quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Novidades do Retroachievements - Volume 1




E aqui estou de volta, com as novidades do site Retroachievements! Como eu disse no último post sobre o assunto, a idéia era trazer posts semanais sobre os jogos que entravam no site (ou seja, que ganhavam conquistas), mas, como dá um certo trabalho e me pareceu que nem todos gostaram muito, resolvi reformular a idéia e não torná-la mais semanal, mas pontual.

Sempre que existirem novidades interessantes no site, vou aparecer por aqui listando os principais jogos e o período em que eles entraram por lá, por isso este aqui se trata do primeiro volume de jogos! Espero que gostem dessa reformulação e bora conhecer os jogos!


Período de 30/07 à 02/08 de 2018

1 - Spider-Man: Return Of The Sinister Six (Game Gear)



Lançado em 1993 (um ano após a versão de Master System), Spider Man Return of Sinister Six para Game Gear é idêntico à versão do seu irmão mais velho de 8 bits, com o diferencial de ser portátil. Temos a mesma jogabilidade estranha, a mesma dificuldade para controlar Spidey, mesmas fases, vilões e até mesmo a qualidade sonora.



No Retroachievements, o set tem 45 conquistas, podendo lhe conceder os 400 pontos caso complete tudo. Entre as conquistas temos as clássicas de destruir chefes sem levar dano, até mesmo vencer áreas completas sem levar nenhum peteleco, algo bastante complicado num jogo como esse.

2 - The Lost World: Jurassic Park (Game Gear)



Lançado em um tardio 1997, The Lost World Jurassic Park para o Game Gear trata-se de um ótimo jogo de ação/plataforma, onde jogamos com o caçador, baseado no filme, e precisamos entrar em várias regiões de um mapa e vencer cada uma delas. O jogo tem ótimo visual e faz um par perfeito com a versão de Master System, que também tem muita qualidade. Um dos maiores destaques, sem dúvidas, é a trilha sonora, excelente assim como no seu irmão mais velho.



O set de conquistas no Retroachievements possui apenas 14 itens, valendo no total 250 pontos, mas já serve de ponto de início para uma ótima jogatina do portátil da Sega. Recomendo bastante a jogatina deste!

3 - Toilet Kids (PC-Engine)



Toilet Kids é um daqueles jogos controversos, onde os produtores devem ter usado todo tipo de alucinógeno antes de realizarem tal idéia e colocarem na prática. As imagens falam por si só, mas eu vou explicar mesmo assim: a história é de um garotinho que foi sugado por sua própria privada e foi parar num mundo cheio de... bom, vocês podem imaginar. O game foi lançado em 1992 pela Media Ring e, tirando o fator escatológico da coisa, temos um bom shmup aqui.



O set do jogo conta com 18 conquistas e ainda não está completo, valendo apenas 250 pontos ou 500 se você jogar no modo hardcore. Como eu já mencionei, trata-se de um bom jogo de "navinha", mas talvez a temática acabe afastando alguns, mesmo que tudo tenha um traço fofinho e infantil (putz)...

4 - Roll-chan Evolution, Episode II - Roll-chan no Constancy (HACK) (NES)



Roll-chan é uma sub-série hack do Megaman clássico, onde colocaram a Roll, parceira de laboratório de Megaman, em fases com designs  completamente novos. Apesar de baseado nos jogos oficiais, tendo inclusive os mesmos chefes, temos fases completamente novas e extremamente desafiadoras. E, como não bastava isso, os chefes também tem alguns movimentos diferentes, sendo alguns até mais rápidos que os originais.



O set deste primeiro Roll-Chan conta com 60 conquistas e está completo, valendo 400 pontos (ou 800 no modo hardcore). As conquistas variam desde as normais, de simplesmente matar os chefes, até outras de passar estágios sem morrer. Felizmente, conquistas pra matar de perfect os chefes não existem aqui, mas temos outras como pegar vidas escondidas nas fases. Extremamente desafiador, uma ótima jogatina para os que já dominaram o Megaman oficial.

5 - Shining Force: Resurrection of the Dark Dragon (Game Boy Advance)



Shining Force, para o GBA, trata-se de um remake da versão original para o Mega Drive. Apesar de muitos não aprovarem as mudanças (principalmente no que diz respeito ao visual), o jogo permanece ótimo, com uma boa duração, excelente história e personagens marcantes. A trilha sonora continua excelente e o remake ainda inclui colecionáveis para encontrar durante a jornada.



O set demorou um bom tempo pra ficar completo, mas veio recheado de coisas interessantes. Comparando com o jogo original, que ainda está incompleto (vale apenas 248 pontos), aqui temos conquistas para evolução das classes de todos os personagens, inclusive os exclusivos desta versão, além do extra para encontrar todos os cards e uma conquistas que talvez seja a mais trabalhosa, que é terminar o game 5 vezes seguidas. Sim, no remake temos o famoso "new game plus", que aumenta a dificuldade a cada vez que terminamos e recomeçamos. Belo desafio aos que adoram a franquia clássica da Sega.

6 - Ranma 1/2: Chougi Ranbu Hen (SFC)



Eu confesso que sou uma negação em jogos de luta. O único jogo que eu aprendi a jogar bem na época foi Masters of Combat, do Master System. Nem pra Street Fighter eu valho muita coisa, enfim. Ranma 1/2, como muitos já devem saber, é baseado no anime de mesmo nome, mas aqui temos um jogo de luta versus que fez um relativo sucesso na época. Eu não posso me extender muito, pois não conheço o jogo, mas, pelo que eu vi, o visual dele é bem chamativo e eu me lembro bem dele ser elogiado nas revistas da época.



O set é extremamente completo, contando com 45 conquistas, muitas para terminar o jogo com cada um dos personagens. Além dessas, temos também conquistas para vencer de perfect, aplicar golpes específicos (stun), por tempo determinado e inclusive terminar o jogo sem usar especiais.

7 - Fire Emblem: The Sacred Stones (Game Boy Advance)



Fire Emblem é uma conceituada série de RPG tático da Nintendo. No GBA, foram 3 jogos lançados, sendo que este era o último que não tinha conquistas no Retroachievements. O jogo segue a cartilha da série, com ótimo visual, um foco enorme na história, personagens marcantes e uma trilha sonora excelente.



Contando com 73 conquistas, o set é robusto e trabalhoso, mas nada que os fãs da série já não estejam acostumados a ver. Além das conquistas de promoção e vitória nos territórios, temos também algumas por terminar certas batalhas em turnos pré-determinados e descobrir alguns segredos. Caso pegue pra jogar e tentar a platina, pode se preparar para uma jornada longa e muito divertida.

Jogos Atualizados
Aqui estão os jogos que já foram lançados, mas receberam atualizações e novas conquistas neste período até o fechamento desta matéria:

Zanac (NES): 37 conquistas / 363 pontos


4 comentários:

  1. Muito bom o post Cosmão. Bem informativo. Esse novo modelo me agradou bastante e como vc disse, é pontual com os lançamentos do RA. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post, Cosmão!
    Eu ainda tô bem longe de conseguir chegar nos jogos dessa lista, mas vou acompanhar as novidades pra ver se aparece algum jogo que ganhe prioridade absoluta pra pegar alguns retroféus! :)

    ResponderExcluir
  3. Conheci o retroachivement a pouco tempo. Gostei demais. Deu uma sobrevida aos jogos antigos.

    ResponderExcluir