sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Sky Blazer (SNES)



Jogos de plataforma, ao contrário dos tempos atuais, eram fartos nos 16 bits. A série Mario e Sonic, maiores expoentes da época, geralmente lideravam as escolhas nas locadoras nos finais de semana, o que fazia muita gente alugar o que não queria apenas pra não passar em branco o sábado e domingo. Como eu vivo falando aqui, muitos jogos acabavam sendo descobertos nessas "locações forçadas", jogos que muitas vezes rivalizavam com os medalhões da época, ou que simplesmente valiam o preço pago pela locação.

Sky Blazer, muito provavelmente, se encaixava na segunda opção. O game não é um primor como um Super Mario World, nem tem uma evolução gráfica nítida como um Sonic 3, mas é divertido pacas. A história, apesar de simples, era um belo pano de fundo para a aventura de Sky, com a missão básica de salvar uma princesa em perigo. Para tal façanha, ele recebe conselhos e a ajuda de um velho mago. Como eu disse, a história é bem simples, mas não é só de história que se faz um bom jogo...


o comecinho rola numa tempestade
Sky Blazer é um belo game de plataforma. Sky pode escalar paredes, pular bem alto, bater nos inimigos e usar muitos poderes conforme o avanço pelo jogo. Os controles respondem bem, apesar do personagem ser meio duro quando está no ar. Sobre as magias, Sky vai ganhando diversos poderes conforme avança pelas fases. Vão desde poderes para atravessar abismos ou até mesmo disparar projéteis em inimigos, dando uma variedade enorme ao game.

Unindo-se ao gameplay variado estão um dos melhores gráficos do SNES. A palheta de cores usada aqui é enorme, o game é bem colorido e faz muito uso de zoom in/out, bem como a sensação de profundidade nas fases de vôo. Os inimigos são bem detalhados, como chefes gigantes e as fases contém alguns elementos bem bacanas, como a chuva logo no comecinho ou a tempestade de areia na fase do precipício. O game conta também com um mapinha bem bacana para mostrar o avanço do jogador, bem como permitir a escolha das fases após um determinado tempo de jogo. As músicas e efeitos sonoros são ótimos. Desde as primeiras melodias até os efeitos de socos e magias, Sky Blazer não deixa a peteca cair.

Sky pode pular nas árvores da segunda fase, bem como escalar paredes no Templo do Fogo
Com tantas coisas legais, por que Sky Blazer é tão pouco conhecido? Talvez por aquilo que eu mencionei no começo ou até mesmo pela sua dificuldade acentuada. Vejam bem, o game não é nenhum Contra ou Yo! Noid, mas tem horas que a habilidade de Sky de grudar em paredes é tão requisitada que acaba irritando mesmo nos pequenos erros. Experimentem passar pela etapa de escalar a torre e me digam se não é frustrante cair lá de cima onde as plataformas mudam de lugar o tempo todo...

o primeiro chefe pode dar um pouco de trabalho
ao lado, uma típica escalada com pedras móveis e muitos espinhos
Enfim, quem não conhece deveria dar uma chance ao jogo. É um game muito bem feito, caprichado em todos os quesitos e que apenas peca um pouco nos controles, que poderiam ter sido melhor trabalhados. 

disparando o primeiro poder no chefe caracol e voando numa fase de bônus bem bacana
Mas quando se tem um game dessa profundidade, cheio de magias bacanas pra ganhar e com um mapa pra explorar, os contras acabam sendo perdoados com o tempo.

o mapinha do jogo na parte onde já se pode escolher o caminho
e o segundo poder, ótimo para transpor obstáculos e inimigos
Resumão:
+ gráficos realmente bonitos;
+ sistema de jogo inteligente e intrigante;
+ mapas são sempre bem vindos em games de plataforma;
- poderiam ter caprichado mais nos controles de Sky;

Final Score: 8.5

12 comentários:

  1. Cara que jogão viu me lembrro de ter visto em algum lugar esse jogo viu na net mas eu vou baixar concerteza Cosmão .Continue assim cara sempre nos mostrando raridades e jogos obscuros que passarão desapercebido entre a gente ok .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu aki é rock, o objetivo é sempre esse, mostrar jogos obscuros e raridades, mesmo que às vezes eu poste alguma coisa mais conhecida por aqui hehehe!

      Excluir
  2. Caramba Cosmão, bela dica. Nunca tinha ouvido falar nesse jogo, e gostei muito das imagens. Vou testá-lo com toda certeza!!

    ResponderExcluir
  3. Interessante, vlw pela dica Cosmão. Irei testá-lo agora.

    ResponderExcluir
  4. muito legal esse game e uma otima analise cosmao ja joguei algumas vazes no emulador mais so a nivel de curiosidade nao progredi muito mais esse é mais uma q viu adicionar a minha colecao assim q puder here we go!

    ResponderExcluir
  5. O joguinho é bacana, mas tem uma coisa que eu considero um puta defeito: entrar e sair de uma sala faz com que reapareça todos os itens de novo, e isso inclui vidas extras, desse jeito por mais difícil que o jogo seja qualquer um termina.

    ResponderExcluir
  6. Putz como você não comentou a OST desse game ? que é TOP 10/11

    ResponderExcluir
  7. Cosmão, um amigo meu baixou esse jogo faz um ano. deu uma jogada e nunca mais. eu mesmo não dei muita importância, mas depois de ler preciso zera~lo. farei isso agora

    ResponderExcluir
  8. Esse jogo é muito legal. Também descobri por acaso na época do Snes e hoje, sempre jogo nos emuladores. No momento estou jogando no Dingoo e tentando, pela primeira vez, terminá-lo.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. chapei men muito legal ja iniciei o jogo quando terminar te digo minha opnião

    ResponderExcluir