Escapei da cela da prisão do Edward Castle! E agora? Agora é hora de dar no pé de uma vez desse castelo assombroso. Mas antes, achei outro daqueles portais do Dark Space e entrei por ele. Gaia surgiu me dando uma preciosa dica: cada vez que eu limpar uma tela de inimigos, receberei uma jóia que aumenta minhas habilidades. Com o START eu localizo meus inimigos, facilitando meu trampo. Salvei o jogo, voltei pra prisão e segui ao sul.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Avisos importantes !!! Leiam todos !!!
Avisos importantes (ou não)
Há algum tempo vocês vinham notando que o blog mudava de template quase na mesma velocidade que os coelhos copulam. Pois é, eu passei quase um mês tentando mudar um pouco os ares por aqui. Tentei templates pretos, brancos, cinzas, amarelos, beges, brancos de novo, pretos de novo e voltei no bege que acho que identifica mais com os textos aqui expostos (não me perguntem como cheguei à essa conclusão).
Enfim, o template finalmente está escolhido e eu prometo que vou aquietar o rabo e deixar o blog correr normalmente. Espero que tenha agradado à maioria, sei que não se pode agradar à todos, mas dessa vez pelo menos acho que é definitivo.
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Sonic Chaos (Master System)
Sonic Chaos do Master System nunca me chamou muito a atenção. Pelo menos não tanto quanto Sonic 2 pra esse mesmo sistema, que virou uma febre aqui onde eu moro no dia em que finalmente chegou na locadora. Enfim, acredito que Sonic Chaos é considerado por muitos uma ovelha negra nos jogos de Sonic pro Master System, independente das versões bizarras lançadas para Game Gear. Mas, por quê todo esse ódio? Vamos tentar descobrir...
Retronado Illusion of Gaia [4]
+%5B!%5D+0006.png)
Salve galera (to parecendo o Bial com esse negócio de "salve"), quarta parte do nosso Retronado de Illusion of Gaia, estamos indo até o Edward Castle ver porque o Rei quer um anel velho pertencente ao pai de Will. Ao sair de South Cape, a tela mostra o mapinha do jogo, mas é impossível explorá-lo por conta própria. O jogo me pergunta onde quero ir e guia sozinho Will até lá. Não sei se futuramente terei liberdade pra andar pelo mapa, mas pelo jeito me parece que não.
Dentro do castelo, saí procurando a sala real pelos infindáveis cômodos do mesmo. O caminho até ela está bloqueado por um guarda que ainda não me deixa passar, dizendo que o rei está ocupado no momento. No porão, a entrada pra tal prisão é guardada por outro soldado. Subindo, encontrei o caminho até o quarto de Kara. O guarda tentou me impedir, mas logo a filha do rei apareceu e me deixou entrar, questionando o porque da minha visita ao castelo. Explicado o fato do Crystal Ring, Kara fica estupefata e diz que mais uma vez seu pai tenta pegar algo importante de alguém. Sem eu entender nada, Kara continua dizendo que o castelo anda meio estranho ultimamente, e que sua mãe recentemente contratou um caçador. Antes que ela pudesse terminar de falar, o guarda ordena que é hora de Will dar no pé pra ir falar com o rei.
Double Dragon (NES)
Semana passada eu falei sobre o famoso Final Fight e sua importância em formar jogadores que apreciam a arte de bater, esfolar e humilhar os oponentes em ruas, bares e outros recintos. Hoje é dia de falar sobre o pai do gênero, Double Dragon. O Dragão Duplo, por muito tempo, reinou

A história gira em torno do clichê de salvar a namorada dos heróis. Peraí: ambos namoram a mesma mulher? Será que mulheres estão em falta por aquelas bandas? Bom, na versão NES, o que rola é que os dois são inimigos, ou seja: Billy e Jimmy (ou Bimmy) são irmãos, mas um é inimigo declarado do outro. Porque optaram por algo desse naipe em um jogo consagrado como esse eu nunca vou saber... O esquema é que Jimmy aparece após a derrota do chefe final, como se fosse um last last boss e é preciso espancá-lo também para salvar a moça.
terça-feira, 27 de abril de 2010
Retronado Illusion of Gaia [3]
Após as devidas apresentações, é hora de seguir com a história de Illusion of Gaia. Fui até a tal caverna beira-mar e achei dois dos amigos jogando cartas tranquilamente. Essa caverna funciona como um pequeno clube de amigos, onde eles se reúnem para beber, falar mal da esposa, jogar baralho, usar drogas e ver filmes pornôs. Ops, esqueci que são crianças. São crianças que ficam jogando baralho após a aula escondidas em um buraco...
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Wild Guns (SNES)
Wild Guns sempre foi uma incógnita em minha vida gamer. No console nunca joguei, mas nos emuladores, era aquele tipo de jogo que eu sempre experimentava por 2 minutos, morria até dizer chega e já tirava. Acontece que Wild Guns é um jogo daquele estilo meio Contra, onde qualquer mísero tiro lhe arranca uma preciosa vida. E nesses tipos de jogos, paciência e planejamento são bastante requeridos. Pois bem, hoje foi o dia de testar por inteiro Wild Guns.
domingo, 25 de abril de 2010
Blaster Master (NES)
Fazia tempo que eu não "descobria" algum jogo que me prendesse tanto assim. Estava testando algumas roms de NES em alguns emuladores aqui quando me deparo com Blaster Master, um famigerado shooter pro console da Nintendo. Já tinha lido bastante coisa positiva sobre ele, mas sabem como é, nunca havia parado pra jogar realmente. Pois bem, hoje foi o dia, o dia que finalmente redescobri Blaster Master.
Retronado Illusion of Gaia [2]
Continuando nosso Retronado, é hora de explorar um pouco a cidade e ver do que Will é capaz. Primeiramente, ele possui um bastão o qual ele fica girando ao se apertar um botão. O botão de ataque acusa que eu ainda não tenho armas equipadas e dá até pra dar uma corridinha com ele apertando duas vezes pra frente. Interessante.
Danan the Jungle Fighter (Master System)
Quando eu era moleque, toda sextas-feira era dia de correr pra locadora logo de manhã pra garantir os melhores jogos antes dos outros. Ou era isso ou alugar os restos que os outros não quiseram alugar. Muitas vezes isso aconteceu, mas a maioria das vezes eu garantia os melhores jogos, tanto no Master System quanto no Mega Drive.
sábado, 24 de abril de 2010
Retronado Illusion of Gaia [1]
Novos tempos, novos jogos, um novo layout no blog e, claro, pra acompanhar, um novo Retronado, novinho em folha, começando hoje. Revendo todos os Retronados que já fiz até hoje, (6! nem eu acredito que tive tanto tempo livre assim, poderia ter aproveitado pra estudar, fazer um curso, fazer sex...ops) percebi que o SNES ainda não tinha pintado por aqui. Então, fui atrás de algum jogo bacana dele que valha um Retronado. Achei vários, muitos deles com muito potencial para serem descobertos, mas resolvi escolher um game que mencionei um tempinho atrás aqui, na análise do Soul Blazer. Trata-se de Illusion of Gaia, indicação do meu amigo Matt, da Old Games Zine.
Illusion of Gaia é criação da Quintet e publicado pela inesquecível Enix, responsável por 4 dos melhores RPGs do SNES, Soul Blazer incluso. O jogo aborda a criação do planeta (ou algo próximo disso), assim como seus jogos meio-irmãos, portanto, é natural ver cenas em locais reais como as Linhas de Nazca, a Grande Muralha da China, as Pirâmides do Egito entre outros. Mas chega de spoilers, vamos começar o jogo de uma vez!
Illusion of Gaia é criação da Quintet e publicado pela inesquecível Enix, responsável por 4 dos melhores RPGs do SNES, Soul Blazer incluso. O jogo aborda a criação do planeta (ou algo próximo disso), assim como seus jogos meio-irmãos, portanto, é natural ver cenas em locais reais como as Linhas de Nazca, a Grande Muralha da China, as Pirâmides do Egito entre outros. Mas chega de spoilers, vamos começar o jogo de uma vez!
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Final Fight (arcade)
É impossível falar sobre beat'n ups em qualquer roda de conversa nerd e não mencionar Final Fight. Quase um precursor no estilo (perdendo o posto pro Double Dragon, outra pérola do estilo "descer o cacete em todos"), o jogo de Haggar e companhia é até hoje considerado por muitos um dos melhores do gênero, mesmo após dúzias de jogos parecidos saírem depois dele. Mas o quê esse jogo tem que os outros não tem? Eu poderia dizer que carisma pesa muito mais do que controles ou gráficos, mas Final Fight tem tudo isso e muito mais.
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Retronado Shining Force [FINAL]
Enfim, chegou a hora da verdade, a última parte do Retronado Shining Force!!!
Após reviver a galera morta na última batalha, fui dar uma palavrinha com Mahato e ela me disse que Darksol selou a passagem pro Castle of Ancients e que minha única alternativa é apelar pra uma lenda milenar. Tal lenda consiste em apontar a espada Chaos Breaker na costa marítima à oeste, dessa forma surgirá das profundezas do oceano o tal castelo. Assim que ele ressurgir, a passagem estará aberta. Se ela tá dizendo, vamo embora fazer isso de uma vez!
CARAMBOLA! ERA VERDADE MESMO!
Usei a Chaos Breaker e não é que era verdade? A passagem da construção ao lado de Runefaust se abriu e fui teletransportado pro castelão dos Ancients! Bela merda, mais uma batalha com mais um pau mandado do Darksol, uma coisa horrenda chamada Colossus. Aliás, uma não: ele se divide em mais 2, totalizando 3 chefes em uma pancada só! OH MY GOSH!
Os primeiros avançar sobre meu grupo são 3 chimaeras, que logo são abatidas também. Depois vem mais 3 blue dragons, que logo são destruídos, tudo isso sem eu sequer sair do pequeno espaço inicial.
Colossus e todo seu palavreado chefístico (!!) e a tropa Shining Force despachando os inimigos que se aproximavam
No meio, um trio de Jets conseguiu destruir Domingo, mas logo foi aniquilado por Hans e sua enorme arma bélica. Os que mais deram trabalho mesmo foram as chimaeras (tem um ataque bastante alto) e o 3 chefes, que usam magias fortíssimas e com um alcance desgraçado. O último deles, ao centro, conseguiu destruir Gort e Pelle, pra depois ser morto por um ataque duplo de Cosmão, que pulverizou o Colossus. Nova aparece pra dizer que Darksol está no andar de cima me esperando, mas eu não sou maluco de ir enfrentá-lo com meia dúzia de guerreiros todos aos farrapos. Voltei à Runefaust, revivi a molecada, troquei Domingo por Balbaroy e Earnest por Zylo e fui pra pegada contra Darksol! É agora ou nunca galera!
Gort fatiando Colossus e Nova nos acelerando, pra variar
A BATALHA FINAL CONTRA DARKSOL !
Chego no momento em que Darksol termina o ritual para acordar o tão temido Dark Dragon. Enquanto ele profetizava as palavras, percebeu que Cosmão havia chegado no local, junto da Shining Force. Nova nos atenta pra destruir Darksol antes que ele termine o ritual! Então, vambora!!!
A batalha é cheia de steel claws, torch eyes e os chatíssimos high priests, que recuperam energia dos inimigos. Com Mae e Hans, os únicos que atacam de longe, destruí quatro Torch Eyes e com alguns outros fui por baixo limpar alguns steel claws por ali. Destruídos, pude seguir tranquilamente pela ponte do meio. Apareceram mais alguns, mas isso não foi problema. Darksol está ao centro da tela, cercado por dois blue dragons. Coloquei Hans pra tomar conta deles, enquanto Mae e Musashi destruíam mais steel claws por ali. Os dois high priests deixei por conta de Balbaroy, e nem assim ele conseguiu acertar um ataque!! Damm!
Mae afiando a Valkyrie num Blue Dragon e Gort partindo pra cima de Darksol, mesmo ele tendo dois belos "??" no HP e MP !!!
Após os dois blue dragons tombarem, fui pra cima de Darksol com Cosmão, Mae, Gort, Hans e Musashi! Hans, com um único ataque, tirou METADE da energia de Darksol, o que me fez pensar que ele não passa de um pão com bosta! O resto eu acabei com o Cosmão mesmo.
Assim que morreu, Darksol gritou suas últimas palavras "ARISE, DARK DRAGON" e aí sim, FOMOS SURPREENDIDOS NOVAMENTE! Ele oferece sua alma e seu corpo à serviço do Dark Dragon para destruir tudo e todos! Mas que cara...... doente. Dark Dragon acorda e Darksol se une a ele, formando um só ser, que pega metade da tela de combate....
e a profecia se concretiza pro desespero dos humanos....
observem o tamanho de Gort perto do bichão ali embaixo hehehe
observem o tamanho de Gort perto do bichão ali embaixo hehehe
Bom, de cara, dois armed skeletons que surgiram pra dar uma mãozinha pro Dark Dragon são eliminados por Hans e Mae, um de cada canto. Agora são as 3 cabeças do Dark Dragon os meus únicos alvos.
Dei uma dividida no time, ficando Mae, Cosmão, Gort e Musashi na cabeça da esquerda e Ken, Hans, Hanzo e Lowe do lado direito. Óbviamente, a cabeça esquerda foi destruída primeiramente, mesmo porque Cosmão é um monstro no ataque. Pra minha surpresa, brotaram mais dois armed skeletons dos lugares de onde matei os dois primeiros. Aí notei que no local há uma espécie de piso estranho, que faz brotar inimigos de tempos em tempos. A solução foi deixar Hans e Pelle sobre os pisos, aí sim pararam os inimigos e pude me concentrar no chefe final!
a galerinha da Shining Force atacando o Dark Dragon do jeito que pode
A cabeça do meio é a mais forte, por isso me concentrei em destruí-la antes de qualquer coisa. O ataque dela é um rajada de almas que arranca pelo menos uns 40 HP mais ou menos, fora que o alcance é altíssimo. As duas cabeças laterais possuem um ataque que mata instantâneamente quem estiver perto, mas isso é randômico, ainda bem. Ou mal, Mae se foi num desses ataques, mas não vamos desistir!!!
o ataque do Dragão mete medo, mas Zylo responde QUASE na mesma moeda
Destruí a cabeça do meio, agora falta a do lado esquerdo, que Hans está prestes a destruir! Mas, uma vez, eu li que, se o golpe final for dado pelo personagem principal do jogo (no caso, Cosmão), ele faz uma animação diferente. Então eu corri com Cosmão pra lá e fiz um gif pra vocês verem a cena em ação!
Viram como eu sou bacana? Então vamos continuar!
Dark Dragon é destruído, mas Darksol ainda continua dizendo que nada pode derrotá-lo! Nova então me diz que Cosmão precisa usar a Chaos Breaker pra selar o Dark Dragon de uma vez por todas.
Cosmão enterra a espada no que sobrou do Dragão e tudo começa a ruir, o Castle of Ancients está afundando!!! CORRAM!!! Mas Cosmão está preso no chão com a Chaos Breaker enterrada no dragão, como fazer?? Em suas últimas forças, o herói usa a magia Effess e salva todo mundo....
... menos ele próprio, que afunda junto com o castelo. Mae não consegue acreditar que Cosmão está morto. Nova tenta consolar à todos, dizendo que Cosmão precisou ir junto, pra poder prevenir que o Dark Dragon reviva novamente. Desculpinha esfarrapada essa em, Nova?
No final, a história conta que Mae assumiu a reconstrução do reino de Guardiana, agora com a rainha Anri. Cosmão se foi realmente, como Nova mesmo já havia dito, ele se foi pra impedir que o Dark Dragon voltasse a assolar o mundo de Rune.
Lá no finalzinho, após os créditos, aparece uma imagem de uma pessoa pedindo ajuda, dizendo que ela veio de longe, estava cansada e procurava um lugar para descansar. Na imagem se vê um robô muito parecido com o Adam, mas nada é mencionado se é realmente ele. Após alguma conversa, o tal robô pergunta quem é viajante, aí a imagem se desloca e mostra que é o um cara MUITO parecido com Cosmão, mas não diz o nome dele.....
Realmente, deve ser ele mesmo, mas como esse jogo tem evidentes ligações com os jogos do Game Gear (que foram magnificamente portados pro Sega CD), talvez a história por trás disso tudo seja outra. Mas isso fica pra um Retronado futuro, com certeza vou querer jogar algum jogo da série estratégica Shining Force denovo!
Espero que tenham gostado do Retronado. O próximo já deve começar semana que vem!!
Até lá.
Go Go Ackman (SNES)
O joguinho que peguei pra jogar hoje pode ser bem desconhecido por essas bandas, mas fez um relativo sucesso no Japão, pois conseguiu render duas

A primeira coisa que se nota ao começar a jogar é o traço familiar dos personagens, que nos remete prontamente à Dragon Ball Z e similares. Pois então, o jogo é baseado em um mangá feito pelo pai de Goku, o próprio Akira Toriyama. O personagem principal do jogo, Ackman, é muitas vezes confundido com Trunks, pois tem traços bastante familiares e carrega uma espadinha com ele.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Retronado Shining Force [19]
Pois bem, estamos no capítulo 8, na cidade de Runefaust, e a primeira coisa que fiz aqui foi achar o Hanzo, escondido na moitinha logo na entrada da cidade. Me lembro como se fosse hoje quando achei esse sacana cagando atrás da moita, desde então sempre recruto ele quando jogo Shining Force, é um ótimo combatente. Hanzou entra no lugar de Zylo, que anda bem decaído no jogo. Depois, fui pra loja de itens e já providenciei duas healing seeds pros dois, só pra me precaver. Na loja de armas eu achei uma nova arma pro Hans, a Buster Shot, Hans ficará mais overpower ainda!
Hanzo aliviando atrás da moitinha e o novo brinquedinho de Hans
A cidade de Runefaust, ao contrário do que alguns possam imaginar, é um lugar bastante agradável. Lógico, os moradores andam temerosos quanto às ações de Darksol, mas, no geral, parece ser uma cidade tranquila, principalmente depois que Darksol partiu dali em direção ao tal Gate of Ancients. Uma cidade tranquila cheia de soldados do reino perambulando, tudo para garantir a ORDEM...
Fui direto pro castelo, onde a tal de Mahato estaria me esperando. Ela me diz que, mais do que nunca, é hora de ir no rastro de Darksol e que o rei Ramladu vai tentar me impedir, já que agora é um lacaio de Darksol. Ótimo, mais um pra gente chutar a bunda. Segui pelo caminho indicado por Mahato e Darksol aparece, dizendo as mesmas bobagens de sempre e deixando Ramladu aos meus cuidados.
vocês são dois fanfarrões, isso sim
Ramladu parece ser um cara durão, ele aparece no início falando o clichê dos caras maus e depois some. A batalha tem muita gente nova. Entre eles, Chimaeras, várias delas, todas com mais de 50 de HP! O bom da coisa é que elas tem zero de MP, significando que magias elas não soltam. Nessa arena tem também dois baús que farei questão de pegar.
Bom, tudo deu a entender que a batalha será em duas partes, já que o rei bundão falou, falou e saiu de cena. De cara, as chimaeras vem pra cima e atacam com fire breath, o que tira por volta de 20 de HP da maioria dos personagens meus. Mae, Gort e Musashi partem pra cima e o samurai se revela um ótimo combatente, com boa defesa e um ataque poderoso. Com Cosmão e Hanzo fui atrás dos itens, um machado novo pro Gort um novo Halberd, arma que o Ken já possui, portanto, equipei o Pelle com ela.
Musashi fazendo miséria com sua katana e Hans testando sua arma de explodir mundos
Foi uma correria, mas acabei com as chimaeras com algum esforço e perdendo alguns membros (adeus Ken, Domingo, Tao...). Os blue dragons foram mais fáceis, principalmente com Hans atacando de longe e destruindo os bowriders e Gort+Musashi destruindo os dragões de perto. Com Mae e Cosmão, fui limpando a "ala" da esquerda, que tinha um daqueles magos chatos que recuperam HP e 3 cerberus. Sobraram os 3 armed skeletons, que destruí facilmente também. Aí sim, veio a segunda etapa da luta. Aí sim, fomos surpreendidos!
Ramladu chama seus lacaios robóticos e surge em minha frente uma tropa de Jets e Torch Eyes. Mae derruba um por um com um ataque apenas, seguida de Gort e Cosmão. O problema são os outros. Musashi e Hanzo pouco atacaram, mas pelo que vi, Musashi é um guerreiro que quero manter no time. Pelle com a nova arma ficou mais forte que Ken, o único porém do time é Earnest, ainda muito fraco.
Ramladu chamando a lataria pro combate, um prato suculento para Mae e sua Valkyrie
Depois de transformar o maquinário em sucata, fui pra cima do tal Ramladu. Cerquei ele com Cosmão, Mae de longe, Hans de longe, Gort de frente com apoio de Musashi pela esquerda e desci-lhe o reio! Ele ainda revidou com um ataque que arrancou quase 40 HP de Cosmão, mas não durou muito.
o tempo fechou pro rei Ramladu
Assim que foi derrotado, Ramladu diz que estava sendo controlado por Darksol e que, mesmo destruído, agora ele tem controle da própria alma, finalmente. Triste... Nova surge e diz pra nos apressarmos pro Castle of Ancients, diz pra eu fazer os preparativos finais pra encarar a derradeira batalha!
na boa, foi bem triste a morte desse cara
Na próxima etapa, última deste Retronado, vamos até o Castle of Ancients, seguindo o rastro do maldito Darksol! Não percam o final amanhã!
Cyber Shinobi (Master System)
Engraçado como o mundo, nas décadas de 80 e 90 principalmente, imaginava o futuro pós ano 2000. Andróides por todo lado, carros voadores, prédios high-tech e computadores em todo canto. É certo que algumas dessas coisas existem realmente, mas muitas não passaram de uma imaginação fértil, pelo menos até hoje. Ainda não temos carros voadores, muito menos andróides perambulando pelas ruas, ou pranchas voadoras.

Joe Cibernético se virando como pode na primeira fase
Pra começar, vamos falar da história do jogo. Se antigamente tínhamos a Neo Zeed como inimigo mortal do nosso Joe Musashi, agora os manda-chuvas são da Cyber Zeed, uma escolha um tanto óbvia pra nome. Pois bem, as intenções da Cyber Zeed são roubar todo o plutônio do planeta e carbonizá-lo com isso........
Pausa pra pensar sobre o assunto............... Ok!
Como o governo já cansou de enviar seus soldadinhos pra impedir a Cyber Zeed (tudo em vão), DO NADA, como sempre, surge o ninja salvador, desta vez NETO de Joe Musashi, chamado...... Joe Musashi. Poderiam ter colocado ao menos Cyber Joe Musashi, ou Neo Musashi, ou até mesmo Robotic Plasma Neo Cyber Joe Musashi, mas a Sega preferiu mandar embora o time criativo dos primeiros jogos e decidiu que o neto de Joe Musashi teria o nome do seu avô. Bom, Joe Musashi vai ter que enfrentar sozinho a Cyber Zeed, não importa seu nome.
a melhor arma é o chute rasteiro, mesmo contra os ninjas malandrões cheios de marra
Como jogo, Cyber Shinobi é bem diferente dos Shinobis, digamos, "normais". Aqui seu ninja é lento, travado, pula e ataca porcamente, sendo empurrado facilmente por inimigos à buracos fatais. Fora que, na maioria das vezes, quando você finalmente limpa a tela e vai andando pro final da fase, o piso resolve ceder te levando à uma morte tão lenta que dá tempo de usar todo seu vocabulário de palavrões enquanto o pobre Joe tenta em vão saltar... Sério, me deu vontade abandonar tudo diversas vezes, mas lutei firme pra conseguir telinhas diferentes pra essa resenha. Quase que fico na primeira fase apenas.
Os inimigos agora estão modernizados também. A maioria deles vem armada com armas de fogo, mas são estáticos, o que denota que são inúteis e não passam de TREINO para Joe e sua espada. Os outros vem no punho ou são tão ultrapassados que usam shurikens e espadas. Hahahaha, espadas e shurikens, sintam o poder da minha arma....... uma espada e shurikens também ¬¬! Mas Joe Neto tem alguns truques também! Assim como seu avô, ele pode usar alguns poderes, que limpam a tela e são bem escassos, como de praxe. Além disso, a arma secundária (shuriken) evolui conforme se acha os itens [P], que aumentam sua eficácia.
O mais engraçado do jogo são os chefes. Acho que quase todos eles são máquinas e não humanos, como eram antigamente. O primeiro boss exemplifica bem isso: um TRATOR ASSASSINO, cujo motorista não aparece, mas temos que acertar sua cabine até que a máquina exploda. O segundo é um submarino que solta MÍSSEIS e o terceiro é um helicóptero que solta bombas napalm capaz de transformar uma cidade em um enorme deserto. E nem vou falar dos outros, quem for corajoso que jogue e tire suas próprias conclusões.
chefe helicóptero e sua bomba de napalm,
nem preciso dizer que é frustrante tentar acertá-lo
nem preciso dizer que é frustrante tentar acertá-lo
Mas, voltando, o combate no jogo não seria tão pobre se os controles ajudassem. O segundo principal problema do jogo é esse: controles. Muitas mortes seriam evitadas se os controles ajudassem de vez em quando. Em alguns momentos o melhor a fazer é agachar com Joe e chutar tudo até todos tenham morrido. E na hora de subir as plataformas? Existe um comando pra um pulo mais alto, mas se o inimigo sacana do alto lhe acertar um tiro, vai voltar pra trás e terá que fazer tudo denovo. E não, a tela não mostra quando esse vagabundo vai atirar, é preciso sorte acima de qualquer coisa. Sorte e paciência, não necessariamente nessa ordem.
a eterna magia da ventania e o capricho dos produtores,
nem pra recortar o maldito sprite das rochas eles prestaram...
nem pra recortar o maldito sprite das rochas eles prestaram...
Se os controles estão em segundo plano, o principal problema aqui seria a lentidão mesmo. É complicado traçar alguma estratégia de combate com o jogo rodando à 10 fps, com pulos lentos que dá tempo de tomar uma lata de refrigerante enquanto seu ninja ainda está no ar. Atacar é precário, desviar é difícil e vencer o jogo é tarefa pra ninja, literalmente. Engraçado que, no Master System, há milênios atrás, eu conseguia terminar isso sem save-state ou qualquer outro truque. Talvez fosse falta de opção mesmo.
Nota: 3.5
terça-feira, 20 de abril de 2010
Retronado Shining Force [18]
Uma batalha se inicia dentro do local onde eu pretendia criar a Chaos Blade, a única espada capaz de marcar a bunda do Dark Dragon e mandá-lo pro inferno novamente. Confesso que não esperava lutar aqui, montei o time e tudo, mas achei que ia fazer a espada e só depois iria acontecer algo. Como eu mencionei na parte passada, os inimigos aqui são meio casca-grossa, esses Torch Eyes tiram muito HP, principalmente dos personagens mais fracos, como Lyle, que praticamente morre com um ataque desses. Destruí a maioria deles, mas ainda resta uma tropa no alto e, claro, os amigos do chefe, que descem em bando pra cima de Cosmão e Mae, os mais fortes do time.
é gelo de um lado e fogo do outro, a batalha esquentou já de início
Minha investida só não foi totalmente frustrada porque resolvi concentrar os membros mais fortes atacando sem parar o chefe da fase, o tal robô Chaos. Ele tem ataques fortíssimos, por isso coloquei Gort, Ken, Mae e Pelle cercando o desgraçado, com Hans de longe e Cosmão só ali, de prontidão. O resto da turma do mal veio por cima e ali ficaram, sem oferecer nenhum perigo.
todo mundo cercando o desgraçado, mas Hans dá o ataque final
Dessa batalha, eu matei algumas dúvidas cruciais:
- Balbaroy está realmente um lixo, não importa o quanto avance levels, é uma droga pras batalhas atuais, infelizmente;
- Lyle é outro, mas ele ainda nem foi promovido, talvez fique mais forte, talvez não e o tempo agora é curto também;
- me lembro que um leitor do blog, de pseudônimo "Ayrton Senna", comentou que Vankar é um ótimo guerreiro, possivelmente colocarei ele no lugar de Lyle;
- Mae e Cosmão são o top da equipe, ambos tirando de 25 a 40 HP por inimigo, resultando em morte instantânea em 80% deles;

Voltei à Prompt, revivi os mortos da equipe e, pra minha surpresa, notei que Adam agora faz parte do meu time. Bom saber disso, já vai ser promovido e entrará no lugar de Balbaroy. Coloquei também Luke no lugar de Lyle e vamos ver o que sai daí. Deixei Vankar, pois sua arma ainda é bem precária se comparada às armas atuais, e não tenho como comprar armas novas pra ele nessa cidade.
Falando com o rei de Prompt, ele me conta toda a história de Guardiana e Runefaust. Runefaust, como vocês já sabem, se chamava Protectora no passado. Tanto Guardiana como Protectora, eram guardiãs do Gate of Ancients, cada uma tomando conta de um dos lados, leste e oeste. Quando Protectora foi corrompida e Darksol tomou conta do pedaço, ele se aproveitou pra entrar no Castle of Ancients pelo lado de onde Protectora tomava conta. Minha missão é seguir por aí até achar o safado e dar um fim nessa história. Simples, rápido, eficaz, mas não será indolor, isso eu garanto. Próxima parada: Runefaust, ao sul de Prompt! E a coisa já começa com batalha campal!
Vejamos..... hum, muitos inimigos, muitos mesmo. Entre os desconhecidos, temos os Armed Skeletons, contei uns 4. Três Horsemans marcam ponto em frente à eles, junto com alguns Minotauros. Então, vamos ver do eles são feitos. A primeira peleja é com dois Demon Masters, que matei com Cosmão e Mae com um ataque apenas.
O resto do time do mal começa a se mover e os minotauros já começam a subir o morro pra pegar meus camaradas. Mae e Cosmão destroem eles com um ataque apenas, o que me faz pensar que apenas os 2 levam a tropa inteira nas costas. Luke e Adam eu realmente não sei o que fazer. Luke tem um HP ridículo, qualquer espirrada inimiga mata o cara, o que prova que não vai ter como usá-lo em batalha nenhuma daqui pra frente. Devia ter evoluído o cara quando eu tinha como... Adam é uma bela porcaria em combate, troquei seis por meia dúzia tirando Balbaroy e colocando ele no lugar. Balbaroy voltará, pra alegria dos fãs do homem-gavião.
Agora, com o resto do time não sei o que fazer. Por ordem de força, temos Cosmão, Mae, Hans, Gort, Ken, Pelle e os demais. Esses 6 são essenciais em batalha, e eu me lembrei agora de Earnest, ele era tipo um "Pelle", vou colocá-lo de volta. Mas estou divagando com meu plano de ataque aqui, voltemos ao combate.
é notável o esforço de Adam, mas é Hans quem comanda a matança novamente
Pronto, acabou! :D! Sério, os Armed Skeletons são fracos, pelo menos não são páreos pro trio Cosmão/Mae/Hans. E eles ainda mataram Lowe, pobre Lowe... Terminada a batalha, voltei rapidamente à Prompt, revivi os mortos e recrutei Earnest no lugar de Adam e Balbaroy novamente no lugar de Luke. Antes de partir, notei um papel em uma parede de uma casa em Prompt e resolvi investigar. Lendo, apareceu que um carinha chamado "Musashi, O Samurai" estava doido pra lutar contra o mal e já foi entrando pra Shining Force, me esperando no QG! Que coisa, nunca recrutei alguém tão rápido assim! Já aproveitei e coloquei ele no lugar do Balbaroy e tirei o Torasu, colocando finalmente Domingo no lugar dele. Vamos finalmente ver como esse polvo age em luta.
Bom, agora chega de Prompt, vamos seguir viagem até Runefaust!
Assinar:
Postagens (Atom)