sábado, 22 de janeiro de 2011

Retro-Challenge Out of This World [1]


E chegou a hora de começar mais um Retro-Challenge no Shugames, o terceiro jogo que encaro do começo ao fim no blog. Diferente de The Immortal e Chakan, Out of This World é mais um adventure do que um plataforma/RPG como os outros. De igual, ele te mata com uma simplicidade enorme, é difícil pacas e é muito fácil ficar empacado em alguma fase sem saber o que fazer. Somente uma vez na minha vida eu terminei esse jogo, no distante ano de 1994, se muito não me engano.



Out of This World conta a história do professor Lester, que, por acidente, vai parar em uma terra devastada e ocupada por criaturas extremamente hostis. O objetivo principal é sair vivo de lá. O jogo acontece em diversas telas, tendo que o jogador resolver algum quebra cabeça, algum enigma e evitar morrer no processo. Bastante semelhante à Flashback (que foi Duplatonado por mim e pelo Matt), Out Of This World tem suas particularidades e qualidades únicas.

Mas deixemos de enrolação, vamos começar logo com isso, é hora de enfrentar os perigos de Out of This World!

O jogo começa com Lester chegando até seu laboratório, provavelmente de madrugada. Ele estaciona seu carrão, entra e começa a mexer no computador, provavelmente algum trabalho rotineiro do cientista. Por algum motivo cósmico, um RAIO cai no maquinário e Lester acaba desaparecendo dali. À partir desse momento, a vida de Lester depende do jogador e sua habilidade.

Lester estava mexendo calmamente no seu computador gigante quando... CATAPLOFTZARUCARZZDURHHBLASZZRTT!!!!

O negócio já começa embaixo d'água, com Lester tendo que escapar à todo custo de tentáculos que sobem e tentam pegá-lo. Depois que subi, comecei a andar e notei que uma criatura me olhava lá do fundo do cenário. À direita encontrei algumas larvas no chão, FATAIS, diga-se de passagem. Ainda bem que Lester ao menos sabe chutar...

o jogo já começa na correria pra salvar sua pele

Prosseguindo pela direita, encontrei o animal que me espionava... aliás, pelo visto EU fui o encontrado aqui... Voltei correndo até depois da piscina de onde saí, saltei no cipó ali e dei o "balão" no monstro. Sem saber direito, continuei correndo, foi quando trombei com uns caras estranhos, que MATARAM a criatura com uma única rajada laser. Lester tento interagir com os caras, mas foi atingido e levado à prisão local. Mas que coisa....

a criatura estranha sendo dizimada por raios laser vindos de sei-la-quem...

Lá na cela conheci um cara que iria me ajudar o jogo inteiro. O infeliz não tem nome, mas chamarei de BUDDY, já que é assim que o criador do jogo gostaria que o chamassem... Para mais infos, leiam na íntegra a matéria completa sobre o jogo na Old!Gamer 4, feita pelo nosso colega Gagá do Gagá Games. Enfim, Lester abre os olhos dentro da cela e encontra o colega. Ainda sem saber as suas intenções, essa foi uma parte que demorei na época pra descobrir o que fazer.

Lester abrindo os olhos e dando de cara com Buddy.... 
não sei vocês, mas eu teria medo de um troço desses me encarando...

A cela balança, de um lado pro outro. De alguma forma inexplicável, percebi que, ao mexer nos controles, a cela começava a tomar cada vez mais impulso. Estabelecendo uma sequência de apertos laterais, seguindo o movimento da cela, logo ela tomou impulso e se estourou do gancho do alto, caindo sobre um pobre soldado abaixo. Mais do que depressa, Buddy sai e pede para segui-lo! Peguei a arma do soldado e corri na direção de Buddy!

balançando a cela, observem o carinha no fundo, 
ele aparece e some em seguida só pra contar pros outros o acontecido
na outra imagem, Lester pegando sua inseparável e indispensável arma

Foi só sair correndo pra me transformarem em uma pilha de cinzas... Pois bem, a cena voltou pra cela, balancei e caí denovo, dessa vez peguei a arma e corri pra terceira tela, onde já cheguei atirando e pulverizando o inimigo! Na próxima cena, Buddy precisava de cobertura enquanto abria uma grade, provavelmente eletrônica. Fiquei atirando nos caras, mas não adiantou muito, eles fizeram um campo de força e me detonaram denovo...

Fiz tudo de novo, só que dessa vez lembrei do campo de força (segurar o botão de tiro uns 2 segundos), a guerra foi demorada, mas venci o cara e Buddy abriu a grade! Corremos pro elevador e subimos. No alto, de uma janelinha, pude ver a dimensão da encrenca: um mundo totalmente hostil, onde, ainda por cima, sou tido como fugitivo e caçado vivo ou morto! OMG!

o tiroteio desenfreado e uma visão bizarra do mundo em que Lester foi parar

O jogo é desta forma, correria a maior parte do tempo pra se manter vivo, por esse mesmo motivo eu acho que o Retro-Challenge vai ser o mais rápido até agora já feito. Não existe muita exploração de cenários, como acontece em Flashback, por exemplo. Lógico que tem partes que é impossível passar sem morrer umas vinte vezes, mas uma hora se consegue passar e o jogo te ajuda sempre com um password esperto, na hora certa!

Desci com o elevador, dois andares pra baixo não tinha nada pra se fazer, no andar abaixo tem um guarda que me matou duas vezes!! E o problema de morrer ali é que tudo volta lá na cela, é preciso passar pelos combates tudo de novo. Ainda bem que, aprendido uma vez, as vezes consequentes não ficam lá tão difíceis.

Novamente desci com o elevador, mas dessa vez consegui matar o filho da mãe antes dele atirar! Naquela salinha existe um circuito elétrico que precisa ser destruído pra abrir caminho na sala acima. A parede que me impedia.... ainda impede, e perdi um bom tempo pra descobrir que a minha arma pode ser carregada pra soltar uma RAJADA LASER! Soltei a danada na parede que virou PÓ, logo notei que o soldado abaixo estava fazendo a mesma coisa, tratei de descer rapidamente para matá-lo! Mas qual foi a minha surpresa, MINHA ARMA ESTÁ DESCARREGADA!!! OH, CRAP!

transformando um soldado em poeira e explodindo a parede com o tiro carregado!
talvez isso tenha acabado com a energia da minha arma...

Saí correndo pela esquerda e subi na sala de cima, um soldado veio caminhando em minha direção calmamente. Eu também estava tranquilo, pois uma grade estava entre nós. Foi nessa hora que Buddy levantou a tampa de uma tubulação no chão e ordenou que eu descesse por ali. Caí no tubo e Buddy acabou sendo aprisionado....

Buddy abrindo passagem e Lester rolando pelo duto.... o que será de Buddy agora?

Só me resta agora rolar pelos encanamentos de ar do lugar até achar a saída...

2 comentários:

  1. @Leandro Leon Belmont Alves.

    uma palavra para esse jogo: inacreditável.

    nessa segunda eu comprei a minha Old Gamer numero 4 falando sobre esse jogo na capa, e resolvi dar uma testada...

    PQP!!! QUE JOGO DO C@$$%¨@!

    só a apresentação do jogo deixa qualquer um com um WTF na mente, como eu nunca vi esse jogo antes? o mundo alien deixa qualquer um tenso, é como se nada auxilia-se o Dr. Lester. e é incrível as cenas cinematográfica, desde uma simples olhada pela janela da prisão ao ver o mundo lá fora, até as mortes. me fez lembra daquele game, Oddyworld: Abe Exodus do PS1.

    e esse já abre teorias conspiratórias tipo: que planeta ou dimensão é aquela onde Lester se encontra...

    ResponderExcluir