quarta-feira, 28 de abril de 2010

Double Dragon (NES)


Semana passada eu falei sobre o famoso Final Fight e sua importância em formar jogadores que apreciam a arte de bater, esfolar e humilhar os oponentes em ruas, bares e outros recintos. Hoje é dia de falar sobre o pai do gênero, Double Dragon. O Dragão Duplo, por muito tempo, reinou absoluto nos arcades, onde os moleques faziam fila pra colocar a ficha e sair espancando os meliantes. Era um jogo bom, um jogo durão, onde somente os mais fortes sobrevivem. Ou era novamente a falta de opção quem fazia de Double Dragon um clássico fenomenal?

A história gira em torno do clichê de salvar a namorada dos heróis. Peraí: ambos namoram a mesma mulher? Será que mulheres estão em falta por aquelas bandas? Bom, na versão NES, o que rola é que os dois são inimigos, ou seja: Billy e Jimmy (ou Bimmy) são irmãos, mas um é inimigo declarado do outro. Porque optaram por algo desse naipe em um jogo consagrado como esse eu nunca vou saber... O esquema é que Jimmy aparece após a derrota do chefe final, como se fosse um last last boss e é preciso espancá-lo também para salvar a moça.



Enfim, no NES temos 4 modos de jogo, mas o básico é o single player e o versus, onde escolhemos entre 6 personagens do jogo pra se degladiarem até a morte. Entre eles está o saudoso Abobo, e só por este fato já considero a versão do NES superior. O único problema é que só é possível lutar contra um clone do seu personagem, portanto, nada de pegar o Abobo e espancar a palhacinha até ver seus olhos saltarem. Infelizmente.

fazendo a palhacinha dançar e sacaneando o pobre inimigo na esteira

Os gráficos desta versão estão bons. Nada tão espetacular como no Mega Drive, mas ficaram bacanas. Uma das coisas que odeio na versão do Master é a ausência do agarrão com joelhadas na cara, presente nessa versão de NES. Não entendo o motivo de limarem alguns golpes, já que o Master tem poder de sobra pra fazer Jimmy até dançar balé pela tela se quiser. Ainda bem que ele nunca quis, Abobo não o perdoaria.

joelhando o punk de cabelo rosa
na outra tela, Abobos em dose dupla se preparam para sodomizar o pobre Billy

As músicas são as mesmas em quase todas as versões, o que, aliás, não precisa nunca mudar. Acredito que todos os fãs da série sabem de cor todas as músicas, efeitos sonoros e fases, pois estão tatuados no cérebro de todos que um dia gastaram uma grana violenta nos arcades jogando Double Dragon até o dia escurecer. Tardes boas aquelas...

Abobo vs. Abobo
observem na tela de seleção que não temos Jimmy ou Bimmy...

Enfim, mesmo com o modo dois players limado, a versão NES ainda é bem bacana. Os jogadores solitários podem se divertir bastante enquanto os outros olham. Eu sei que isso soou arrogante e mesquinho, mas era a vida de quem tinha um NES e só tinha Double Dragon pra jogar na época.

Nota: 7.0

Um comentário:

  1. Muito bom essa versão do Nes pena que seja muito dificil de detonar o jogo nunca passei da penultima fase.Ja no Master System ja detonava direto sem mas problemas .

    ResponderExcluir