quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Retronado StarTropics (3)


Capítulo 3 - A Tempestade e a Calmaria

Sub-C navegava tranquilamente quando uma tempestade acabou por nos levar à costa de uma ilha cheia de rochas, inutilizando o submarino temporariamente. Mike escapou por pouco e, agora, está perdido em uma ilha totalmente nova e desconhecida.... Será que aqui vou finalmente encontrar alguma resposta do paradeiro de seu tio? E como vou poder consertar o submarino que entalou nas rochas do mar? É o que vamos descobrir hoje!


A primeira coisa que fiz foi ir até a cabana ali, próxima da praia. O homem que me recebeu ofereceu uma espécie de leite de coco, que acabou por recuperar toda a energia de Mike. Ele ainda disse para procurar ajuda em Miracola. O problema é que, pelo caminho, há mais uma dungeon para ser desbravada...


A caverna não apresenta muita coisa diferente do que já foi visto. Alguns inimigos novos podem dar trabalho, como os patos, que te seguem pelo lugar inteiro. Algumas telas novas escondem botões que liberam itens, como a corda com duas bolinhas, arma semelhante à um nunchaku, mas arremessável. Em uma das telas ao norte (a dungeon é praticamente uma subida), as pedras na água desaparecem rapidamente, forçando o jogador a ser rápido para saltar. Pra ajudar, os botões laterais escondem energia.

à esquerda, os piores inimigos do lugar, à direita, as pedras que afundam

A dungeon esconde um segredo também: na tela onde tudo se escurece, o botão pra acender fica logo na entrada, acima. Só que existe uma passagem à esquerda que esconde uma saída errada, que te fará voltar ao começo da caverna. Portanto, siga pela saída acima da sala onde a luz se apaga.

Enfim, finalmente saí da caverna e encontrei Miracola, um vilarejo tradicional do jogo, com muitas cabanas e pessoas bronzeadas. Infelizmente, algumas pessoas não dão informações importantes e outras apenas perguntam se vim de Americola. No caminho entre coqueiros, à direita, achei a entrada pra uma cabana onde me ofereceram o leite de coco denovo, repondo minhas energias. Saí e dei a volta pela esquerda, encontrando a entrada de um enorme pátio onde fica o chefe do vilarejo.

o agradável vilarejo de Miracola

O lance é o seguinte: o chefe conta que, um ano atrás, quando estrelas cadentes cruzaram o céu, sua filha Bananette (lol) caiu de cama e nunca mais acordou. Ele me pede para ajudar sua filha e conta que um ermitão que vive nas montanhas pode ter a cura. Em troca, consertará meu submarino. Parece uma boa troca, enfim. Para encontrar a moça, há uma entrada acima do grande pátio, do outro lado da vila.


Seguindo caminho pelo coqueiral, encontrei um homem no canto direito que menciona algo sobre o Castelo Shecola, me pedindo para não ir até lá. Mais acima, encontrei a saída de Miracola, rumando para a segunda caverna da ilha.

O começo da dungeon é simples, algumas cobras e inimigos já conhecidos, apesar de complicados. A terceira tela já dá sinais de dificuldade, começando toda apagada, obrigando o jogador à observar a movimentação dos inimigos para saber onde saltar sem morrer afogado. Um polvo saltando no alto da tela é a chave para achar o botão que liga a luz do lugar, facilitando a coleta dos itens do mesmo (porrete x30 e estilingue x10).

telinha meio complicada essa

À seguir, as moscas também guardam alguns segredos: seu ataque é somente na diagonal, elas miram e vem pra cima. Sabendo disso, fica fácil traçar uma estratégia para abatê-las. Subindo, pise no botão da esquerda para pegar alguns corações na plataforma que afunda e suba denovo. Agora vem a segunda parte da caverna, em uma região mais profunda ainda.

Após descer as escadas, Mike estará em uma região quente e cheia de lava, no coração da caverna. Ali na segunda tela há um item novo, uma placa que, ao ser coletada, sorteia um número de vidas pro jogador. Pise nos botões acima para liberar a saída e suba. Mate as moscas (há uma pedra que libera um relógio para paralisar os inimigos por um certo tempo) e continue subindo.


Os corredores à seguir me obrigaram a perder uma vida, portanto, vou dar uma só dica: na subida, siga pelas pedras da direita! Pela esquerda há energia, mas vai dar diretamente no lago de lava. Pela direita, suba e finalmente saia desse lugar maldito. Opa, não tão rápido! Ainda há um chefe bem sacana pra ser vencido....

Chefe: Lava Monster
O motivo do "sacana" que mencionei se deve pelo fato de que não dá pra acertar o chefe! Não dá e não é necessário! O objetivo aqui é achar dois botões e acioná-los, mas não pense que será tão simples assim: o chefe joga rajadas de fogo e ainda existe duas chamas rodando pelo cenário. Na imagem da pra ver onde é preciso saltar primeiro para revelar os botões (nas pedras com o desenho de um pé). Depois é preciso partir pros mesmos e isolar o chefe no centro para que ele afunde na água. Criativo, não acham?

um chefe que não precisa ser acertado? como nunca pensaram nisso antes? :P

Derrotado, é hora de finalmente sair do lugar! Seguindo pela trilha, já dá pra avistar o castelo, mas não entre nele ainda. Mais ao norte, achei uma passagem no meio das rochas que me levou à uma escada contendo mais um coração para Mike. De volta ao mapa, há outra trilha ao norte que me leva à uma espécie de cemitério, mas, por hora, fui até o castelo Shecola e descobri que ali só entram mulheres (talvez isso explique o "she" no nome do lugar). Entretanto, o homem que vive ali fora me recomendou ir até a vidente do lugar. Dei a volta no castelo por fora e achei ela, mas a mesma não pode me ajudar. Ela diz que sua bola de cristal caiu em um poço na Ghost Village.


Já sabem, né? Ghost Village muito provavelmente fica naquele cemitério e isso me cheira à mais uma dungeon para Mike explorar! O conserto desse submarino está me saindo mais caro que o combinado...

Semana que vem eu conto o que encontrei na tal Ghost Village!

2 comentários:

  1. Está bem interesante esse jogo hein Cosmão pelo jeito o final deve ser muito bom .

    ResponderExcluir
  2. @aki é rock
    Pois é, a criatividade dos produtores conforme as dungeons ficam mais complexas é muito bacana, os puzzles vão ganhando elementos novos que te forçam a traçar a melhor estratégia para sair das telas sem levar muito dano.

    Realmente um joguinho diferente e muito bem feito!

    ResponderExcluir