quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os Aliens invadem os fliperamas !


Confesso que não sou muito fã da temática alienígena. Tão pouco conhecedor da famosa franquia dos cinemas, mas eu gosto de um bom tiroteio e esse jogo apresenta um dos bons. Aliens foi lançado pela gloriosa Konami em 1990, fazendo um relativo sucesso, aproveitando-se da famosa série dos cinemas. O jogo lembra um Contra, onde o único objetivo é atirar e atirar na enxurrada de aliens que vão surgindo pelo caminho.



Apesar de lembrar Contra, em Aliens a perspectiva é diferente, pois controlamos nosso herói em até oito direções diferentes, proporcionando mais mobilidade na hora dos combates. Em algumas fases a coisa muda de figura, podemos controlar o boneco em túneis repleto de armadilhas, onde um radar surge no alto da tela para nos mostrar de onde vem os sacanas. Outro diferencial é que existem dois botões de tiro: um para atirar em pé e outro para atirar agachado.

Falando em herói, tudo indica ser a Sigourney Weaver na pele da Tenente Ripley, mesmo que a primeira impressão é de que controlamos um moleque loiro com um aparato bizarro para fuzilar os vilões espaciais (não que vá muito além disso, enfim). Os controles do jogo respondem bem, mesmo que, em algumas etapas, tudo fique muito confuso devido ao número de inimigos na tela.

bazuca de três tiros, de longe a melhor arma do jogo

Os gráficos são bons, nada tão espetacular, mas estão na média dos arcades da época. O game lembra muito E-Swat da Sega, principalmente em corredores e nas cores usadas, portanto, não tenho nada a reclamar do visual do mesmo. Rolam ainda alguns lances de zoom-in, com aliens pulando na tela, fases onde a tela avança em um visual parecido com Doom (automático) entre outras coisas. Em uma das etapas, um elevador é o único veículo para escapar do lugar, enquanto ele desce, vários aliens vão saltando e roendo os cabos. São momentos bacanas e diferentes, que dão uma certa diversidade pro jogo. Pelo menos, mesmo com tantas explosões e inimigos na tela, não acontece nenhum slowdown.

chefes e fases em terceira pessoa, algo bastante criativo pra época

O som representa, em sua maior parte, explosões, tiros e berros alienígenas. As músicas são simples até demais, poderiam incluir algumas guitarras para acompanhar os frenéticos combates, mas nem isso ousaram fazer. O jogo segue com a música padrão do começo ao fim, sem muitas melhorias, mesmo em chefes.

tela onde passamos por tubos e no elevador, infestado de aliens

Falando em chefes, eles sim são uns verdadeiros comedores de fichas, tudo para ferrar o bolso de quem jogava isso na época dos arcades. Tá certo que jogos assim não visam a facilidade, mas em Aliens, tudo envolve sacanear o jogador, nem mesmo power-ups ficam muito na tela e a maioria deles serve para mudar a arma principal. Energia e vidas são escassas e não aliviam muito. O jogo não dá muitas chances de estratégia, não dá pra encurralar aliens em cantos, pois a maioria morre com um simples tiro. O maior problema acaba sendo evitar ser atingido, pois atingir todos é quase uma tarefa automática.

o lança-chamas que não poderia faltar e a rainha, cercada por seus ovos

Talvez o principal revés do jogo, além da dificuldade, seja a maldita inclusão dos tiros agachados. É algo que poderia não existir, ou simplesmente ser resolvido de alguma outra forma, pois ficar se abaixando pra atirar nos aliens rasteiros fica complicadíssimo nas fases adiantadas. Mesmo podendo atirar infinitamente apenas segurando o botão de tiro (somente no tiro básico), esse comando extra não facilita as coisas.


No final de tudo, Aliens consegue ser um shooter bem bacana, mesmo com suas cagadas. O visual é agradável, o jogo não sofre lentidão e ainda dá pra jogar junto com alguém. Pra quem procura algum passatempo bacana e tem paciência, é uma ótima pedida, só não espere nada muito além disso.

Resumão:
+ o jogo tem um visual bacana;
+ armas variadas;
- botão pra se agachar;

Final Score: 7.0

5 comentários:

  1. Eu gosto dos aliens em beat'em up. Curti muito o Alien x Predator, para Arcade; e o Alien Storm, no Mega Drive.

    ResponderExcluir
  2. estou jogando muito este Alien no MAME via Xbox. É empolgante, mas eu amo todos os Aiens games e filmes tb, então não sou tão imparcial. Sobre os adversários que só morrem se forem atingidos por tiros baixos, confesso que muitas vezes eu morro de preguiça de agachar e atirar. Afinal minha ficha é infinita Ha!

    ResponderExcluir
  3. @Thanos
    Adoro o Alien Storm também, jogão!

    @ritalinando
    Haha, fichas infinitas é a nossa doce vingança contra os arcades que comiam nossas fichas uhauahau!

    ResponderExcluir
  4. Caramba parece ser um bom jogo viu meu amigo me disse que tinha saido um do filme eu pensava que era aquele outro mas vendo as imagens são muito legais mesmo .

    ResponderExcluir
  5. Realmente a Sigourney Weaver está um bocado macho no jogo :D

    ResponderExcluir