domingo, 1 de novembro de 2009

Streets of Rage 2

Produtora: SEGA
Lançamento: 1992
Gênero: Beat'n Up
1-2 Jogadores

Por Cosmão

Streets of Rage 2 acontece um ano após os incidentes do primeiro game. Axel trabalha como guarda-costas, Blaze continua na sua escola de dança e Adam retornou ao quartel policial onde trabalhava.

Certo dia, Skate, irmão mais novo de Adam que mora junto com ele, chega em casa e vê tudo bagunçado e destruído. Sobre a mesa, uma foto de seu irmão e de uma pessoa estranha. Sim, o tal Mr. X sequestrou Adam e agora Blaze e Axel estão de volta pra dar uns tapas no safado novamente.

Skate vai junto e um tal de Max Thunder, lutador de luta-livre, se oferece para ajudar os 3. Está formado o time que vai espancar os vagabundos da cidade, dando origem à um dos jogos mais belos de pancadaria pura de rua.

Streets of Rage 2 pega tudo do primeiro game e multiplica por mil. Melhores gráficos, personagens grandes na tela, maior interatividade com cenário, fases muito mais variadas (o bicho pega até numa praia), muitos chefes, golpes diferentes pra cada um dos personagens e músicas melhores ainda, feitas pelo mestre Yuzo Koshiro (o famoso Koshirão).

Agora temos 4 personagens principais para escolher:

Axel - continua sendo o líder da cambada, o lutador mais equilibrado e indicado para se começar a jogar. Axel agora tem poderes mais bacanas, um conjunto de socos que se o jogador souber encaixar, pode nocautear a maioria dos inimigos e um gancho (dois pra frente mais soco) que derruba muitos deles com um golpe só.



Blaze - a eterna musa de 11 em cada 10 molecotes na época. Blaze continua gatíssima, fatal e uma das preferidas da galera, principalmente por sua rapidez e golpes novos. A moça agora tem um golpe parecido com um hadouken que lança longe os inimigos.


Skate - irmão mais novo de Adam, está na jornada pra resgatar seu irmão acima de tudo. Skate é um dos personagens mais difíceis de se dominar, pois seus golpes muitas vezes são rápidos demais, o que significa que são fracos demais também. Mas ele possui um golpe parafuso excelente contra chefes, usado com o botão A.



Max - o peso pesado da equipe, tem os golpes mais fortes, mas é o mais lento também. Seu agarrão geralmente termina com a morte dos inimigos, pois dá pra finalizar de várias maneiras, seja com um pilão, suplex ou simplesmente dando joelhadas até ver o desgraçado sangrar.



Mostrados os 4 membros da equipe, vamos falar um pouco sobre os inimigos e estágios:

Stage 1 - Subúrbio


A primeira fase é a clássica fase nas ruas, onde tudo acontece. Já dá pra notar o trabalho do time da Sega em aumentar tudo que tinha no primeiro game, desde postes de luz até inimigos, que, além de virem em maior número, são maiores na tela também.

A fase passa por um bar, onde mesas podem ser quebradas para se conseguir energia e pontos, e culmina numa luta NA CHUVA com o dono do estabelecimento, que não deve ter ficado muito contente ao ver suas mesas e cadeiras destruídas.

Stage 2 - Ponte em Construção


A segunda etapa acontece em uma ponte em construção e aqui já aparecem os motoqueiros safados que saltam jogando granadas em você. Na metade da fase, a briga continua dentro de um caminhão onde os inimigos te esperam em um bandinho.

O chefe é um sacana com um jetpack que fica sobrevoando e dando rasantes na sua cabeça.

Stage 3 - Parque de Diversões


Uma das fases mais bacanas e variadas. Começa num parque diversões na cidade, onde alguns capangas dormem sossegados em bancos e acordam com um tapa na orelha. Mais adiante, invadimos uma casa de arcade e arrebentamos tudo, inclusive quem estava curtindo os joguinhos.

A fase termina numa espécie de pântano, onde o chefe lembra muito uma mistura de Blanka com Wolverine.

Stage 4 - Estádio de Baseball


O pega pra capar chega ao estádio de baseball da cidade. Aqui já surgem os eternos GORDÕES, presentes em todos os jogos de pancadaria da época. Outra surpresa nostálgica é a presença de um elevador, onde inimigos caem aos montes para serem espancados sem dó.

A luta contra o chefe acontece numa arena improvisada, e o chefe é bem complicado de se vencer.

Stage 5 - O Navio


À partir dessa fase, o jogo já começa a tomar rumo definitivo. Estamos num navio que está à caminho da ilha para onde Mr. X foi se refugiar. A fase é meio longa, mas com uma música muito boa, o que pode acabar agradando em cheio à todos. Alguns chefes antigos voltam, como o barman da primeira fase.

O chefe é uma espécie de marinheiro bombado boxeador que dá muito trabalho.

Stage 6 - Ilha do Mr. X


Ah, a praia....Uma das fases mais originais de jogos de luta de rua, nossos guerreiros chegam à ilha e já saem na pancada, deixando rastros de sangue pelas areias do lugar paradisíaco. Dá vontade de largar tudo e correr pro mar, mas Adam precisa da nossa ajuda.

No final da fase, uma dobradinha entre o carinha do jetpack e o Wolverine wannabe nos espera na densa floresta.

Stage 7 - Fábrica de Armas


Estamos chegando no carrasco final, mas antes, uma passadinha pela fábrica de armas do Mr. X. A fase é lotada daqueles motoqueiros, e, à essa altura, você já deve saber que eles adoram brincar com bombas e pedaços de cano. Destaque pros carinhas ao fundo que adoram lançar granadas na galera brigando.

O boss são dois na verdade: Partícula e Molécula, dois robôs facílimos de serem vencidos.

Stage 8 - Sindicato do Crime


A última etapa, o prédio do sindicato do crime, lar do Mr. X. Espere por um repeteco de alguns chefes durante o percurso, que conta com outro elevador cheio deles que saem de cada um dos andares para tentar lhe impedir.

No final, Mr. X ainda ordena que Shiva, um mestre nas artes marciais, nos enfrente antes dele se levantar da sua mesa central. A briga é boa, Shiva ataca rapidamente e quase não dá brechas pra revidar. Mr. X finalmente se levanta e nos ataca até com metralhadora.

A sala se enche de capangas e cabe à você dar conta de tudo e resgatar Adam dos malfeitores.


Como podem perceber, Streets of Rage 2 reúne as principais qualidades que um jogo desse estilo precisa ter: longevidade, variedade em todos os sentidos, controles firmes e músicas maravilhosas. É um jogo que entrou pra história, um jogo que nem o seu sucessor foi capaz de superá-lo.

Mesmo com alguns cortes (não temos mais a polícia pra nos ajudar aqui, mas ela não faz falta mesmo), ele ainda consegue ser um jogo único.

Streets of Rage 2 é um jogo que não vai envelhecer nunca !

NOTA: 10

O melhor: golpes, fases, músicas, personagens.
O pior: ainda estou procurando...
Final Fight ou Streets of Rage? Você escolhe, só tem a ganhar mesmo !

NEXT - Sonic the Hedgehog 3

5 comentários:

  1. Eu gostei muito do SR2, só curto mais as músicas do 1. O 3 foi uma decepção... não é ruim, mas sei lá, faltou alguma coisa.

    ResponderExcluir
  2. Esse jogo, junto com o Final Fight são uma delícia de se jogar

    ResponderExcluir
  3. Excelente jogo, muito bom mesmo !

    Jogo esse clássico desde os 10 anos de idade.

    E hoje, já com 18, ainda revivo as minhas lembranças.

    Jogabilidade - Nota 10 !
    Músicas - Nota 10 !

    Enfim, um excelente jogo, inesquecível !

    ResponderExcluir
  4. esse jogo tem uma musica do kcete

    ResponderExcluir