sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Retronado - Sonic the Hedgehog (Master System) [3]


Sonic agora percorre a tradicional fase da floresta, presente em 99% dos jogos de plataforma da época. A música da fase é ótima, mas a própria é meio complicada devido à bagunça de plataformas perdidas em todo canto. É preciso ter cuidado onde cai e onde pisa, portanto, olhar pra cima e pra baixo aqui é necessário. Já no começo, há uma vida nas plataformas de uma cachoeira (com um efeito bem bacana), basta ir saltando devagar até conseguir agarrá-la.

A esmeralda já se encontra nessa fase, como podem ver na foto. Para pegá-la, continue por cima, pelo tronco cheio de espinhos e pule no tronquinho que desce a cachoeira: lá embaixo, perto da água, vire à esquerda e salte na terra firme ali. Pule no tronco na água e vá seguindo pra esquerda até encontrá-la. Volte pelo mesmo caminho e termine a fase.

a esmeralda pode ser localizada daquele ponto ali




A fase toda é uma enorme escalada em uma cachoeira. Portanto, é preciso tomar cuidado com saltos aqui, pois, a tela acompanha Sonic e se você cair, morrerá na hora.

Cuidado na hora de pegar a vida, pois uma mola está bem atrás dela e pode te jogar pra baixo.
A subida não é complicada, basta tomar cuidado pra não cair que logo alcançará o topo.

cuidado com as armadilhas durante a escalada




A vida aqui fica dentro da água, indo pra direita, no começo.

Depois de pegara vida, suba pelos cipós até chegar no chefe. Robotnik aqui atira bombas que rolam pelo cipó e explodem depois, sendo fatais até mesmo a fumacinha que fica após a explosão. Basta esperar ele descer na hora de soltar a bomba para acertá-lo.

Nem tente acertá-lo fora desse contexto, pois morrer aqui é bem fácil.

não esqueça da vida dentro da água e cuidado com o chefe




A fase se identifica principalmente pelo fato de ser, quase totalmente, submersa. Por conta disso, é preciso sempre repor o ar de Sonic em bolhas que saem do chão. Quando ver pequenas bolhinhas saindo da fenda do chão, fique parado ali até sair uma bolha maior e toque-a pra Sonic respirar. Se ficar sem ar, uma contagem regressiva de 5 segundos aparece sobre Sonic, acabando, adios vida.

A fase é simples, apenas siga pra direita, entre na passagem e já colete ar por ali. Desça, vá pra esquerda, salte duas pedras e caia no buraco à seguir, para pegar a proteção. Vale dizer que essa proteção não anula o fato de coletar ar na fase. Continue pela direita, salte pelas lanças que sobem do chão e destrua a SETA para marcar a fase, além de coletar ar ali perto da mola.

Quando saltar na mola e alcançar a parte alta, verás um daqueles inimigos clássicos do Sonic, com espinhos rodeando uma bola central. Fique parado e espere ele soltar TODOS os espinhos; então, caia novamente, colete mais ar e pule na mola, matando o safado logo em seguida.

Suba com a ajuda do elevador e siga reto até onde puder subir novamente. Agora Sonic está na área seca da fase, só se preocupe em não levar dano do espinho que gira na tela. Ao subir pela rampa, pise no botão à esquerda pra transformar a caixa de 10 anéis em uma vidinha, salte pra direita e termine a fase.

engane o bichinho e pegue a vida no final da fase




Se quiser, assim que cair na segunda ladeira, salte na metade dela pra alcançar um local no alto onde uma proteção lhe espera. Mas fique esperto com os espinhos, pois Sonic ainda não tem nenhum anel.

Descendo novamente, basta seguir pra esquerda até onde der pra cair. Caindo, vire pra direita e siga, passando pelo espinho que gira na tela e caindo num local onde dá pra pegar uma bolha de ar. Pegue a SETA mais adianta, suba e salte o buraco de espinhos: o salto aqui é complicado, ele deve ser feito bem perto dos espinhos.

Após subir por outro elevador, é hora de correr: pule na mola direcionando pra esquerda, suba, pegue a invencibilidade corra pra direita. Suba o mais rápido possível pelas plataformas e corra pra esquerda pra pegar a esmeralda, que está DENTRO dos espinhos, em um buraco. É preciso correr pra aproveitar o efeito da invencibilidade, senão, nada feito.

não esqueça a esmeralda nos espinhos




A vida aqui é complicadíssima de se pegar, pois fica em uma caverna cheia de espinhos, e Sonic não tem nenhum anel, tornando a tarefa mortal, não valendo a pena.

Aqui Sonic não morre afogado, sendo assim, siga direto pra cima, pro chefe. Robotnik agora está numa espécie de submarino (que lembra muito o da Bridge Zone) que ataca de duas formas: soltando bolinhas no centro da tela e quando vem por cima, soltando um torpedo.


Vale lembrar que esse torpedo segue Sonic, portanto, aí vai uma dica: fique do lado da PAREDE quando ele vier de cima, acerte-o e, assim que ele soltar o torpedo, vire de direção e salte o buraco. Isso faz com que o torpedo vá pro lado oposto, evitando ser acertado.

Nem tente acertá-lo quando ele surge no centro da tela, é suicídio.

Basta repetir o processo pra mandar mais um maquinário do gordão pro buraco !

3 comentários:

  1. A esmeralda da zona da floresta foi a última que descobri, muitos anos depois de ter jogado pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  2. A Jungle é uma das fases mais lindas de qualquer jogo existente, até hoje.

    ResponderExcluir