sábado, 8 de maio de 2010

Retro Challenge: The Immortal [parte 1]


E então é chegada a hora (atrasada) de dar o pontapé inicial na minha jornada para terminar The Immortal, versão do Mega Drive. The Immortal é um RPG no estilo Diablo, onde controlamos um herói por labirintos quase sem fim, todos cheios dos perigos característicos desse tipo de jogo. Mas em The Immortal, as coisas são, digamos assim, mais perigosas...



A história do jogo gira em torno de um herói sem nome, que está em um labirinto bizarro em busca de seu mentor, o mago Mordamir, que está aprisionado nas profundezas do lugar. E é só isso que sabemos de início. Ah sim, sabemos também que o labirinto é provido de diversas armadilhas que podem matar nosso herói das mais variadas formas possíveis. Uma simples pisada no local errado pode despedaçar nosso mago aprendiz, o que muito certamente irritará o jogador, mesmo este sabendo que não há outra forma de avançar sem arriscar. Dito isso, temos em mãos um game de RPG, onde a base para sobrevivência é.... arriscar a própria vida.

Bom, apertando START na tela inicial me aparece a tela de NEW GAME ou não. Aqui dá pra se colocar os passwords fornecidos pelo jogo durante a jogatina. Assim que começa o game, meu personagem surge numa salinha pequena, com uma mesinha redonda e uma vela sobre ela. Pra não chamá-lo de qualquer coisa no jogo, colocarei o nome nele de COSMÃO, só pra variar. Vale dizer que o jogo inteiro tem uma perspectiva isométrica, ou seja, em diagonal, similar aos jogos da série Strike, como Desert Strike e Jungle Strike. Controlar o mago é simples, o direcional o movimenta nas quatro direções básicas

Assim que me aproximo da mesa, tomo um susto com uma assombração de um velho! É o Mordamir, que aparece pra dizer que está preso nas profundezas do calabouço e que precisa da minha ajuda. Só que ele acha que está falando com um tal de Dunric, e o jogo deixa explícito que EU NÃO SOU DUNRIC! Após essa pequena introdução, finalmente estou livre para controlar o mago.

Logo na primeira tela há uma armadilha fatal num quadradinho do piso, o qual acabei "testando" sem querer. Dali surgiu um monstro enorme que engoliu Cosmão numa bocada só. Tá certo que o jogo avisa que "é melhor irmos embora daqui", mas eu acabei insistindo e morri. ¬¬

e lá se vai o Cosmão

Na segunda tentativa, passei pela porta e achei um corpo de um soldado morto e um orc enorme vindo na minha direção. Desviei dele e fui ver o carinha morto. Encontrei alguns itens ali:

• um anel com o nome de Dunric;
• um pergaminho com três magias do tipo fireball;


Assim que voltei ao jogo, o orc voltou da sala que tinha entrado e me encarou: "NÃO INTERFIRA NISSO!". E o primeiro combate se deu ali mesmo! O combate em The Immortal é bastante difícil de se entender. Os dois lutadores são postos um de frente com o outro e cada um bate do jeito que pode. Cosmão usa uma faquinha e seu CETRO MAGISTRAL, o qual eu fiz explodir a cabeça do orc em vários pedaços, pintando o chão de vermelho e verde. Não me perguntem como fiz isso e nem detalhes da luta, pois a única coisa que fiz foi apertar os botões até matar o desgraçado. Com o tempo acho que acabo aprendendo sobre o combate, por hora isso foi o suficiente.

o jogo tem cenas que fariam inveja à qualquer Mortal Kombat

Continuei minha andança por baixo e vi outro orc lutando com um carinha sem camisa. Fui pra cima dele e dessa vez Cosmão TORROU o pobre coitado com seu CETRO MAGISTRAL. Acho que esses "fatalities" são randômicos, mas estou gostando disso. Falei com o carinha e ele me disse que preciso salvar Mordamir. Ele ainda disse que a entrada pros andares inferiores está escondida e me deu uma chave em seguida. Muito bom saber isso, sou encarregado de salvar um mago em um calabouço cheio de armadilhas fatais e a entrada ainda por cima está escondida!

o tal carinha me dizendo o óbvio e depois me contando um segredo

Perto do carinha (que misteriosamente SUMIU em seguida), achei um baú que abri com a chave, encontrando o seguinte:

• 20 golden pieces (pra que vou precisar de moedas aqui?);
• um saquinho cheio de iscas;
• outro saco cheio de esporos fedorentos;

• uma garrafa;

• um mapa com a localização das armadilhas da fossa, enfim algo aparentemente útil;


Na porta abaixo, nada interessante, ao menos por enquanto. Só um negócio estranho na parede e um porta trancada. Anotarei pra voltar aqui depois!

Voltando até a tela do primeiro combate, segui pela porta ao norte e alcancei um corredor com um piso quadriculado. Andei ao norte e achei um orc que me intimou a parar ali mesmo! Como sou teimoso, continuei em sua direção e ele veio bater em mim. Aliás, ele me matou ¬¬! Voltei na sala anterior, prossegui até o orc denovo e dessa vez acabei com ele. Pelo que saquei, na hora da luta a barra da esquerda é a energia do orc e a da direita é a minha energia. Já os blocos com um ponto roxo eu ainda desconheço sua função. Continuei e no fundo achei mais 30 gold pieces. No corpo do orc, acabei encontrando:

• um envelope;
• uma chave que abre alguma porta (epa! talvez seja útil naquela porta lá atrás);


No envelope encontrei um aviso: "Mantenha-se longe das sombras, pois nelas se encontram criaturas fatais. Diante da luz, elas projetam sombras as quais você deve evitar". Bom saber. Aliás, ainda bem que anotei isso, ao usar o envelope ele simplesmente SUMIU do inventário! Mas que jogo sacana!

Fui até lá averiguar a porta e a chave não serviu. Hunf! Tive que voltar e seguir pela única porta que ainda não passei! Ali existe um corredor CHEIO de armadilhas no chão. O detalhe é que elas CORREM pelo chão, vacilou dançou! As paredes estão forradas de dispositivos que atiram flechas fatais, se pisar na armadilha, fatalmente uma flecha virá em sua direção. Passei com alguma sorte por ali e entrei na primeira porta que vi.

prende a respiração e vamo passar correndo

Na sexta-feira que vem eu conto o que encontrei lá, por hoje chega antes que eu enlouqueça!

18 comentários:

  1. Pombas, Cosmão, assim não dá! Você tá escolhendo tão bem os jogos para os retronados e afins que eu não tenho nem coragem de acompanhar!

    Comecei a ler o texto, mas quando cheguei na parte da primeira armadilha em que o monstro te devorou, instantaneamente parei de ler e pensei: vou jogar :)

    ResponderExcluir
  2. Este é um dos games mais macabros da história, e ainda por cima é MUITO BOM! E o que tem de bom tem de difícil.

    Desafios inteligentes, situações inusitadas, uma boa história, ambientação digna dos melhores RPGs medievais, etc.

    Não o campararia a Diablo, apesar da visão isométrica. Enquanto Diablo há uma horda de inimigos e várias magias, aqui há muita estratégia, furtividade e battles isoladas.

    Mortal Kombat é fichinha perto de um RPG perturbador e realista como The Immortal. Essa vou acompanhar. :)

    ResponderExcluir
  3. @Orakio
    Pô, todo retronado/challenge que começo vc acaba gostando do jogo e deixa de acompanhar uhauahauhau!

    @mcs
    Obrigado por acompanhar! Realmente, o jogo não tem muita coisa de Diablo, tirando a temática e a visão.

    De desafios, até agora só enfrentei alguns inimigos e as armadilhas naturais do jogo, mas andei lendo que até itens te matam se usar errado, é bom tomar cuidado.

    ResponderExcluir
  4. a versão de mega drive, nunca joguei, mas sim a de nintendo 8-bits! é realmente um jogo mto difícil, a pior parte é qnd vc tem q nadar num barril, e outra q tem q usar um tapete voador...

    ResponderExcluir
  5. vixe, fiquei com medo só de ler, imagine jogar...
    show de bola cosmão!

    ResponderExcluir
  6. Me diz uma coisa, o carinha tem vidas infinitas? Morreu e volta de algum ponto? Ou morreu é game-ovo?

    ResponderExcluir
  7. @Matt
    São 3 vidas. Já gastei duas.

    ResponderExcluir
  8. Eu cheguei a jogar a versão do NES, ainda choro por causa desse jogo. Tive de fazer semanas de terapia pra conseguir deixar os traumas que me causou... É triste. Pelo menos tem uma animação boa.

    ResponderExcluir
  9. Esse jogo é simplesmente um dos melhores e maiores desafios já feitos para o Mega Drive. Verdadeiro clima de horror, e puzzles dificílimos. Na época do jogo, por volta de 91/92 não é isso? Ou The Immortal é de 93? Lembro agora não - adorava o medo propiciado pelo jogo e o desafio, além dos elementos de RPG. The Immortal ficou meio relegado à poucos jogadores nos consoles da época porque era muito dífícil e afastava os que sonhavam com os jogos de hoje, lotado de checkpoints e tutorial até a última fase eheheheheh

    Joguei a versão para MS-DOS dele no DOSBox recentemente, pois só conhecia a versão do Mega, e dá pra dizer que o port do Mega é simplesmente perfeito.

    Deu água na boca seu post: a primeira frase do jogo é marcante e nunca esqueci: "Your name is not Dunric". Meu Deus, não posso (não devo, pelo menos...) abrir o emulador agora, estou no trabalho, droga! :-)

    Depois de terminar The Immortal, você estará pronto para Shadow Of The Beast! eheheheheheheh :-)

    ResponderExcluir
  10. Joguei isso no Nintendinho tinha um item que soltava uma "lesma gigante" e me matava, já em outras telas o chão caia do nada, sempre imaginei: "Será que alguma pessoa em sã consciência jogaria (terminaria) isso"...

    vou acompanhar a jornada!

    ResponderExcluir
  11. @Marcos
    Eu já notei tremedeira e insônia só de jogar essa primeira etapa...

    @Eric
    Realmente, essa fala no início "your name is not dunric" ficou meio.... sei lá, macabra. Pois tudo dá a entender que Mordamir deixou uma mensagem pra qualquer um que entrasse ali pudesse salvá-lo.
    Enfim, The Immortal eu acredito ser de 1992.

    @Ezequiel
    Ninguém em sã consciência jogaria isso até o fim. Eu deveria estar bêbado quando coloquei esse jogo na lista pra vocês escolherem auhauhauahua!
    Mas trato é trato e prometo ir até o fim!

    ResponderExcluir
  12. Cosmão, se não me engano, você uma algo que ILUMINA o local, e você pode assim ver as sombras e evitá-las. Mas posso estar enganado, terminei esse jogo a uns 16 anos só kkkkkkkkkk e foi no NES!!

    A de Mega drive tem uma fase a mais, e foi nela que eu travei...

    ResponderExcluir
  13. Esse jogo é muito dificil cara, zerar ele não é facil, já tentei um monte de vezes e mal consigo chegar na segunda fase. Mas o review ficou muito bom

    ResponderExcluir
  14. Cosmão,The Immortal é realmente um jogo desafiador,e como você,eu também não entendia nada na hora da batalha,o que acaba fazendo com que a gente perca muita energia(e vidas também).E por causa disso eu acabei reservando um tempo livre só para descobrir como derrotar os monstros sem perder muita energia,e parece que funciona assim:
    Na tela de batalha vemos que tanto o nosso mago quanto o monstro tem duas barras,a barra com uma bolinha verde e outra com uma roxa,a verde,como todos sabem,é a nossa energia,e a roxa funciona assim,conforme você ou o monstro vai atacando sem parar,a barrinha roxa vai aumentando,fazendo com que você demore mais para atacar (isso serve para o monstro também).Para você fazer essa barrinha descer,você fica desviando do monstro (basta segurar o botão C e segurar o direcional para o lado que o monstro for atacar),e isso te dá uma vantagem,porque enquanto você fica desviando do monstro,ele acaba cansando,aí você aproveita pra atacar(basta segurar o direcional para o lado que você quiser ou então apertar o botão A).Bom,boa sorte pra você e espero que isso tenha ajudado.

    ResponderExcluir
  15. @gamesportemania
    Morrer é regra em The Immortal hehehe.

    @Matheus
    Dicas valiosíssimas meu caro, muito obrigado pela visita e pelo comentário. Eu já estava sacando qual era da barra com bolinha roxa, mas desconhecia como desviar dos ataques. Agora vou usar isso nas batalhas, sua dica será muito bem aplicada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. MEU IRMAAO ...VOCE EH UM GENIO MAAH EU TE AMOOO

    ResponderExcluir
  17. CARAKA meu !!!!!!!!!! nunca pensei nesta possibilidade que nosso querido matheus citou acima!! e olha que sou "macaco véio" ja em jogos feras de se concluirem , diversos RPGs , mas eu como outros adoradores de games , principalmente os classicos, sou mais um que travou neste jogaço. Caro Matheus, VLW mesmo, agora posso me aprofundar nesta dimensão macabra e envolvente que é este super game !

    ResponderExcluir
  18. Quando eu jogava esse jogo no Mega, nos meus idos, e passados 8 anos de idade não tinha ideia do clássico que era. Passava medo e raiva pela dificuldade. Hoje passo mais medo do que raiva, rss. Até porque seu retronado é ótimo.

    ResponderExcluir