quinta-feira, 10 de outubro de 2013

SHUGAMES - O Retorno




Sim, eu voltei! Após um BOM tempo afastado do blog, com tantos afazeres e o tempo cada vez mais curto, resolvi voltar. Mas, saibam que não foi uma decisão fácil não, explicarei mais adiante...


O Shugames sempre foi um ótimo passatempo pra mim, sempre estive motivado a escrever sobre jogos, principalmente jogos e sistemas que fizeram parte da minha infância. Criei o blog com esse intuito e, desde 2009, venho tentando tocar o barco do meu jeito, fazendo tudo ao meu modo, usando o meu tempo livre.

De uns tempos pra cá, muita coisa mudou, meu filho nasceu, meu tempo encurtou mais ainda, meu trabalho exige mais de mim à cada dia e as coisas que gosto de fazer acabaram ficando pra trás. E isso inclui meu "trabalho" aqui no Shugames.

Tutoriais terão maior presença por aqui
E, pensando nisso tudo, eu confesso que quase desisti do blog. Após o último post, me vi num labirinto de idéias, muitas vezes não resultando em nada, não sabendo pra onde ir, nem pra que lado correr, numa crise "intelectual" de fazer os mais resistentes tremerem diante dela. Essa crise durou até semana passada, mais precisamente.

Eu não chegava nem a ABRIR a página do blog, lia às vezes alguns comentários que chegavam por e-mail e sempre via pessoas desconhecidas pedindo por mais postagens, pra não parar com o blog e etc. Foram tempos em que aproveitei outras coisas, joguei outros sistemas, curti minha família. Lógico, escrever pro Shugames não me impede de fazer nada disso (muito menos o contrário jamais me impediu de escrever pro Shugames), mas eu estava, aos poucos, naquele transe de idéias, me encarcerando psicologicamente e não progredindo de nenhum lado. Eu não sei quantas e nem quais pessoas já passaram por isso, mas, com uma leve pesquisa, descobri alguns casos semelhantes que denominaram a famosa crise de idéias, ou síndrome do labirinto (ter muitos caminhos/coisas pra seguir/fazer, mas não conseguir começar/terminar nenhum).
Soul Blazer é um que logo deve estar retornando

Enfim, assim como nosso querido Orakio, do Gagá Games, eu estava disposto a parar com o Shugames, mas, diferente dele, eu iria DELETAR o blog inteiro, postagens, comentários, tudo. Eu peguei bronca por não poder desenvolver nada de interessante aqui, então, achei que a melhor saída seria esquecer tudo e talvez recomeçar no futuro, com uma outra abordagem, ou com uma outra "cabeça", como dizem.

Mas resolvi não fazê-lo. O Shugames, apesar de pouca idade, tem uma certa história, tem seu carisma, mesmo que pequeno, ele participou de boa parte da minha vida durante todos esses anos. Era nele que eu colocava minhas idéias, fazia detonados, exercitava minha escrita, enfim, era um dos meus passatempos preferido.

Então, por quê não tentar continuar? Demorei muito pra chegar nesse post e escrever tudo isso. Foi algo conseguido aos poucos, pois minha motivação pra continuar escrevendo era mínima. Mas, aqui estou, inaugurando uma segunda fase do blog e, espero eu, definitiva.

As mudanças visuais não ocorrerão, já que demorei muito pra alcançar esse visual do blog e (ainda) me dou por satisfeito com ele. Mas as matérias vão continuar se renovando. Os novos sistemas logo devem aparecer. Os Retronados em andamento terão continuação e desfecho, além de outros Retronados (Shining Force CD e uma dupla de malucos bem conhecidos vão dar as caras aqui em breve) logo devem ser anunciados. Além disso, estou criando novas seções pro blog que devem aparecer em breve.

Eu espero a compreensão de todos quanto ao tempo entre uma atualização e outra, mas o blog não morreu e não vai morrer. Vida longa ao Shugames e, pra não perder o costume, vamos tocar o barco!

34 comentários:

  1. Vida Longa ao ShuGames!
    O blog de games retrô mais maneiro da web!

    Um prazer ser teu parceiro, e conte conosco pro que precisar!

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo Cosmão!

    O Shugames não deve parar nunca, possui um dos melhores conteúdos retrogamers da rede. Você esta sempre inovando e apresentando conteúdo único e de qualidade!

    Abraços e sucesso ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Woo, estou com várias idéias turbilhando aqui e quero colocá-las em prática logo, vamos ver como a coisa se desenrola.

      Valeu pelo apoio!

      Excluir
  3. Cosmão que bom que o ShuGames estará na ativa, pois também considero ele como um dos melhores blogs do mundo retrogame !!!
    Espero que continue escrevendo mais e mais, mas sempre lembrando que isso deve ser por prazer (Que tenho certeza que você faz) e não por obrigação ...

    Que a força esteja com você !!!

    Um grande abraço e sucesso.
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado esse lance de escrever por prazer Marcelo, quando eu sinto que meu lazer começa a virar obrigação, eu paro tudo. Já cheguei a deletar posts inteiros por conta disso, pois ficou tudo tão mecanizado que parecia um texto copy/past de algum lugar.

      Agradeço de coração o apoio!

      Excluir
  4. Fala, xará! "Vida longa ao Shugames!"²

    Bem, o conselho que dou a você é que não faça algo se isso não lhe dá contentamento. Não precisa fazer algo para agradar aos outros se isso não agrada a si mesmo. Essa sim é a hora de parar. Mas vendo o caso aqui, creio que é o oposto, não é mesmo?

    Às vezes é necessária uma pausa mesmo, para pensar em como organizar as coisas. Vá passear com a família no shopping center, comer e beber algo na Rua do Porto ou visitar o Parque do Mirante, e aí sim volte aqui para escrever um pouco, haha!

    Até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Du, vc é de Pira também? ou conhece aqui? De vez eu quando eu dou um pulo lá no Mirante, realmente, restabelece as energias de qualquer pessoa aquele lugar hehehe!

      Abraços rapaz e obrigado pelo suporte!

      Excluir
  5. Vida longa ao Shugames sei que não deve ser fácil manter o seu site cara como ja´vi muitos serem deixados de lado ou extintos.Sites que eu considerava muito que hoje não existem mais e que me fazem falta mas fazer o que né.
    O jeito foi se acostumar e ir atrás de outro mas espero que não aconteça com o Shugames se um dia acontecer me lembrarei bem dele e das horas perdidas que passei lendo um post legal e comentando sobre ele.
    Se cuida Cosmão e que seu site continue firme e forte cara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala "aki é rock", você deve ser um dos leitores mais assíduos do blog e eu agradeço muito hehehe!

      Eu também fiquei orfão de alguns sites retrôs, como o Gagá por exemplo, aquele pilantra resolveu acabar com o blog justo quando eu tinha uns 3 Diários programados :D :P

      Excluir
  6. Cara,se hoje eu tenho o meu próprio Blog,devo agradecer a caras como você,que me incentivaram a criar o meu próprio.

    Os posts do Shugames são legais e interessantes,seria uma lástima se o site acaba-se.

    Eu sei agora por experiência própria que manter um blog não é fácil e também já fiquei sem ideias e pensei em desistir algumas vezes.

    Mas,quando vejo que tem gente lendo o que eu escrevo,fico estimulado a continuar e talvez isso também aconteça com você.

    Por isso,fico feliz em ver que o site não morreu,vida longa ao Shugames.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom saber que o Shugames influenciou alguém a escrever o próprio blog, fico muito lisonjeado com isso e agradeço o apoio.

      Excluir
  7. Meus parabéns pelo retorno, amigo Cosmão! Sei como é difícil, esse passatempo a gente leva tão a sério que vira um filho nosso. Poxa, assim como você, adoro e faço por lazer.

    E que venham os próximos trabalhos.

    Tamos juntos sempre!

    ResponderExcluir
  8. Caramba, velho, parar o blog eu até entendo, mas pelamordedeus não apaga tudo não 0_0

    Tem muita coisa bacana aqui, se você apagar tudo vai ser como se um dia você acordasse e descobrisse que todas as cópias dos seus filmes favoritos foram pulverizadas!.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gagá!

      É, essa decisão RADICAL de eliminar tudo eu confesso que passou sim pela minha cabeça, mas só passou, quando comecei a revisitar alguns posts eu percebi que eu não tinha feito tudo aquilo à toa e que seria muito egoísmo da minha parte simplesmente apagar tudo assim, sem nem ao menos um parecer.

      Enfim, seu pilantra, volte com o Gagá também! Se o Shugames inspira muita gente, o Gagá inspirava o Shugames :(

      Excluir
  9. Ainda bem que você está a continuar!

    É sempre bom seguir um blog como esse

    ResponderExcluir
  10. Desde que comecei acompanhar o blog (daqui a pouco faz um ano), toda sexta feira, quando chego do trabalho, eu vejo se tem algo novo. Fiquei com receio que o blog estivesse acabado. Força ai Cosmão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não digo toda sexta feira, mas o blog vai vir com atualizações mais periódicas à partir de agora. Valeu a força Fagner!

      Excluir
  11. É Cosmão sei bem como é isso, se olhar o Retro Journey vai ver como ele está parado a um tempo também. Eu tenho intenção de continuar mas me sinto justamente como você disse, sem saber exatamente por onde e como...mesmo que eu tenha idéias parece que não vou conseguir executar as coisas como planejado.
    Mas fico feliz de ver que o Shugames não está acabado, me lembro bem de quando começei a ler os blogs sobre retro games, o seu e o Gagá Games foram os primeiros...foi triste ver o Gagá Games ir embora daquele jeito. E se o Shugames fosse agora seria igualmente ruim pois foram os dois que mais me inspiraram a criar o meu. Eu gosto de como você faz por que gosta, se pedição de jogos e consoles e sem infestar seu site com propagandas ou páginas de facebook e twiiter pra tentar arranjar cada vez mais visitantes e monopolizar a coisa toda. Você é como eu, faz por que gosta, e isso é algo que eu admiro bastante.
    Força ai cara, tempos melhores virão, e as crises...bom toda crise um dia some, é só a gente aguentar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!

      Eu até pensei, isso no começo do SHUGAMES, a colocar uma propaganda ou outra aqui, mas decidi deixá-lo limpo, como uma "revista antiga de games", mas sem as propagandas heheh. Acho que fica melhor, o leitor foca mais no que quer ler ao invés de se distrair.

      Força pro Retro Journey também que, além do nome espetacular (sério, que nome bacana pra blog cara), que continue nos brindando com ótimos posts, principalmente de jogos que não cruzam o oceano.

      Excluir
  12. Feliz pela sua volta! O Retro não pode morrer!

    ResponderExcluir
  13. Rapaz... eu só te digo uma coisa: se você deletasse esse blog, eu NUNCA MAIS ia falar com você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oloco cara hehehehehe! Fica tranquilo que fiz um seguro de vida do Shugames (leia-se: backup) para o caso dele sumir do nada (sabe como é, nada é seguro na internet).

      Excluir
  14. Que atualize uma vez por ano, mas que não mate o blog. Porque, uma vez que se mata, pra retornar, depois, não se tem a mesma vontade. Deixa ele aí, quietinho. Há, pelo menos, uma "postagem" pra você fazer no futuro (e este site espera ansioso por ela): O dia que você jogar Sonic 2 com seu filho aos 3 ou 4 anos de idade. O 2 é feito perfeitamente para crianças nessa idade (o 1 tem um sério problema de abismo na primeira fase e MUITAS plataformas na segunda).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, bem lembrado: o Pedrinho já está com quase 2 anos, já mexe no controle, já observa a tela enquanto eu jogo, mas ainda não compreende como uma coisa é ligada com a outra.

      Mas com certeza, esse dia eu vou fazer questão de gravar um vídeo e vou postá-lo aqui! Valeu Leandro!

      Excluir
  15. Isso ae camarada!
    to sempre por aqui acompanhando!!

    abração!
    Albanibr

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Sempre bom saber que ainda tá na luta Cosmão. Um site com essa qualidade não poderia simplesmente sumir, ficaríamos igual ao Obi Wan com a destruição de Alderaan, ia abalar a força retrogamer, heheh. Feliz que você ainda vai tocar o barco, estamos com você!

    ResponderExcluir
  18. Cara Parabéns pelo retorno!

    Também estou neste momento um pouco perdido com relação a tanta coisa pra fazer e não conseguir terminar, também tinha um blog e não conseguia atualizar, mas como sou amante de games, não tem como deixar de falar sobre games nem que seja pelo menos um pouquinho, bom estou começando a me organizar mentalmente, e tudo vai melhorar de a partir de hoje, e essa matéria me deu mais inspiração para conseguir fazer tudo que eu gosto, e poder correr atras!!
    Parabéns cara!
    OBS. Seu blog é ótimo!!

    ResponderExcluir
  19. Seria péssimo se tivesse deletado o Shugames, sempre quando vou jogar um jogo de Mega Drive eu vejo se teve resenha aqui no Shugames, um dos poucos sites que vc encontra resenhas em português hehehehe

    Tomara que continue para sempre!

    ResponderExcluir