segunda-feira, 25 de julho de 2011

Megaman X2 (SNES)


Se Megaman X chegou para dar novos ares à série e escrever o outro lado da franquia, o X2 veio e aumentou tudo de forma bastante competente. Com o mesmo sistema de sempre (mate um chefe, ganhe sua arma e use-a em outro chefe), as fases selecionáveis e vários itens espalhados pelo cenário, Megaman X2 ainda trouxe três novos inimigos que se colocam de forma aleatória nas fases do jogo. O que tudo isso tem a ver com a história? Sigam-me os bons!


Megaman era um simples iniciante quando derrotou Sigma no primeiro jogo da série. Isso acabou custando a vida de seu líder, Zero, que terminou sendo destruído em combate. Seis meses após esses acontecimentos, X agora é líder dos Maverick Hunters, o que significa que a batalha ainda não acabou. Vários reploids se desenvolveram nesse meio tempo, causando o caos iniciado por Sigma e seus seguidores. X então parte em busca de vingança e acaba descobrindo mais coisas no caminho.

o primeiro inimigo do jogo e o mapa com todos os chefes para livre escolha

Alguns Mavericks pretendem reconstruir Zero e, para tal feito, estão atrás do chip central do robô laranja, o qual está de posse de Dr. Cain na sede dos Maverick Hunters. Em um determinado momento, os três Mavericks mais poderosos aparecem no mapa, oferecendo batalhas extras para recuperar as partes de Zero que estão em sua posse. Resgatar ou não vai da escolha do jogador, o que acaba influenciando um pouco na história do jogo. Toda essa diversidade já bastava para que, na época, os fãs do robô azul da Capcom ficassem alvoroçados com a possibilidade se controlar Zero, caso este fosse salvo por X. Mas, infelizmente, ainda não foi dessa vez.

robôs para montar e muitas passagens secretas

A história do jogo vai se desenrolando conforme o jogador avança pelos chefes e recupera as partes de seu amigo Zero. No final de tudo, como não poderia ser diferente, Sigma se revela como a mente por trás de tudo. São 8 chefes iniciais, fora os três Mavericks especiais que possuem as partes de Zero, ou seja: de cara, 11 batalhas lhe aguardam antes da fortaleza final.

Megaman X2 também inaugurou um novo chip da Capcom, capaz de reproduzir alguns efeitos tridimensionais, o que pode ser notado logo na abertura do jogo, quando o logo do Megaman X2 estiver se formando na tela. Em alguns chefes e sub-chefes, o mesmo efeito é notado. Não é nada muito caprichado, mas, pra época meu amigo, era um dos efeitos mais bacanas. Lógico que tanto o SNES quanto o Mega Drive, anos depois, conseguiram fazer efeitos tridimensionais com maior qualidade.

essa tralha é um dos sub-chefes mais chatos do ferro velho de robôs

Megaman ainda pode coletar partes de sua armadura especial, chamada aqui de Giga Armor. Todas as partes dão recursos diferentes dos vistos em Megaman X, as pernas, por exemplo, permitem que X se desloque no ar, o peitoral, além da defesa, permite uma rajada que acerta a tela toda e o capacete revela coisas escondidas no cenário. Todas as peças estão bem escondidas, portanto, vasculhar os cenários tornou-se algo mais necessário do que no primeiro game da série.

Cada etapa contém também várias coisas escondidas, como era de praxe na série. Corações que aumentam a barra de energia, sub-tanks que podem armazenar energia e partes da armadura do X. Cada chefe continua fornecendo a arma necessária para acabar com outro, mesmo que alguns sejam perfeitamente eliminados com a X-Buster e um pouco de habilidade. Aliás, é um desafio e tanto tentar destruir todos com a X-Buster.

efeito bacana de chuva na fase da floresta e um dos Mavericks especiais

Os gráficos do jogo continuam ótimos, com uma ótima movimentação, cenários bonitos inclusive com efeitos climáticos (na floresta é possível ver a chuva e o sol escaldante), chefes enormes e muitos inimigos na tela sem comprometer a velocidade do mesmo. O som continua com a qualidade de sempre, mesmo assim, prefiro a trilha sonora original, muito mais envolvente.

Mesmo nos dias atuais, Megaman X2 continua bastante desfiador. Não basta apenas sair derrotando os chefes, se quiser ver coisas novas e diferentes no enredo, terá que enfrentar os chefes opcionais e resgatar as partes do Zero. Se quiser ter mais chances com os inimigos, é bom procurar pelas partes da armadura do X. E se for um bom fuçador, poderá até encontrar um famoso golpe de Street Fighter, algo que acontecia também no primeiro game.


Megaman X foi um franquia de bastante sucesso em sua época. Essa segunda versão só veio para comprovar o fato. Com ótimos controles, variedade em tudo e excelentes gráficos, procurar por tudo no game acaba sendo uma tarefa prazerosa ao invés de cansativa. Mais um marco da Capcom no SNES!

Resumão:
+ gráficos caprichados;
+ quantidade de extras escondidos;
+ shoryuken!!
- as músicas ficaram inferiores ao primeiro jogo;

Final Score: 9

19 comentários:

  1. O Cosmão que papo é esse de músicas inferiores?!? Não tem negativo deixa em branco, esse jogo é bom demais... Excelente postagem. Adoro esse jogo.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta: Você tirou o JOGANDO COM OS AMIGOS do seus parceiros?

    ResponderExcluir
  3. @Solo Player
    Sabia que iria ter polêmica esse negócio de músicas inferiores auhauhauhau!
    OK, eu achei as músicas do primeiro Megaman praticamente perfeitas, tanto no tema da fase quanto na execução e composição. Isso, jamais, quer dizer que no Megaman X2 as músicas sejam ruins, mas não tiveram o mesmo impacto das do primeiro jogo da série, só isso.

    É uma opinião pessoal, conheço pessoas que odeiam as músicas dos dois primeiros e adoram as músicas do quarto jogo, do PSX. São opiniões divergentes, mas saudáveis de serem discutidas, lógico.

    Quanto à parceria, tive um probleminha (probleminha? problemão!) no template do Shugames e sumiram MUITOS links, aos poucos estou repondo a maioria deles e, naturalmente, alguns ficaram de fora por esquecimento mesmo.

    Já vou recolocar o Jogando com Amigos nos links, fique tranquilo hehehe!

    ResponderExcluir
  4. AH! Eu adoro a musica de ambos os títulos não saberia qual escolher!

    Alias, o Megaman X2 foi um dos primeiros que joguei da franquia hahahaha!

    Excelente análise véi! ;)

    ResponderExcluir
  5. Ta ai um jogaço do Megaman que joguei varias vezes e zerei também pra mim ele é o melhor da trilogia do Snes .

    ResponderExcluir
  6. Mais um jogo que adorava, não fazia ideia do golpe de Street Fighter!

    ResponderExcluir
  7. Eu joguei esse game (Assim como todos os outros da série X) só para pegar cenários. Por falar em Street Fighter, encontrei um nenu secreto enquanto hackeava o jogo.

    ResponderExcluir
  8. Mega Man X2 é o mais lindo de todos... adoro a arma do cristal... perfeita! Boa lembrança.

    ResponderExcluir
  9. Vc pega o shoryuken somente no castelo numa parte q aparece um morcego e uma escada fora de acesso, ai vc congela o morcego e o uso como apoio pra subir na escada,depois vem o mais dificil, conseguir passar pelos espinhos usando o espicial do fogo.

    ResponderExcluir
  10. Esse eu joguei bastante, muito legal, os gráficos são lindos mesmo! Parabéns pelo post. Abraço.

    ResponderExcluir
  11. as músicas do primeiro são melhores mesmo, a do Storm Eagle é espetacular e inesquecivel, daquelas que a gente sempre se pega assobiando!

    ResponderExcluir
  12. Também discordo dessa coisa de músicas inferiores hehe
    Acho as músicas do primeiro bem superior as da segunda, não pela qualidade sonora no jogo, e sim pela composição e talz,sendo assim, é mais por questão de gosto mesmo achar isso ou aquilo superior ou inferior :)


    PS:até hoje a música do stage do Launch Octopus esta na minha cabeça *-* kkkk

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Cosmão, pq vc não põem os ícones do facebook, orkut, etc no final das matérias? Gosto pessoal? Projeto futuro?

    Seria interessante compartilhar no face, por exemplo, algumas matérias do blog.

    Fica a dica...

    ResponderExcluir
  15. @Marcel
    Mas eles estão ali, na frente do "Por Cosmão"! auhauahauhaua! :D

    ResponderExcluir
  16. ¬¬ falha nossa, navegador dando erro (firefox)

    ResponderExcluir
  17. eu zerei matando zero e pegando as partes de zero sem armadura, com 3 sub-tanques, e todos os corações!


    podem tentar, o desafio é maior, e a diversão nem se fala!

    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu zerei esse jogo com 7 anos no Super Nintendo, eu e meu irmão ele me ajudava as vezes, e eu não sabia de nada de corações de metal (Heart Tanks) subtanks e poderes( Upgrades) o meu irmão era ( e é) bem foda nesse jogo ele tinha a capsula das pernas, da cabeça e ( eu) descobri a dos braços, zerei ele bem facil sem o Shoryuken, e com 10 anos ganei meu computador com os jogos que meu irmão baixou , e joguei o Megaman X, X2 e X3 zerei eles mó facil só tive um pouco de dificuldade no X3, e tambem zerei o Megaman X8,eu zerei o Megaman X2 em 2 HORAS, E AS MUSICAS SÃO MILI MUITO FODAAAASAASS. Eu AMO E ADORO ESSE JOOOGOOO. UAU.

      Excluir
  18. Muito bom,mas ainda prefiro o X3 por causa da dificuldade um pouco mais elevada que o X2 e o X1!

    ResponderExcluir