terça-feira, 13 de abril de 2010

Psycho Fox (Master System)


Tenho uma relação íntima com Psycho Fox. Não, não gozei no cartucho, muito menos no console, como nosso grande colega Leonan fez com seu Dreamcast no passado. É que Psycho Fox foi o primeiro jogo do Master System que eu vi funcionando na tela. Acho que todo mundo aqui lembra da primeira vez que viram um jogo fantástico na sua frente, como se fosse um paraíso tecnológico, que os deixou babando com vontade extrema de ter aquilo mesmo que fosse preciso ROUBAR! Pois é, foi mais ou menos assim com Psycho Fox, lá estava eu, na casa de uma pessoa desconhecida, acompanhando um amigo meu, quando vi, na telinha, uma raposa pulando, jogando um passarinho nos inimigos e, como se fosse um milagre, se transformando em um hipopótamo rosa e destruindo as paredes em sua frente! Lembro como se fosse ontem...

Enfim, chega de nostalgia, vamos falar do jogo em si.

Psycho Fox é um jogo de plataforma, como 90% dos jogos dos 8 bits da época. Só que aqui podemos trocar entre 4 personagens bastante distintos pra conseguir passar as fases e explorar cada cantinho das mesmas. São eles: o macaco, que salta mais alto, o hipopótamo, lento mas o único que destrói paredes, o tigre, que corre e salta bem longe e a Psycho Fox, a raposinha que é a mais balanceada do grupo. Todos eles são bem carismáticos, únicos e úteis.



Durante o jogo, é possível coletar uma gama de itens que fazem diferentes efeitos, como destruir inimigos na tela, dar proteção e permitir a troca entre os animais. Isso mesmo, só é possível trocar entre eles usando um determinado item. Por sorte tal item é bem fácil de achar, mas não disperdice, você pode ficar preso na fase e ter que resetar ou morrer pra sair dali...

Seus únicos ataques são o pisão, que enterra os inimigos, o soco e o passarinho, que precisa ser achado antes. Todos os itens do jogo estão escondidos em ovos que precisam ser quebrados. Alguns ovos são sacanas, contendo inimigos dentro, portanto, CUIDADO!



Os gráficos são ótimos, as fases são bem diferentes entre si, todas divididas em 3 ou 4 etapas por MUNDO, que são representados pelos já costumeiros temas como esgotos, florestas, céu, gelo, deserto, etc. As músicas acompanham a qualidade do jogo e não deixam a desejar, mesmo se repetindo em algumas fases, todas são bem bacanas.



Psycho Fox é um jogo é bem legal, apesar de, hoje em dia, parecer meio repetitivo, principalmente pela mecânica de jogo. Explorar as fases é quase uma obrigação, itens como os saquinhos garantem chances nos bônus, o que rende vidas pro jogador. Mesmo que seja impossível voltar na tela, é primordial uma boa exploração do cenário antes de avançar, passagens secretas podem encurtar bastante o game.

Não vou recorrer ao fator nostalgia pra avaliar o game, mas Psycho Fox, mesmo assim, não deixa a desejar. Tem um design bacana de fases, uma boa variedade de personagens, exploração de cenários, músicas boas e uma boa duração também.

Nota: 7.0

9 comentários:

  1. Psycho Fox é bem divertido mesmo. É um dos jogos mais hackeados que já vi, o que demostra que ele é bem querido pelos retrogamers.

    P.S: A história do moleque que gozou no Dreamcast foi o texto que mais me fez rir na vida!

    ResponderExcluir
  2. É inevitável: eu olho para esse jogo e vejo o Sapo Chulé haUHAUhauHAUHuahAHUhauHAUhauA

    A adaptação mais infame da história dos games XD

    ResponderExcluir
  3. Esse jogo tem gráficos coloridos, personagens cativantes, mas eu acho que ele tem sérias falhas de design. Primeiro, há muitos momentos em que você tem que pular sem saber o que tem lá embaixo, o que geralmente resulta na raposinha caindo num buracão. Tem que memorizar as fases, eu acho meio desleal.

    Segundo, o salto é um terror. Tem que ficar dando impulso para pular, senão sai um pulinho mirradinho... todo jogo tem isso, mas aqui é dramático, irrita muito.

    Ainda assim, o jogo é bacana e tem trocentos fãs no consoles. Mas sempre achei a adoração meio exagerada... talvez faltem outros títulos de qualidade nesse estilão para o console.

    ResponderExcluir
  4. Esse jogo é muito legal e gerou vários hacks homemade. Dá para completar todo o jogo só com a raposa, chamando o Macaco e o Hipopótamo poucas vezes, o Tigre pode ser esquecido.

    ResponderExcluir
  5. @Sabat
    A TecToy marcou a infância de muita gente, mas eu nunca joguei esses jogos dela em cartuchos hehehe

    @Gagá
    Concordo com vc. Acho que acabei me deixando levar pela nostalgia, mesmo não querendo.
    Psycho Fox tem essa zica nos saltos mesmo, isso acaba matando facilmente em um pulo simples entre plataformas.

    @Talude
    Antigamente, quando eu alugava o game, só jogava com o Macaco justamente por ele pular mais alto e alcançar as passagens.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Versão do Decap Attack para master system. Mesmo sistema de jogar a parada, soco, pulo, ítems...

    ResponderExcluir
  8. Caramba que jogo bom esse pena que eu nunca tenha fechado ele na epoca qundo jogava pois adorava alugar ele nos fins de semana .Olha que bons tempos de locadora viu .

    ResponderExcluir