quinta-feira, 28 de julho de 2011

Especial de Aniversário de 2 Anos do SHUGAMES


Nem parece, mas dois anos passaram tão rápido. Parece que foi ontem que, ao conhecer o blog do Gagá Games, eu tenha decidido que iria ter meu próprio blog pra falar de jogos velhos. E, desde então, a idéia tem sido amadurecida dia após dia. É por isso que o Shugames está sempre em processo de crescimento e transformação, para tentar agradar à todos que viveram na época dourada dos jogos, onde apertar START e começar a jogar era o que bastava, tão diferente dos tempos atuais.


Tudo começou no fotolog, em um longínquo novembro de 2004, com uma única análise, GTA San Andreas, do PS2. Tomei gosto pela coisa, pois já gostava muito de escrever, então a coisa aumentou e comecei a escrever sempre sobre jogos, começando com vários clássicos do PS2 (que era O console da época). Logo passei pro Master System, o primeiro console que eu tive após o Atari. Foi aí que a coisa realmente pegou ritmo, cada vez mais se parecendo com uma análise, mas ainda com um esboço rude e cru, uma forma de escrever direta e sem muitas apresentações. Eram textos curtos, normalmente para ressaltar o quanto aquele jogo foi e ainda era importante para mim, logo abaixo de uma imagem qualquer do jogo.


E então, as imagens começaram a tomar forma, comecei a fazer montagens, duas telas diferentes, três e, enfim, as 4 telas de um mesmo jogo, montadas no paint, programa onde até hoje eu monto os posts. Com o tempo, um grande amigo que vim a conhecer pessoalmente começou a dar seus comentários pros jogos, de forma descompromissada, começando com o saudoso Rocky, do Master System.Eu e Tsu tocávamos o fotolog com resenhas diárias, baseadas, inicialmente, no Master System, até que os jogos do mesmo quase que acabaram e pulamos pro Mega. Esse foi o período de maior aceitação e visitação do fotolog, realmente, o auge de tudo. Mais pessoas entraram pro cast do flog, como o Colimar, Matt, Yasu McFly, Tsunami, Max Carnage, Diego Batera, Sephiuson, AndreYin, Azrael, Rao e tanta gente boa que é impossível me lembrar de todos os nomes. Nesse meio tempo, outros dois flogs surgiram, o Golden Games, de onde saíam os detonados e o PS2 Games, onde analisava exclusivamente os jogos de PS2.

um exemplo de montagem tosca da época :P

O Fotolog do Cosmão acabou em novembro de 2008, exatamente 4 anos depois que começou, parando praticamente no começo dos jogos do SNES (já tínhamos falando dos jogos do Master, Mega e NES). Claro, fotolog já não era mais novidade e com tantas pessoas atarefadas e outras tantas que acabaram por não enviar mais suas resenhas, o flog acabou parando por ali mesmo. Atendendo a pedidos de muitos, resolvi manter o flog como uma boa memória na internet. Está tudo lá pra quem quiser revisitar e rir com as resenhas malucas dessa trupe de loucos que participou de tudo.

E, como todos já sabem, junto com tudo isso nasceram a Old Games Zine do Caio, que chamou o Matt e todos os outros pra participar. Logo isso virou um blog, que gerou outro, o FTW Games. Nesse meio tempo, o Shugames nasceu de uma vontade pessoal de ter o próprio espaço e de tentar reviver o fotolog do Cosmão em formato de blog, sem limites de caracteres, imagens e tudo mais. Claro, não deu certo, tanto é que, quando percebi, resolvi levar sozinho o blog ao invés de recrutar um pessoal pra me ajudar.

o primeiro visual do Shugames, sem barras laterais e com um enorme espaço no centro

No começo não foi fácil, mesmo tendo o apoio de pesos pesados da blogsfera retrô gamística, como o Gagá Games e Museum dos Games, muitas vezes pensei em desistir do Shugames. O blog nasceu no wordpress, mas logo migrei tudo pro Blogger, por ser uma plataforma mais flexível. Tão flexível que, desde aquela época, em julho de 2009, mudei tantas vezes de templates que foi complicado fazer com que o blog tivesse uma cara própria. Como o Gagá já comentou uma vez: "o lance legal do Shugames é não ter um template fixo, toda semana tem um novo". Óbviamente, após tantas mudanças, escolhi o definitivo.... pelo menos até o mês que vem :P. Os textos, que antes eram escrachados e cheios de palavrões, tiveram uma significativa mudança e se tornaram menos óbvios e mais técnicos, buscando cada vez mais leitores. Não digo que foi uma mudança fácil, mas sim, uma evolução.

TOP 5 headers que nunca entraram (e nem vão entrar) no Shugames

Brincadeiras à parte, esse post especial foi somente para agradecer à todos vocês e mostrar um pouco da história desse cidadão, que vai ser papai em breve e que escreve e ama falar sobre games. Se não fossem por vocês, que motivam e sempre dão o feedback necessário, esse blog já estaria morto. E podem ter certeza, se o Shugames vive mudando de cara e incluindo coisas novas no cardápio, é pra agradar à todos, mesmo que isso pareça impossível. E que venham mais dois, três e quantos anos tiverem que vir!

As 5 Matérias mais vistas no Shugames:

Os 20 Melhores Jogos do Master System;
Especial Multiplayer 16 bits;
The Revenge of Shinobi (Mega Drive);
Super Mario World 2 (SNES);
Os 30 Melhores Jogos do Mega Drive;

O que está em andamento:
Retronado StarTropics (NES);
Retronado de Bolso Monster World IV (Mega Drive);
Clássicos até o Fim Alundra (PSX - OGFTW);

E o que o futuro nos reserva? A programação diária que eu faço é bastante simples mas muito randômica. Retronados/Diários nascem de um estalo, geralmente me lembro de algum jogo bacana e começo a rascunhar o começo. E, disso tudo, tenho tirado proveito de muitos jogos às vezes desconhecidos do público, como foi o caso de StarTropics e Monster World IV.

Bom, para esse ano ainda, se tudo correr bem, espero lançar mais um Retronado após o StarTropics, junto com mais um Retronado de Bolso (jogo surpresa, mas agradará à todos - dica: é do Mega), mais um Diário de Bordo no Gagá, já que ficou pra mim a tarefa de preencher essa lacuna do blog e uma surpresa até o final do ano.

Enfim, 2 anos se passaram e o Shugames continua na ativa. E eu só tenho a agradecer à todos pela paciência e pelas visitas ao blog.

Até a próxima!

25 comentários:

  1. Me sinto parte dessa história SHU, pelas artes em alguns headers e banners especiais... Rock on Cosmo, melhor coisa é fazer o que gosta! :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! :D

    E o blog vai muito bem, com boas análises e posts muito bem elaborados.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Opa! Milhares de felicitações por esses dois anos de leitura maravilhosa sobre esse assunto que eu adoro.
    GAAaaaaaaaaaaaaaaaaaameeeeeeeessssssssssssssssssss
    :-)
    Espero que continue assim, com esse empenho e tato com os textos.

    ResponderExcluir
  4. @Matt @Pedro @Yoz
    Obrigado mesmo galera pelo apoio.

    ResponderExcluir
  5. No soprar das velinhas, senti que meu amigo e parceiro Jack #incansávelgamer Cosmão desejou muitos e muitos anos de vida para o seu blog. E não só ele! Como leitor assíduo há quase um ano do Shugames, fico feliz em ver o amadurecimento de uma ideia e o surgimento de novos desafios e formas de falar sobre videogame e games antigos.

    Um abraço Cosmão! Muitos anos de Shugames! E feliz dia dos pais (tá chegando!!!)

    ResponderExcluir
  6. @Marcel
    Valeu Marcel, sem o apoio de todos vcs o Shugames não teria vingado. Bem lembrado: vou passar o primeiro dias dos pais esse ano ^^

    ResponderExcluir
  7. Grande Cosmão!!! Que demais, o Shugames é um blog exemplo, foi um dos responsáveis por eu pensar em criar o QG Master, antes de eu sonhar em ter um blog, já era leitor assíduo do Shugames. Aqui faço leituras obrigatórias, mesmo não conseguindo comentar sempre, por crer que to sempre aqui.
    E, já o felicitei antes pelo filhinho(a) que você vai ganhar (já sabe o sexo?), mas reforço aqui, parabéns!!!

    Olha só, temos duas coisas em comum, a paixão pelo Master System e a novidade, ambos seremos pais, minha princesinha logo chega também.

    Desejo pelo menos, mais uns mil anos de Shugames!!!
    Abração e continue com o trabalho perfeito.
    E como disse nosso amigo MarCel, feliz dio dos pais (para nós!)

    ResponderExcluir
  8. @Leo S
    Obrigado Leo, também sempre estou lendo o QG Master, foi um dos responsáveis por eu comprar (peguei ontem) um Master System II praticamente novo, somente faltando a fonte (talvez precise de sua ajuda nisso hehehe)!

    Master System foi meu console mais querido, junto com o Mega e o Saturn, mas o Master é especial!

    E parabéns pra nós, já podemos comemorar o dia dos pais esse ano uahauhauahua!

    ResponderExcluir
  9. Salve Cosmão!

    Parabéns mesmo! Gosto bastante do seu jeito de escrever. Sei que não parece porque comento pouco (hehe), mas é por falta de tempo mesmo.

    Como você, meus consoles mais queridos são o Master, o Mega e o Saturn; mas tendo a preferir o 8 bits da Sega (mesmo tendo tido ele por bem menos tempo que os outros dois).

    Continue firme e forte. Abração!

    ResponderExcluir
  10. É bacana olhar pra trás e ver como tudo começou e o que nós melhoramos, o quanto crescemos... E como o tempo passa rápido quando se faz algo que se gosta!

    Engraçado como sou o oposto de você. Coloco palavrões em todos meus posts... É mais forte do que eu! Falo palavrão demais, tanto no blog quanto na minha vida fora dele! ;P

    Parabéns ao Shugames! Que venham muitos anos de vida ao blog! \o/
    E parabéns tb pelo filho(a)...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Cosmão!
    Venho acompanhando o blog desde a primeira vez que o vi lá nos parceiros do Gaga, gosto muito de acompanhar as materias. Gostaria que um dia meu blog chegasse ao nivel do seu! Mas ainda tenho muito a caminhar, enquanto isso vou acessando o Shugames para aprender cada dia mais!!
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Shu!
    Parabéns Cosmão!

    Putz! Como o tempo passa, 2 anos? Acho que me lembro disso aqui desde o começo. Sempre usei o SHUGAMES como um reader, pois a bloglist é a mais completa da blogsfera. Um Luxo!

    Com isso, inevitavelmente acompanho o blog de perto e todas as mudanças repentinas de visual. E isso acaba sendo uma identidade.

    O Shugames faz parte da história da blogsfera retrogamer que estamos construindo juntos. E é uma peça chave. Fico feliz que um blog com essa qualidade esteja completando 2 anos e com muito gás.

    Parabéns novamente!
    Sorte e Sucesso!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Cosmão! Eu já acho participar de um blog algo complicado, pela falta de tempo que temos nos dias de hoje, e você sozinho está conseguindo seguir firme e forte com o Shugames. Que a Força sempre esteja com você!

    ResponderExcluir
  14. Opa, e essa eu não poderia deixar de comentar também: assim como o Gabriel, eu também uso o Shugames como um "reader" dos outros blogs sobre games clássicos. Sempre visito o blog para saber tanto o que está sendo postado nele, quanto o que está rolando na nossa criativa "retrosfera".

    ResponderExcluir
  15. @Senil
    Temos o mesmo gosto para consoles, o Master System sempre vai estar no topo das minhas preferências "consolístiscas" :D

    @F.R.
    Obrigado por fazer do Shugames uma referência. Sei que meu blog ainda precisa de muitos acertos para ficar ótimo, mas, como tudo nessa vida, tudo depende de muito esforço e paciência para que as coisas fluam como queremos.

    O 32-128 bits ficou muito bacana, gostei da análise do Dragon Force, o Saturn tem muitos jogos fodas que são poucos conhecidos.

    @GLStoque
    Pois é Gabriel, o tempo voa mesmo! Lembro quando acessei teu blog pela primeira vez e morri de rir com as gírias que usa nas análises, virou parceiro na hora uahauhaua! Pode ter certeza que, se o Shugames faz parte da retrosfera gamística, o GLStoque tem seu lugar garantido lá também!

    Abraços e muito obrigado.

    @André
    Fala André! A falta de tempo é um empecilho complicado realmente, participar de vários blogs às vezes me deixa sem tempo até pra dormir, mas quando tudo isso envolve o prazer, o cansaço muitas vezes some.

    Falando nisso, poderia voltar com teu blog do PS2 qualquer dia, mesmo que seja com uma matéria por semana, só pra atualizar hehehe!

    ResponderExcluir
  16. Hahah, até eu fui lembrado! De fato, meus primeiros trabalhos como resenhador(essa palavra existe?) de games foi no fotolog do Cosmão, e serviu como uma boa experiência para quando entrei no Museum dos Games. Valeu mesmo, Cosmão, e parabéns pelos dois anos! Continue assim!

    ResponderExcluir
  17. Putz, o blog ja tem 2 anos e agora que o descobri... :(
    Por que não descobri isso antes hehe....
    Parabéns Cosmão, continue assim que a gente agradece :D

    ResponderExcluir
  18. Cosmão, infelizmente sem chances de voltar com o meu blog sobre o PlayStation 2, ainda mais agora que nem estou mais jogando os games deste console como fazia há uns dois, três anos atrás. Por enquanto vou me contentar em escrever no Gagá Games mesmo. E fico esperando seu retorno por lá! Em Agosto estarei voltando, e seria legal se você voltasse na mesma época.

    ResponderExcluir
  19. @Kwan
    Valeu pelo apoio Kwan! :D

    @André
    Pretendo voltar sim com um novo Diário de Bordo muito em breve.

    ResponderExcluir
  20. Cosmão, parabéns pelo excelente Blog, estou sempre acessando para ver as novidades e gosto muito das matérias e principalmente dos retronados!!!

    ResponderExcluir
  21. Parabens ai Cosmão 2 anos hein que beleza cara descobri seu blog por acaso e sigo desde então muito bom os post que vocês coloca aqui .Espero que permanace muito tempo ainda cara seu blog e que você continue postando varios games por aqui hein .

    ResponderExcluir
  22. Grande cosmao, quase meu mestre de guias de bordo , que continue assim o blog , tamo sempre ae o/
    parabens

    ResponderExcluir
  23. @Marcelo
    Valeu Marcelo, obrigado mesmo!

    @aki é rock
    Se depender de mim, o blog ainda vai longe hehehe, obrigado pelas visitas!

    @ziro
    Valeu Ziro! Falando nisso, cadê o resto do Y's 3? to esperando! Aliás, o estilo que vc usou (tirando fotos da TV) eu achei muito criativo e diferente, talvez eu faça algo nesse sentido futuramente também.

    ResponderExcluir
  24. ae vlw , foi mais falta de recursos ( captura de video) que a criatividade+ vlw mesmo, o ys3 ainda vai sair tava atras de um comtrole de mega novo pra volta as jogatinas

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, cara! Puxa, então eu acompanhei esse blog desde o nascimento... Não sabia que o Shugames era mais novo do que o DingooBR :D

    Aliás, tá faltando alguma coisa nos parceiros, não tá não? :P

    ResponderExcluir