Jogos de plataforma, ao contrário dos tempos atuais, eram fartos nos 16 bits. A série Mario e Sonic, maiores expoentes da época, geralmente lideravam as escolhas nas locadoras nos finais de semana, o que fazia muita gente alugar o que não queria apenas pra não passar em branco o sábado e domingo. Como eu vivo falando aqui, muitos jogos acabavam sendo descobertos nessas "locações forçadas", jogos que muitas vezes rivalizavam com os medalhões da época, ou que simplesmente valiam o preço pago pela locação.
Sky Blazer, muito provavelmente, se encaixava na segunda opção. O game não é um primor como um Super Mario World, nem tem uma evolução gráfica nítida como um Sonic 3, mas é divertido pacas. A história, apesar de simples, era um belo pano de fundo para a aventura de Sky, com a missão básica de salvar uma princesa em perigo. Para tal façanha, ele recebe conselhos e a ajuda de um velho mago. Como eu disse, a história é bem simples, mas não é só de história que se faz um bom jogo...
o comecinho rola numa tempestade |
Unindo-se ao gameplay variado estão um dos melhores gráficos do SNES. A palheta de cores usada aqui é enorme, o game é bem colorido e faz muito uso de zoom in/out, bem como a sensação de profundidade nas fases de vôo. Os inimigos são bem detalhados, como chefes gigantes e as fases contém alguns elementos bem bacanas, como a chuva logo no comecinho ou a tempestade de areia na fase do precipício. O game conta também com um mapinha bem bacana para mostrar o avanço do jogador, bem como permitir a escolha das fases após um determinado tempo de jogo. As músicas e efeitos sonoros são ótimos. Desde as primeiras melodias até os efeitos de socos e magias, Sky Blazer não deixa a peteca cair.
Sky pode pular nas árvores da segunda fase, bem como escalar paredes no Templo do Fogo |
Com tantas coisas legais, por que Sky Blazer é tão pouco conhecido? Talvez por aquilo que eu mencionei no começo ou até mesmo pela sua dificuldade acentuada. Vejam bem, o game não é nenhum Contra ou Yo! Noid, mas tem horas que a habilidade de Sky de grudar em paredes é tão requisitada que acaba irritando mesmo nos pequenos erros. Experimentem passar pela etapa de escalar a torre e me digam se não é frustrante cair lá de cima onde as plataformas mudam de lugar o tempo todo...
o primeiro chefe pode dar um pouco de trabalho ao lado, uma típica escalada com pedras móveis e muitos espinhos |
Enfim, quem não conhece deveria dar uma chance ao jogo. É um game muito bem feito, caprichado em todos os quesitos e que apenas peca um pouco nos controles, que poderiam ter sido melhor trabalhados.
disparando o primeiro poder no chefe caracol e voando numa fase de bônus bem bacana |
Mas quando se tem um game dessa profundidade, cheio de magias bacanas pra ganhar e com um mapa pra explorar, os contras acabam sendo perdoados com o tempo.
o mapinha do jogo na parte onde já se pode escolher o caminho e o segundo poder, ótimo para transpor obstáculos e inimigos |
Resumão:
+ gráficos realmente bonitos;
+ sistema de jogo inteligente e intrigante;
+ mapas são sempre bem vindos em games de plataforma;
- poderiam ter caprichado mais nos controles de Sky;
Final Score: 8.5
Cara que jogão viu me lembrro de ter visto em algum lugar esse jogo viu na net mas eu vou baixar concerteza Cosmão .Continue assim cara sempre nos mostrando raridades e jogos obscuros que passarão desapercebido entre a gente ok .
ResponderExcluirValeu aki é rock, o objetivo é sempre esse, mostrar jogos obscuros e raridades, mesmo que às vezes eu poste alguma coisa mais conhecida por aqui hehehe!
ExcluirCaramba Cosmão, bela dica. Nunca tinha ouvido falar nesse jogo, e gostei muito das imagens. Vou testá-lo com toda certeza!!
ResponderExcluirInteressante, vlw pela dica Cosmão. Irei testá-lo agora.
ResponderExcluirmuito legal esse game e uma otima analise cosmao ja joguei algumas vazes no emulador mais so a nivel de curiosidade nao progredi muito mais esse é mais uma q viu adicionar a minha colecao assim q puder here we go!
ResponderExcluirO joguinho é bacana, mas tem uma coisa que eu considero um puta defeito: entrar e sair de uma sala faz com que reapareça todos os itens de novo, e isso inclui vidas extras, desse jeito por mais difícil que o jogo seja qualquer um termina.
ResponderExcluirPor legal,parece um ótimo game.
ResponderExcluirPutz como você não comentou a OST desse game ? que é TOP 10/11
ResponderExcluirCosmão, um amigo meu baixou esse jogo faz um ano. deu uma jogada e nunca mais. eu mesmo não dei muita importância, mas depois de ler preciso zera~lo. farei isso agora
ResponderExcluirEsse jogo é muito legal. Também descobri por acaso na época do Snes e hoje, sempre jogo nos emuladores. No momento estou jogando no Dingoo e tentando, pela primeira vez, terminá-lo.
ResponderExcluirBoa dica!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirchapei men muito legal ja iniciei o jogo quando terminar te digo minha opnião
ResponderExcluir