terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Retronado Legend of Oasis [4]


Antes de começar a quarta etapa de Legend of Oasis, uma pequena correção: o nome correto do terceiro espírito é Bawu, a planta gigante. Dito isto, vamos continuar a aventura!


Antes de seguir caminho ao próximo espírito, ainda me Aquaria, converse novamente com Myra para que ela lhe entregue o Red Cube, item necessário para abrir caminho no Coliseum, próxima dungeon a ser explorada.

sem essa pedrinha vermelha, nada de entrar na próxima dungeon

Saia de Aquaria, desça e pegue uma Aquamarine logo abaixo, na parte mais alta do cenário, em um baú. É mais um level para Dytto. Siga pelo mesmo caminho que nos levou à dungeon de Efreet, mas, ao invés de entrar, vá pelo lado esquerdo da placa indicativa até encontrar um caminho de pedras. Continue à esquerda e logo avistará um templo no alto da tela.



Na entrada há uma bola de ferro gigante na frente da porta, invoque Bawu nos matinhos ao redor e aperta A para a planta fazer o serviço. Após ela engolir a bola gigante, siga até a porta que se abrirá sozinha. Lá dentro, uma voz ordenará que Leon entregue o cubo, ou terá que lutar. Nisso um cavaleiro gigante cai do teto, mas é um inimigo relativamente simples de ser vencido. Ataque-o sem dó com o ataque rolante, usando frente, trás, frente e espada até destruí-lo. Acabada a luta, rochas caem do teto e abrem uma fenda no chão, por onde vamos entrar agora...

alá a plantona engolindo a enorme bola de metal.... e mastiga ainda

Brass, o Espírito do Som

Brass, o Espírito do Som vive nesse lugar. A dungeon é uma das mais criativas, o que significa que alguns eventos podem deixar muita gente perdido por aqui. Já na entrada, destrua as três moitas e pise nos três botões para abrir a porta abaixo. Lá embaixo, uma placa informa que os ratos ali são indestrutíveis (mas Bawu pode dar um jeito neles). Dê a volta no local, use as plataformas móveis pra atravessar o fosso de espinhos e destrua as colunas pra pegar os itens: poção pra restaurar magia, energia e a chave. Volte tudo até os ratos. Suba pela porta dos três botões e vá pelo caminho encostado na parede da direita. Perceberam o lugar familiar? É um dos lados da dungeon do Efreet, onde só dá pra entrar por aqui. Pegue o Scroll of Sound no baú (permite usar o poder do som com o arco e flechas) e retorne à Shrine of Sound. Agora sim, desça as escadas e abra a porta com a chave logo abaixo.

os três botões iniciais e o primeiro Scroll of Sound, 
pergaminho que permite usar a Sound Energy à partir do arco e flechas equipado

Na nova sala, pegue Bawu na moita e use-o pra acabar com a infestação de ratos ali. Destrua a outra moita pra revelar o orb azul. Bawu pode também abrir os pequenos rasgos que podem ser encontrados no jogo todo. Abra o pequeno rasgo ali pra revelar uma fonte de água, após acabar com os ratos (tem dois logo abaixo também), desfaça-se de Bawu e invoque Dytto na fonte. Equipe o rod e pegue o poder azul no orb. Com Dytto, reviva a plantinha à esquerda e use o poder do rod pra fazer uma mola ali. Pegue a chave no baú, volte e desça para abrir a porta.

alimentando Bawu com ratos e coletando a chave
o uso combinado dos poderes e armas faz toda a diferença nesse jogo

Suba as escadas e, antes de matar o cidadão que fica jogando bombas, pegue Efreet na explosão delas. No obelisco da sabedoria, à esquerda, pode-se ler que três interruptores vão abrir a porta até o espírito. Pois bem, ali perto da porta tem duas tochas apagadas, acenda-as com o poder de Efreet e volte. Vá por baixo (onde matamos o carinha que joga bombas), pegue uma maçã no baú para repor o SP e acenda a tocha ali. O som característico indica que a porta foi aberta. Retorne. Suba pela porta e destrua todos os inimigos flamejantes, não se esqueça de desfazer Efreet, ou ele vai acabar recuperando a energia delas ao atacá-las. Após matar tudo, acertas as duas alavancas deixando-as viradas para esquerda, apagando as chamas verdes do lugar. Volte até onde encontramos os ratos.

Efreet é ótimo para acender tochas, mas péssimo contra inimigos flamejantes

Siga agora pela direita, destrua os pilares que gospem fogo e desça pela porta aberta. Mate mais três inimigos abaixo e corra pela esquerda. Nessa tela, note que existem alguns pilares de pedra no caminho. Mate tudo ali para liberar a passagem pelas chamas no alto. Acabe com a moita para revelar uma esfera cheia de espinhos. Agora o objetivo é bater na esfera para que ela se locomova e destrua os pilares de pedra, o que pode ser uma tarefa extremamente cansativa e frustrante. O negócio é destruir os dois pilares da esquerda para que a passagem seja aberta no alto, mas fazer a maldita bola chegar ali é bem chato. Cuidado para não tocar nela, ou a energia se vai. Ao destruir, suba pelo caminho estreito.

fazer essa maldita bola de espinhos bater nos pilares do alto 
é uma das coisas mais chatas dessa dungeon

A sala agora está repleta de baús, mas três deles estão vivos e todo cuidado é pouco. O mais perigoso é o vermelho, que tira muita energia e é muito rápido. Ataque sempre com o ataque carregado e evite chamar mais de um pra briga (avance devagar pela tela). Após destruir o último, um elixir de espera, além do Power Rod (level 2 do bastão mágico). Volte e, ao invés de seguir por onde liberamos a bola de espinhos, desça reto pela escada ao lado. Pegue Bawu na planta e rasgue o chão para revelar mais uma fonte de água. Não desfaça Bawu ainda, desça e rasgue mais dois pontos da tela, revelando outra fonte e abrindo a porta abaixo.

bauzão maldito e as fontes de água reveladas por Bawu

Ali temos os famosos pisos pra repor HP/SP e salvar o game. Empurre a rocha direto pra baixo para que ela caia sobre um botão de pedra, afundando-o. Desça e acabe com os inimigos ali. Siga pela direita primeiro, destrua os inimigos que jogam bombas e empurre a bola de ferro para outro botão de pedra abaixo. Volte, destrua a moita gigante e passe agachado pela passagem. Ao subir, o obelisco da sabedoria informa que quando três botões de pedra forem pressionados, o selo para uma lendária arma será quebrado. Intrigante... Ali ao lado, empurre a bola de ferro pro terceiro botão de pedra, abrindo a porta central. Entre e colete o Fire Cracker, mais popularmente conhecido como BOMBA e munição para a mesma. Volte pela direita e caia no botão abaixo para um baú surgir logo acima. Para coletar o item, jogue uma bomba perto da parede onde se quer alcançar e, quando ela for explodir, pule na explosão pra ser jogado pro alto. É um método dolorido, mas eficaz. Colete mais um Scroll of Sound no baú. Desça no botão novamente e siga reto ao norte.

empurra empurra de pedras para pegar a bombinha

No meio da tela existe um grande número de soldados jogando bombas de um lugar alto, o objetivo é matar todos. Se preferir, pegue Efreet nas explosões para lhe ajudar. Para que os caras desçam, basta chegar na borda, saltar e atacar com a Long Sword até acertá-los. Se você acertar o cara do meio, ele vai pra trás e acaba pisando num botão, fazendo desmoronar pedras sobre os outros além de duas esferas metálicas. Chute a esfera mais baixa para o mesmo nível seu e use-a para subir no segundo degrau. Com a segunda esfera, salte pro lugar mais alto e leia o obelisco:


Last, left, right, right.

Retorne tudo até onde pegamos Bawu pela última vez, lembram-se? Onde rasgamos o chão para encontrar a fonte. Ali acima é preciso usar a bomba de forma inteligente na alavanca para passar pela porta. Deixe a porta no local mais alto, jogue a bomba na alavanca e corra para poder passar ali. Destrua as moitas para revelar esferas de espinhos e desça a espada nelas para que abram caminho nos pilares de pedra. Em um deles, na tela ao lado, há um baú com uma chave escondida. No alto, repita o mesmo procedimento usando a bomba para passar pelas portas e pegue uma Emerald (level para Bawu) e mais munição pras bombas. Desça até onde ativamos o segundo botão pedra, perto de uns caras que jogam bombas. Ali no alto há uma porta onde é usada a chave.

correria das grandes pra pegar a chave e continuar avançando...

Hora de encarar o outro lado da dungeon, que lugar enorme, não? Vamos em frente! Pegue Bawu e façao-o engolir a bola gigante. Do outro lado, o obelisco informa que algumas armadilhas são ativadas usando a eletricidade. Acerte a alavanca ali perto da porta para ativar a lâmpada. Desça, destrua a moita e pise no botãozinho para um robô surgir e andar até a próxima lâmpada, acendendo-a. Saiba que esses robozinhos podem ter a direção mudada acertando uma espadada neles. No alto, uma nova habilidade para Leon: a espada flamejante, conseguida através do Scroll of Fire. O orb vermelho fornece o poder para a Long Sword de agregar FOGO ao seu ataque, facilitando a vida em muita coisa no jogo. Por exemplo, o caminho ali é cercado por troncos de árvores, que podem facilmente ser queimadas usando a Flame Sword. Destrua tudo pelo caminho estreito (coletando inclusive o orb avulso de fogo no caminho) e retire a bola de ferro do botão no final. Cuidado com a volta, pois o caminho é cheio de zumbis que podem largar cogumelos envenenados para Leon.


Retornando, siga por baixo pela direita e destrua a moita para revelar outro robozinho, deixe que ele siga reto pela direita até não poder mais e desativar sozinho. Use-o como plataforma para alcançar o alto e tirar mais uma esfera do botão. Volte e suba até onde há uma plantinha e outra esfera sobre o botão, use Bawu para engolir a esfera e o caminho estará livre! Siga por baixo onde ativamos o robozinho e passe pela porta aberta. No alto, o obelisco informa que uma das luzes vai ativar o dispositivo. Em todas as moitas, pequenas ondas de choque vão ser liberadas. É preciso que uma delas apenas encoste na lâmpada do centro, mas todo cuidado é pouco, pois tiram muita energia se tocarem em Leon. Depois de ativar, volte até onde Bawu engoliu a bola gigante (lá no primeiro robozinho) e suba pela porta recém aberta.

o mais difícil aqui é fazer a onda de choque encostar na lâmpada do centro

Depois de encher o HP no piso especial, existe um obelisco que informa o seguinte: Agito's Latest Weapon - Orange Start, Blue Stops. Suba pelo lado direito e, agachado, empurre a bola de metal pra baixo. Use-a para subir onde estão os lançadores de bombas e pise no botão laranja para liquidar todos eles. Depois de mortos, pise no azul e suba pelo corredor da esquerda. No início do corredor há um robozinho azul, bata nele até virá-lo para cima, suba e destrua a moita para revelar uma onda de choque que vai ficar subindo e descendo por ali, ou seja: ativando e desativando o robozinho. Quando ele chegar no mesmo nível do robô amarelo maior (à direita), acerte-o uma vez para que ele encoste nele e ative-o também, coletando mais um Scroll of Sound ali.

fazendo a festa nos inimigos e controlando o robozinho azul

Antes de descer as escadas, siga pela esquerda e ative a alavanca ali para abrir a porta naquela sala onde existem vários soldados que jogam bombas. Volte e siga pelas escadas agora. Acerte a alavanca para poder subir, salve o jogo, desça e use a bomba na alavanca para poder alcançar a parte mais alta. Siga pela esquerda, mate todos os inimigos da salinha e colete mais uma chave no baú! Volte até o save e abra a porta, vamos pra terceira parte da dungeon!!


Assim que entrar no pequeno saguão, um aviso surge:

"Destrua todos os troncos e moitas antes do terceiro sinal!"

A coisa é simples, mas, caso não consiga, volte à tela anterior e tente denovo. Basta destruir alguma moita pra pegar a Flame Sword e sair arregaçando tudo. Depois de feito, desça e leia o obelisco:


Second Time, left, right, left.

Pegue a chave na moita abaixo e siga para o chefe. Antes de enfrentá-lo, porém, após passar pelos vários cristais, o último obelisco dá a última senha:

First Time, right, left, left.

Nas moitas laterais dá pra pegar Efreet ou Dytto, mas deixe isso pra depois de fazer as três sequências na ordem correta nas alavancas do alto. Como são três as direções das dicas, basta deixar as três alavancas conforme foi pedido, algo bem simples, mas respeitando a ordem de First, Second e Last. Feito isso, a porta pro chefe é aberta.


Como eu sempre faço, prefiro levar comigo Dytto à qualquer outro espírito, pois com ela eu tenho cura e um pouco de ataque se precisar. E vamo que vamo!

Chefe: TimTim


Prepare-se para um chefe chato, demorado e que requer muita, mas MUITA paciência. TimTim (que nome ridículo) é um boss minúsculo, mas que usa a areia do lugar para atacar de três formas: um crânio gigante que se levanta da areia, pequenas estátuas de areia e o tornado que varre a tela. Ele só se revela se for acertado nas duas primeiras formas, portanto, rapidez aqui é crucial. O crânio de areia é o mais simples, porém, precisa ser acertado muitas vezes para que TimTim se revele. 


TimTim, na verdade, é essa larvinha de areia aí


Já as estátuas são várias e apenas uma esconde o chefe, se você não acertar, elas se podem se transformar em duas coisas: ou em mini tornados que rebatem na tela toda ou numa sombra no chão que pode dar trabalho de ser desviada. Portanto, nada de facilidade aqui, o chefe assim que é descoberto é ligeiro pra se enterrar na areia novamente, então, seja rápido para acertá-lo. Não há uma estratégia básica, apenas evite perder energia que uma hora o chefe vai tombar. O mini elixir aqui faz milagres também.

Destruído, Brass finalmente se junta à Leon. O Espírito baseado no som pode ser sumonado à partir de objetos metálicos ou naqueles cristais que encontramos algumas vezes. Seu poder pode destruir os tais cristais, além de ser uma forma eficiente de ataque também. Vamos aos comandos do bicho:


Cone of Sound: o ataque básico de microondas magnéticas, aperte A uma vez;
Shock Wave: uma aura no chão varre quem estiver perto, aperte A várias vezes;
Destructive Cacophony: super ataque de microondas magnéticas, segure o A, ordene a direção e solte a rajada;

Assim que sair do lugar, um dos seguidores de Agito aparece apenas pra dizer que toda a vila de Aquaria está doente e morrendo por causa de Myra, desaparecendo em seguida. É hora de voltar e ver o que realmente está acontecendo. Pegue Brass no objeto metálico no centro e destrua os cristais do lugar. Para destruir o cristal de ouro é preciso usar o poder máximo dele. Do lado esquerdo há um baú com um Blue Scroll, pegue antes de entrar no portal criado com a destruição do cristal de ouro. Ao pisar no portal, Leon é teletransportado para a saída do templo, lá onde Bawu engoliu a primeira bola gigante.


E por hoje é só pessoal, o game é enorme e se eu falar de mais de uma dungeon por parte isso aqui vai acabar ficando enjoativo. Espero que todos estejam gostando, semana que vem eu volto com mais Legend of Oasis e mais exploração do Templo do Som.

Nenhum comentário:

Postar um comentário