quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Jewel Master

Capas européia e japonesa

Por: Sega
Ano: 1991
Gênero: Plataforma / Ação
1 Jogador




9.0
"...Jewel Master é merecedor de estar entre as Relíquias Retrôs..."



Ok, eu vou confessar: não conhecia nem 10% da profundidade desse game. Seria mais um jogo bizarro que eu provavelmente ia esculachar aqui, mas, por algum motivo, resolvi jogar a sério e descobri um jogo com muito potencial.

Primeiro foi a curiosidade, afinal, o Guilherme (Anônimo) comentou nas resenhas passadas que gostaria de ver esse jogo por aqui. Na hora não vi motivo tão especial assim pra gostar desse jogo, mas agora eu o entendo perfeitamente.

A história do jogo gira em torno de um poderoso demônio que dominou Mithgard. Seu nome: Jardine, the Mad. Com sua legião de demônios, Jardine já estava à um passo de dominar por completo Mithgard, quando surgiram os 12 Mestres Elementais e colocaram um fim na festinha de Jardine. Sobraram apenas 4 dos Mestres Elementais na sangrenta batalha que se seguiu, que depositaram seus poderes numa poderosa e sagrada espada, e se prepararam pra batalha final...

Apesar de tudo ficar meio no ar na intro, sei que provavelmente vou descobrir tudo aos poucos, já que o jogo tem uma história meio RPG. Acontece que Jewel Master é um jogo meio plataforma e meio RPG, mesclando de forma bacana os dois gêneros.


Controlando o próprio Jewel Master, começamos bem fraquinho, com um tiro simples, reto, sem muitas firulas.

Aos poucos, o verdadeiro charme do jogo vai se mostrando: podemos coletar diversos anéis e dispô-los de forma variada nos dedos do protagonista.

Em cada mão, vão dois anéis, mas até 12 são colecionáveis e dão os mais variados poderes e habilidades.

De saltos mais altos, até mais velocidade, passando por poderes com os vários elementais, o próprio jogador vai montando sua estratégia e descobrindo novos ataques.

Teve uma hora que fiquei perdido num boss: a fênix era rápida demais, e acabava me matando em poucos ataques. Mesclando os anéis, consegui aumentar a velocidade do personagem e consegui acabar com a raça da maldita.

Jewel Master é assim, mutável, variado e bem inteligente. Algumas etapas requerem pulos altos, ou algum poder que faça uma curva, ou jogar uma rajada de fogo num inimigo gelado pra matá-lo mais rápido, tudo é concebido de forma a fazer o jogador pensar.



"Mas, se o jogo é tão bom assim, por que a nota 9 apenas ?", alguns podem perguntar. Simples: os gráficos do jogo não são nenhuma obra prima, possuindo inclusive poucos frames de animação tanto pra inimigos quanto pro protagonista. Além disso, os controles podem te enrolar em alguns saltos, por ter um pequeno atraso.


Mas não deixem de jogar o jeime por conta disso. Vai ver estou ficando um velho rabugento e vocês acabam perdendo um jogo obscuro e excelente.

Além de tudo, a trilha sonora é linda, superando as cagadas com os efeitos sonoros pobres facilmente.


Jewel Master é merecedor de estar entre as Relíquias Retrôs, com certeza !

Prós:
- variedade de ataques que aumenta com o tempo;
- fases com belo design, algumas muito originais;
- músicas lindas, ou seja, CANÇÕES (by Iyasu);

Contras:
- os controles podem falhar algumas vezes;

NEXT - Gain Ground

13 comentários:

  1. Esse é rox. Adoro game nesse estilo de adventure/action com plataforma.

    ResponderExcluir
  2. hehehe pelo que eu tô vendo eu te influenciei na escolha rs ^^

    Mas, ótima análise, falou quase tudo jogo !!!!!!!!!

    Esse jogo realmente é perfeito, uma obraprima, a variedade de armas, estratégias, combinações de joias realmente ficou muito criativo e divertido, a dificuldade também é alta.Esse é um jogo feito pra quem gosta de games de verdade, jogaço mesmo !!!!!!!!!

    Uma coisa que vc esqueceu de citar é os chefes do jogo, todos com um belo desenho e muito criativos, e difíceis !!!!! pra caramba !!!!!

    Aliás, considero o último chefe Jardine um dos chefes mais difíceis que já enfrentei, e o cara é pauleira mesmo, dá trabalho, foi difícil pacaz descobrir a combinação perfeita das joias pra destrui-lo; outro chefe formidável é o da 4º fase, esse é inesquecível.

    A última fase também é sensacional, ela tem vários tipos de estratégia, é bastante versátil, tem boa variedade de inimigos e sub chefes, os obstáculos são variáveis, tem tudo, e é bastante longa também, a última fase as vezes parece que são várias fases.Esse refrão dito por vc foi perfeito sobre o jogo

    "Jewel Master é assim, mutável, variado e bem inteligente''

    A parte de RPG, que eu notei mesmo, é a questão de estratégia dos itens, mais é muito pequena, pra quem não curte RPG não deixe de joga-lo pois é pequena, diria que:

    80% aventura
    15% plataforma
    5% RPG

    Eu não sei se vcs sabem, mas a tal espada sagrada que procuram é a Holly Blade.E existe um segredo para conseguir ela, mas prefiro não contar pra não estragar a surpresa, só digo que, a Holly Blade é essencial pra zerar o jogo.

    "Mas, se o jogo é tão bom assim, por que a nota 9 apenas ?"

    Nossa !!!! como vc é rigoroso, eu achei a nota 9 excelente !!!!

    Quanto a questão dos gráficos, é... como é que vou te dizer, eles vão ficando mais bonitos conforme vc passa de fase, na fase 1 e 2, os gráficos estão muito fraquinhos mesmo, embora na fase da Fênix ficou muito bonito a sensação de profundidade do chão, bem feito.Mas a partir da 3º fase os gráficos vão ficando lindos demais !!!! principalmente o desenho dos chefes e inimigos.Explore bem o jogo que vc vai ver, aliás na 3º fase depois tu entra em uma caverna de gelo e a coloração do jogo é muito bonito, até os efeitos de gelo parece até de verdade.

    Outra coisa sensacional como vc disse é a trilha sonora, verdadeiramente incrível, a melhor música mesmo disparada é da 4º fase, Fish Out of Water, dá pra ouvir no Sound Test do jogo; destaco também a King Turtle e Talk to the Wind.

    Eu particulamente acho que o jogo merece um 10, talvez não tenha vc dado pq conhece pouco dele, mas vai explorando pra tu ver como é incrível mesmo.

    E outra, nem sabia que o jogo era da SEGA... ai ai... mas um jogo da SEGA mal aproveitado, assim como tantos outros como Kid Chameleon, Comix Zone, Ristar e tantos outros...

    É isso, viva Jewel Master !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ah eu não conheço esse. Vou rever minhas roms pra ver se tenho perdido por lá ;p

    ResponderExcluir
  4. @Guilherme
    Faltou mesmo falar dos chefes, gostei do fato de ter que traçar uma estratégia para vencê-los, principalmente o sub-chefe da fase no deserto, tive que equipar os anéis e ficar mais rápido, enquanto jogava fogo nele até matá-lo.

    Sobre a espada, vou ver se jogo mais nesse final de semana e descubro alguma coisa hehehe.

    As outras fases tem jeito de serem bacanas,
    preciso arrumar tempo pra debulhar esse jogo.

    ResponderExcluir
  5. Isso sim é um jogo bom pra caralho malandro!
    :-)

    ResponderExcluir
  6. Alguém poderia dar alguma dica para passar pelo o chefe da 4° fase?

    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a fenix e so vc ficar no canto da tela, ai ela ñ te acerta

      Excluir
  7. pra fazer a espada sagrada(Holy Blade) façam essa combinação, anel de fogo nivel 3 na mão esquerda, anel de água nivel 3 na mão esquerda, na outra mão coloque desse jeito, anel de vento nivel 3 na mão direita e anel de terra nivel 3 na mão direita.

    ResponderExcluir
  8. Esses é um dos melhores games que já tive o prazer de jogar,merecia até um filme.

    ResponderExcluir

  9. Esse é um dos jogos mais incríveis que já joguei! E a música quem mais gostei foi a da 4ª fase!

    ResponderExcluir
  10. Estou começando um canal no youtube e breve postarei uma analise desse game

    ResponderExcluir
  11. Estou vendo esse post em 2015.
    Cara, esse jogo e foda,porém peca nos controles
    fora isso,e um jogo incrível.
    parabéns pelo post maravilhoso

    ResponderExcluir