeça mais pra frente.

Outro porém é o escasso tempo por fase, muitas vezes morri por time out e ainda estava na METADE da fase, ou seja: a regra é não explorar tanto os cenários e sim, avançar rapidamente.

Apesar de todos os defeitos, o jogo não é todo ruim. Se tivesse um tempo maior por fase, ataques com pulo sobre os inimigos e músicas mais variadas, seria um jogo bem melhor.

Prós:
- gráficos bonitos, fases variadas;
- poderes bacanas;

Contras:
- músicas repetitivas;
- poucos e precários tipos de ataque;

NEXT - Paperboy

3 comentários:

  1. Eu lembro quando aluguei esse jogo uma vez, eu tinha gostado pra caramba, achei ótimo.Algum tempo atrás resolvi baixar a rom pra relembrar um pouco, mas dessa vez o jogo não me chamou tanto a atenção assim não, mas... até que é legalzinho.

    Agora essa versão do Master System é tão boa assim é ?

    ResponderExcluir
  2. Os dois primeiros jogos do Master são ótimos, acho que isso é unânime pra quem jogou na época.

    No Master existem 3 Asterix pelo que me lembro: o primeiro, o Great Rescue e o Secret Mission, mas só as versões Asterix e Asterix and the Secret Mission é que valem a pena.
    Principalmente a primeira, as músicas são inesquecíveis.

    O Great Rescue do Master System ficou um lixo completo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir